Brasil,

Veja® dá continuidade ao programa para valorização do trabalho doméstico no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Caringi de Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Com a 2ª edição do programa Veja com o Coração, que visa a valorização do trabalho doméstico no Brasil, a marca lança movimento #VejaMeuTrabalho e traz especialistas no cuidado da casa para espaços de exposição profissional.

Uma das iniciativas destaca, pela primeira vez, uma especialista do setor como porta-voz da categoria na maior rede profissional do mundo, o LinkedIn

Trabalhar na casa das pessoas para que elas também possam trabalhar: essa é a missão das trabalhadoras domésticas que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), representa 5,7 milhões do total de pessoas ocupadas no país: entre as mulheres é o segundo maior grupo ocupacional, atrás apenas do comércio. Mas, apesar de grande e importante, não é uma profissão reconhecida como economicamente relevante pela sociedade. Por isso, no próximo dia 27 de abril, Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, Veja®, marca de produtos de limpeza da Reckitt Hygiene Comercial, lança o movimento #VejaMeuTrabalho, um convite para que a sociedade desperte para essa profissão que é invisibilizada e sem reconhecimento compatível com a importância que possui no dia a dia de milhares de brasileiros.

A nova campanha faz parte do Veja® com o Coração'', programa da marca que tem o objetivo de dar visibilidade ao problema social enfrentado pelas trabalhadoras, bem como contribuir com a conscientização da sociedade sobre a importância e desafios da categoria e promover qualificação socioprofissional para essas profissionais, e conta com a parceria da Organização da Sociedade Civil THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, que atua na defesa e na promoção dos direitos das mulheres, e da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas).

Segundo pesquisa realizada por Veja® em 2021, em parceria com o Plano CDE, empresa de pesquisa e avaliação de impacto especializada com famílias das classes C, D e E no Brasil, mais de 70% das trabalhadoras domésticas se sentem inferiorizadas no local de trabalho. A pesquisa mostra ainda que 63% das mensalistas não recebem 13º ou férias, sendo que, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), atualmente 75% dessas trabalhadoras não possuem carteira de trabalho assinada, ou seja, não contam com as proteções e garantias perante a lei. Além disso, a economista Hildete Pereira de Melo, da Universidade Federal Fluminense, realizou um estudo que mostra que, se fossem contabilizadas, as tarefas domésticas corresponderiam a 11% do PIB brasileiro, uma informação que exemplifica ainda mais a importância deste trabalho. E, foi por esses dados e muitos outros que Veja® abraça a causa desde 2020, e lança agora o movimento #VejaMeuTrabalho.

“Estamos há mais de 50 anos dentro dos lares brasileiros cuidando com amor das famílias por meio dos nossos produtos. A invisibilidade e o problema social enfrentado pelas trabalhadoras domésticas precisam ganhar cada vez mais destaque na nossa sociedade. Por isso o lançamento desta campanha é tão importante, para que elas ocupem lugares que normalmente não são ocupados por elas, ganhando visibilidade”, revela Fernando Gama, Diretor de Marketing de Veja da Reckitt Hygiene Comercial.

Para contar essa história, a marca convidou a mulher que está à frente da causa da trabalhadora doméstica no Brasil, a Luiza Batista, Coordenadora Geral da Fenatrad, para estar no lugar em que os maiores executivos do país estão presentes, o LinkedIn. Com o suporte de Veja®, Luiza trará seus ensinamentos e reflexões sobre a profissão e luta pelos direitos dessas mulheres. Ela é a primeira especialista do setor, porta-voz das trabalhadoras, a ocupar o LinkedIn como um espaço de discussão da profissão.

“São 85 anos de luta. Há 48 conquistamos os primeiros direitos, e ainda hoje eles não são respeitados da forma como devem. Assim como existem especialistas de diversas outras áreas como TI, administração e etc, as trabalhadoras domésticas são especialistas nos cuidados com a casa. Por isso estou tão feliz em estar dentro de uma plataforma com tanto alcance e que me trará a oportunidade de conscientizar e dialogar no mesmo lugar em que estão os grandes executivos. Afinal, sabemos que eles são vozes poderosas e que podem nos ajudar nesta luta contra a invisibilidade”, celebra Luiza.

Ainda como parte da campanha #VejaMeuTrabalho, nove trabalhadoras domésticas foram selecionadas para ocupar as redes sociais da marca nas semanas seguintes ao dia 27 de abril. A editoria Mulheres Visíveis trará fotos produzidas por um fotógrafo contando suas histórias, conquistas e o que elas esperam do futuro.

“Além de trazer mais visibilidade para o trabalho destas profissionais, ouvi-las e ter a oportunidade de contar suas histórias é uma forma de conseguirmos dar protagonismo às trabalhadoras domésticas. Acreditamos que ao construir um programa de propósito estamos promovendo não só a reflexão, mas principalmente uma mudança de comportamento da sociedade para alcançar melhores condições de trabalho para essas profissionais. Esperamos que as trabalhadoras se sintam representadas” finaliza Lívia Berrocal, Gerente de Propósito da Reckitt Hygiene Comercial.

Tanto o programa Veja® com o Coração, como a nova campanha #VejaMeuTrabalho, possuem o apoio da THEMIS, que atua há 25 anos na defesa e promoção dos direitos das mulheres e oferece às trabalhadoras domésticas cursos sócio profissionalizantes, de empoderamento legal, Direitos Humanos, entre outros.

Para saber mais sobre a campanha e o programa, acesse www.vejacomocoração.com.br

Sobre Veja®

Veja® é uma marca brasileira de limpadores de superfícies com mais de 50 anos de mercado. Pertencente à Reckitt Hygiene Comercial, Veja tem o propósito de cuidar com amor transformando lares para todos em forma de produtos de limpeza eficientes. É por meio do programa Veja com o Coração que atua valorizando às trabalhadoras domésticas, trazendo visibilidade ao problema social enfrentado por elas e apoiando a qualificação socioprofissional dessas profissionais. A marca possui mais de 80 produtos em seu portfólio, que vão desde o tradicional Veja Multiuso até os mais recentes lançamentos, como Veja Power Nature e Veja Power Action.

Sobre o Grupo Reckitt

O Grupo Reckitt* existe para proteger, curar e nutrir na busca incansável por um mundo mais limpo e saudável. Acreditamos que o acesso à higiene, ao bem-estar e à nutrição de qualidade é um direito, não um privilégio. O Grupo Reckitt é a empresa por trás de algumas das marcas de consumo mais amadas e confiáveis do mundo em higiene, saúde e nutrição, incluindo Enfamil, Sustagen, Strepsils, LuftaGastro, Naldecon, Durex, Olla, Jontex, Lysol, Dettol, Veet, Harpic, Veja, SBP, Mortein, Finish, Vanish, Woolite, Bom Ar e muito mais.

Todos os dias, mais de 20 milhões de produtos do Grupo Reckitt são comprados em todo o mundo. Sempre colocamos os consumidores e as pessoas em primeiro lugar, buscamos novas oportunidades, excelência em tudo o que fazemos e construímos sucesso compartilhado com todos os nossos parceiros. Visamos fazer a coisa certa, sempre.

Somos um time global diverso de mais de 43.000 colaboradores. Usamos a nossa energia coletiva para atender às nossas ambições de marcas com propósitos, um planeta mais saudável e uma sociedade mais justa. Saiba mais ou entre em contato conosco pelo site.

*Reckitt é o nome comercial do grupo de empresas Reckitt Benckiser


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar