Brasil,

Dialog REST!: uma forma gamificada de recompensar os resultados dos colaboradores com descanso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Carolina
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O game implementado pela startup Dialog.ci tem o intuito de oferecer folgas semanais para os colaboradores conseguirem conciliar a vida pessoal com a vida profissional; a autogestão é uma das softs skills mais importantes em um perfil profissional

Com a mudança que a pandemia trouxe no mercado de trabalho está cada vez mais comum os líderes de empresas procurarem profissionais que tenham autogestão e saibam trabalhar por entrega - sem precisar ficar cumprindo oito horas de trabalho por dia. Essa é uma tendência que veio de fora e está chegando no Brasil. Para se ter uma ideia, colaboradores belgas tiveram a oportunidade de realizar uma semana de trabalho no período de quatro dias, ao invés de cinco, sem alterar o salário, com o intuito principal de quebrar o modelo de trabalho engessado no país.

De olho neste cenário, a startup Dialog.ci, responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona como um hub para o colaborador que ajuda a melhorar o engajamento dentro das empresas, criou o REST!, um desafio gamificado, com o objetivo de trazer o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, garantindo a produtividade e entrega das equipes. Com isso, torna-se um benefício mais atrativo para novos colaboradores, além de retenção de talentos. “O REST! surgiu de uma ideia do nosso CTO, acompanhando o projeto ‘four days week’. Como não é cultural no Brasil, pensamos em fazer alguns ajustes, gamificando e colocando fases”, explica Nayra Cattarin, Head of People do Dialog.

Como funciona o game?

O programa foi desenvolvido em fases, e cada uma possui OKR’s - uma metodologia de rastreamento de objetivos e resultados. Atingindo os objetivos, o colaborador tem direito ao descanso semanal. “Na primeira fase, um dia de descanso no mês, segunda fase, dois dias, na terceira, três dias. E, na última, é a conquista do benefício em si, de um dia de descanso semanal - cada colaborador escolhe o dia da semana a folgar”, conta.

Ela ainda explica que, para tirar as folgas, é preciso realizar um rodízio, pois em algumas áreas não é possível que todos os colaboradores tirem ao mesmo tempo - já que o Dialog oferece suporte ao cliente. “Essas áreas organizam sistema de escala ou até mesmo sorteio. Os colaboradores que decidem a melhor forma de se organizarem”, complementa.

O Dialog acredita na boa saúde mental para um bom desempenho. “Entendemos que não é necessário contar horas trabalhadas ou até mesmo bater ponto. Trabalhamos por produtividade em equipe e queremos oferecer ainda outros benefícios relacionados à saúde. É um incentivo, aumenta o engajamento e produtividade, além da motivação. Isso deixa mais forte ainda a cultura Dialog e o colaborador se sente parte disso tudo. Sim, todos os colaboradores são elegíveis. Atualmente contamos com 66 Dialogers”, explica Nayra.

O que os colaboradores dizem?

De acordo com o Líder de Desenvolvimento, João Paulo Barreto Nogueira, o REST! chegou como uma inovação baseada em exemplos de empresas de fora do país. “Conforme nos aprofundamos no tema, vimos que é um movimento ainda muito embrionário aqui no Brasil, então o Dialog começar a se mexer em relação a isso foi bem empolgante, estamos sendo pioneiros no Brasil, é legal fazer parte disso”, conta o participante.

“Sem dúvidas é um incentivo na hora de trabalhar, e a forma como foi implementado, deixou um ar de 'gamificação' da conquista do benefício que é um motivador a mais. Foi bem interessante acompanhar a expectativa do time, ver as pessoas ficando empolgadas com os dias off, falando de planos do que fazer, como aproveitar, foi também bem animador”, complementa.

Ele finaliza dizendo que o benefício ainda é muito recente e que o impacto ainda está apenas na perspectiva do que tem para vir, como será e tudo mais. “Mas imagino que esse benefício vai trazer uma possibilidade de crescimento pessoal interessante, usando o dia para estudos ou para desligar a cabeça em um final de semana prolongado dando um alívio psicológico em épocas de rotinas muito intensas. Vejo como sendo mais uma ação da empresa em prol da melhoria da saúde mental dos colaboradores”, conclui João Paulo.

Sobre o Dialog

Criado em 2016, o Dialog é um superapp que surgiu com o intuito de modernizar, melhorar e facilitar a comunicação interna de médias e grandes empresas. A plataforma, também disponível nas versões web e TV Corporativa, e integrável com outros sistemas de RH e canais internos como WhatsApp, e-mail, Yammer e Facebook Workplace, é customizável à marca e às necessidades do cliente e propõe uma comunicação democrática por meio de uma dinâmica gamificada, privilegiando as mensagens da empresa, mas também dando voz a todos os colaboradores. Em 2020 o Dialog figurou entre as 35 melhores startups do Brasil, dentre mais de 12.000 startups no ranking da 100 Open Startups, sendo a 7ª na classificação de HR Tech.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar