Brasil,

Trocar pão por tapioca ajuda a emagrecer? Nutricionista explica

Trocar pão por tapioca ajuda a emagrecer? Nutricionista explica

Muita gente acha que o pão é o grande inimigo durante o processo de emagrecimento e que a tapioca está sempre liberada. Mas, nem sempre é assim. A nutricionista Monik Cabral esclareceu os benefícios e malefícios de cada um desses alimentos e como cada um deles pode ser inserido na dieta.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos.”

A nutricionista explicou que o principal motivo que leva a troca do pão pela tapioca é o glúten. “Pão tem glúten, tapioca não, mas se você não é celíaco ou tem intolerância, não precisa restringir totalmente o glúten, apenas comer de forma equilibrada, sem exageros, pois qualquer alimento em excesso faz mal”, disse.

Isso quer dizer que a tapioca é um alimento “ruim”? A profissional explica que não.

“Ela não é ruim, mas você pode deixar mais nutritiva adicionando linhaça triturada ou chia e recheios nutritivos também.”

Pão Francês X Tapioca: qual o melhor?

Muitas pessoas acabam retirando o pão francês por acreditarem que ele engorda e que irá atrapalhar na dieta, e substitui por uma tapioca. Mas será que ela é realmente melhor? Monik explicou:

“Tanto o pão francês quanto a tapioca são fontes de carboidratos, que vão dar energia para o seu corpo. A diferença de calorias entre os dois não é grande.

Além disso, ambos tem um alto índice glicêmico (por não ter quase nada, ou nada, de fibras). Isso significa que a glicose sanguínea se eleva rapidamente, ou seja, gerando um pico de insulina, que por ser um hormônio lipogênico estimula a formação do tecido adiposo, a gordura”.

A profissional de saúde afirmou que a tapioca pode ser uma boa opção para quem tem doença celíaca, já que não tem glúten.

Qual o melhor? Cabral respondeu: o que você mais gosta.

“Você não precisa deixar de comer um para comer o outro, porque está na “moda”. Se puder preferir um pão integral 100%, seria uma ótima opção. Mas pra quem gosta do pãozinho tradicional ou da tapioca, pode acrescentar fibras (chia, linhaça, aveia) e proteína na hora do consumo”, finalizou.

Por fim, Monik Cabral relembrou que nenhum alimento isolado é capaz de engordar ou emagrecer e que tanto a tapioca quanto o pão podem fazer parte da sua dieta sem problemas.

“Enquanto a tapioca tem zero de fibras, pouquíssimos nutrientes e somente carboidratos simples, o pão 100% Integral tem muitas fibras e nutrientes essenciais, auxiliando na saciedade e no bom funcionamento intestinal. O pão integral além de muito saboroso, enriquece sua rotina alimentar com os inúmeros benefícios que as fibras, vitaminas e minerais proporcionam ao seu organismo.”

Sobre Monik Cabral

Monik Cabral, nutricionista formada há 9 anos pela UGF (Universidade Gama Filho) no RJ e fisioterapeuta formada pela universidade Estácio de Sá desde 2004. Trabalhou desde primeiro dia de formação em uma Clínica Cardíaca juntamente com o Cardiologista (acompanhamento multidisciplinar) e atendia frequentemente os pacientes com diversas doenças como, por exemplo: diabete, hipertensão, obesidade, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo