Brasil,

3 vantagens do uso de sucata na produção do aço

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daneila Loreto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Canva. com Crédito: Canva. com

Ainda que a palavra "sucata" carregue uma carga pejorativa, sua utilização resulta em um aço de forte qualidade e valorizado no mercado

Existem duas maneiras relativamente comuns de produzir aço: pela combinação de minério de ferro e carvão ou por meio da reciclagem da sucata de aço. Estima-se que aproximadamente 30% do aço produzido no Brasil seja proveniente da reciclagem. O aço é um dos poucos materiais que pode ser infinitamente reciclável sem qualquer perda de qualidade, de acordo com especialistas do setor.

Embora a palavra “sucata” possa sugerir algo pejorativo o aço proveniente dessa reciclagem possui um alto valor agregado, de acordo com o gerente de marketing da Açovisa, Giovani Marques da Costa. “A sucata é muito valorizada e cobiçada como matéria-prima”.

Números da International Iron and Steel Institute indicam que 630 milhões de toneladas do produto são recicladas anualmente. E o Brasil tem se apresentado como um dos líderes globais em reciclagem. Só a associação sem fins lucrativos Prolata reciclou 55.090 toneladas de latas de aço em 2021 -- por exemplo -, o que representa um aumento de 141% em comparação a 2020. A maioria dessas latas foram recicladas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste: 28, 16 e 8 mil toneladas de latas de aço pós consumo, respectivamente. Paraná é o estado que mais reciclou.

Reciclagem

O processo começa com a separação da sucata ainda na coleta seletiva de resíduos, essa organização pode ser manual ou eletromagnética. A sucata então é prensada em fardos para facilitar e otimizar o transporte até as usinas siderúrgicas, onde é submetida a temperaturas elevadas em fornos elétricos ou a oxigênio que chegam aos 1500º. Nessa temperatura o aço atinge seu ponto de fusão, chegando ao estado líquido podendo ser moldado em tarugos ou placas metálicas para então ser conformado em chapas, perfis e barras de aço.

É um processo considerado rápido que reduz os impactos ambientais. Na reciclagem, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor, também há economia da utilização de água, inclusive porque não há processo de extração de minério. Além disso, cada tonelada de aço representa uma economia de 1.140 quilos de minério de ferro.

A qualidade final do aço reciclado também é indicada por Costa:

Laminação

A laminação é o processo de reduzir a espessura de uma chapa, barra ou perfil metálico por meio da passagem entre dois ou mais cilindros girantes. E o processo de laminação do aço proveniente da sucata gera um produto de maior qualidade.

Propriedades mecânicas

“Quando falamos de propriedades mecânicas falamos de elasticidade, dureza, fadiga e resistência à tração, por exemplo, e essas características do aço sucata costumam ser mais positivas do que o aço comum.”

Sobre a Açovisa

A Açovisa possui mais de 25 anos de atuação no mercado de aço e é considerada como umas das líderes do setor de siderurgia nacional. A sede em Guarulhos, com 15.000 m², é equipada com laboratório químico e metalográfico, além de equipamentos de ponta para realizar ensaios, análises e emissão de documentação, como certificados de qualidade. Possui 400 colaboradores em mais de 13 unidades, com presença em todo o Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar