Casio reforça pioneirismo e lança teclado capaz de tocar letras e notas com tecnologia de síntese vocal

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitória Moura
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Em constante evolução tecnológica, a Casio, líder na fabricação mundial de produtos eletrônicos, anuncia ao mercado brasileiro seu mais novo lançamento, o teclado Casiotone CT-S1000V. Trata-se de uma inovação que redefine o conceito de teclado tradicional, revolucionando a maneira como o instrumento é tocado.

Para o lançamento oficial no país, a Casio realizou um grande evento, no último dia 26 de abril, no Sky Hall Terrace Bar, em São Paulo (SP). O evento contou com André Vasco como mestre de cerimônia e com apresentações de peso de músicos como Sérgio Britto, do Titãs; Robledo Silva, do Capital Inicial; Orlan Charles, tecladista da dupla Edson e Hudson; Billy Forghieri, da Banda Blitz; e Paulinho Vaz, da Banda Supercombo, além de uma programação cheia de surpresas com mais outros 20 artistas endorsers da Casio.

Teclado que pode cantar

O CT-S1000V conta com a exclusiva tecnologia de fonte de som Vocal Synthesis da Casio, que permite aos músicos irem além da apresentação convencional, abrindo novas possibilidades criativas e oferecendo ainda mais liberdade para fomentar a expressão musical.

O instrumento não é um sintetizador ou teclado convencional, nem um simples dispositivo de produção, pois entra em um território totalmente novo e torna possível criar letras usando um celular ou tablete, e depois reproduzi-las musicalmente usando as teclas. Desta forma, os criadores podem falar ou digitar suas letras no aplicativo Lyric Creator, gratuito para Android e iOS, e exportá-las para o teclado.

Para músicos que tocam o instrumento, mas não têm uma ótima voz para cantar, o mais recente teclado digital da Casio permite acrescentar vocais à apresentação de forma totalmente intuitiva, como se uma pessoa mesmo estivesse cantando.

À medida que o teclado é tocado, as palavras da letra são cantadas na sequência para criar uma linha vocal. Sem se limitar a uma melodia específica, é possível se inspirar e experimentar ideias musicais diferentes. O CT-S1000V permite ainda alterar o timbre de voz, e adicionar e ajustar efeitos em tempo real enquanto toca. Mais do que apenas outra fonte de som, o lançamento é realmente um instrumento musical com possibilidades musicais inovadoras.

O CT-S1000V vem com 100 letras já pré-integradas, mas a diversão real acontece ao criar e salvar as próprias letras no aplicativo da Casio. São 22 timbres vocais pré-definidos, cada um com sua própria personalidade característica. Cada tom de voz pode ser manipulado com controles no painel frontal de acordo com idade, gênero, vibrato e muito mais.

Uma variedade de outras configurações também está disponível para personalizar os vocais. Parâmetros como tempo de ataque, modulação, efeitos, um arpejador e uma função retrigger que produz uma série rápida de combinações de tecla quando uma tecla é mantida pressionada.

O CT-S1000V também inclui recursos de amostragem com a capacidade de gravar até 10 segundos de áudio de alta qualidade ou várias amostras de três segundos para criar batidas de bateria por meio de um conector de entrada estéreo de 1,8 polegadas. O teclado ainda é totalmente compatível com MIDI e pode ser conectado (via cabo ou Bluetooth) a um computador ou dispositivo móvel para expandir seus recursos de desempenho.

A partir de maio, o Casiotone CT-S1000V poderá ser adquirido nas lojas autorizadas Casio em todo o território nacional.

Tradição aliada à inovação

A Casio tem como filosofia a satisfação em criar músicas e compartilhá-las com o mundo, e desde 1980 inova para entregar o que há de mais avançado em instrumentos musicais. Seu primeiro lançamento foi o Casiotone 201 (CT-201), um teclado eletrônico inspirado na ideia de disponibilizar aos músicos uma orquestra ao seu alcance.

Ao longo da década de 80, a companhia seguiu inovando e lançou mais de 15 novos instrumentos musicais, incluindo bateria, sax, guitarra, e, claro, novos teclados. O Casiotone MT-40 foi um modelo famoso pelo padrão rítmico “Steng Teng” que revolucionou o mundo do reggae. Já o Casiotone 701 (CT-701) foi o primeiro teclado eletrônico do mundo a incluir a função de guia da melodia.

A partir dos anos 90, a marca se consolidou como referência em teclados e pianos digitais, lançando mais de 20 novos produtos ao longo desses anos, até chegar à atualidade com a nova geração do Casiotone, que é descendente de um DNA compartilhado.

A nova geração de instrumentos musicais conta com cinco teclados de última geração, incluindo o CT-S1000V, que é o estado da arte quando se trata de teclados.

Sobre a Casio

A Casio Brasil opera como subsidiária de vendas da Casio Computer Co., um dos líderes na fabricação mundial de produtos eletrônicos ao consumidor e de soluções de equipamentos empresariais. Desde sua fundação, em 1957, a marca vem trabalhando para manter o princípio de "criatividade e contribuição" da corporação, lançando produtos inovadores e buscando sempre atender às necessidades dos consumidores.