Brasil,

ACNUR e CSVM lançam a terceira temporada do podcast Refúgio em Pauta e analisam o contexto da Ucrânia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ACNUR
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O primeiro episódio do podcast "Refúgio em Pauta" de 2022 traz uma análise sobre a situação da Ucrânia por parte de quem estuda e vivencia a realidade deste trágico conflito que em pouco mais de dois meses gerou mais de 5,2 milhões de refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e universidades integrantes da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) lançam hoje (27) a terceira temporada do podcast “Refúgio em Pauta”, onde temas relacionados à integração das pessoas refugiadas no Brasil são discutidos entre profissionais humanitários, pesquisadores acadêmicos, especialistas de áreas correlatas e as próprias pessoas refugiadas.

O primeiro episódio do terceiro ano do podcast põe em perspectiva a situação do conflito na Ucrânia que tem gerado mais de 5,2 milhões de pessoas refugiadas em busca de proteção em diversos outros países, assim como mais de 7,7 milhões de pessoas deslocadas dentro do próprio território ucraniano e cerca de 13 milhões de pessoas vivendo em lugares de restrito acesso da ajuda humanitária. Para além dos números gritantes consolidados pelo ACNUR, o Refúgio em Pauta analisa o contexto vigente no país e os papéis dos demais atores envolvidos ao dialogar com um artista plástico ucraniano que retornou ao Brasil em decorrência do conflito, um artesão brasileiro que estava na Rússia e apoiou a vinda do artista ucraniano, assim como de dois professores da CSVM que estudam o tema: Svetlana Ruseishvili (UFSCar) e Matheus Hernandez (UFGD).

Como forma de tornar as discussões mais dinâmicas, possibilitando maior interação entre os entrevistados, o novo formato do podcast colocou os entrevistadores e pessoas entrevistadas em uma mesma sala virtual justamente para que seus olhares específicos sobre o tema possam ser complementados pelos demais participantes.

Para o Representante do ACNUR no Brasil, Jose Egas, o podcast “Refúgio em Pauta” segue com sua proposta original de trazer questionamentos e respostas de diferentes ângulos aos principais temas que envolvem as operações do ACNUR nos Brasil e no mundo.

“A situação das pessoas que foram forçadas a se deslocar requer a atenção e ação por parte do ACNUR e de nossos parceiros para as proteger e garantir meios dignos de vida. Os episódios do podcast Refúgio em Pauta contribuem para explorar as múltiplas faces do trabalho humanitário e trazer a perspectiva de quem vivencia tais situações, ampliando os saberes e reduzindo a xenofobia aos refugiados, afirma Egas.

O podcast “Refúgio em Pauta” é o resultado de um projeto de inovação do ACNUR, onde profissionais da agência de todo o mundo são convidados para discutir novas abordagens sobre as respostas ao fluxo forçado de pessoas, abrangendo os mais variados campos de atuação da organização humanitária. O podcast torna-se assim uma ferramenta estratégica de informação atual e confiável, estando disponível no site do ACNUR Brasil e nos principais agregadores de podcast, como o Spotify.

A produção conta com a participação de estudantes e professores vinculados à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), uma iniciativa do ACNUR que existe desde 2003 e que atualmente reúne 32 instituições brasileiras de ensino superior. A Cátedra tem o objetivo de difundir no ensino universitário os temas relacionados ao refúgio, promover pesquisas e implementar iniciativas que facilitem o processo de integração das pessoas refugiadas no Brasil.

Profissionais e acadêmicos que integram a equipe de produção do podcast:

Produção: ACNUR (Marina de Carvalho, Miguel Pachioni, William Laureano); UniSantos (Lauriê Tenheri, Lucas Fernandes Dias e os Profs. Daniel Coronato e Marcos Rubia); UFPR (Gabriel Snak e Renê Lopez); UFRR (Prof. João Carlos Jarochinski); UFU (Profa. Marielle Ferreira).

Arte: Isaac Diniz, Joana D’arc Moreira e Luara Dias (UFU) e Daniele Batemarque (PUC Minas)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar