Governo israelense perde maioria no parlamento após saída de deputada
Com coalizão e oposição tendo o mesmo número de cadeiras, Israel fica em situação de incerteza política
Nesta quarta-feira (6), o governo do primeiro-ministro israelense Naftali Bennett perdeu a maioria parlamentar com a desfiliação inesperada de uma deputada da coalizão. Para ter maioria na Kneset – parlamento de Israel que conta com 120 cadeiras – é necessário que uma aliança tenha no mínimo 61 membros, e Idit Silman, deputada de direita que participava do partido Yamina, o mesmo do primeiro-ministro, deixou o grupo com 60 deputados, um a menos que o necessário.
A coalizão existente no governo israelense era formada por 61 deputados de diferentes posições políticas, reunindo partidos de direita, esquerda, centro e até mesmo uma inédita formação árabe. Essa configuração pôs fim a 12 anos de mandatos consecutivos do ex-primeiro-ministro e atual líder da oposição, Benjamin Netanyahu. Com a saída de Silman, uma possível nova crise política se aproxima de Israel, segundo o cientista político e presidente executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst: “agora a coalizão atual e a oposição estão empatadas com 60 cadeiras de cada lado. Se a oposição conseguir que apenas mais um deputado a apoie, é possível que Netanyahu tente formar um governo por si próprio, ou que novas eleições legislativas sejam convocadas. Enquanto isso, o Executivo fica em uma posição delicada, com possíveis dificuldades em avançar sua agenda política ou aprovar medidas significativas”.
A saída da deputada foi supostamente motivada por um desentendimento com o ministro da Saúde, Nitzan Horowitz, nesta semana. O ministro, seguindo uma decisão da Suprema Corte, permitiu aos hospitais a distribuição de pão fermentado durante a Páscoa Judaica, em vez do tradicional pão ázimo. No entanto, analistas políticos questionam se esse foi realmente o motivo, considerando a existência prévia de tensões internas entre os partidos que formam o governo de coalizão.
Idit disse que encerrou sua participação na coalizão e tentará formar um governo de direita com seus aliados. Sua fala foi celebrada por Netanyahu, que lhe deu os parabéns pela decisão “valente” e disse que a deputada é “bem-vinda ao campo nacional” da política israelense. Apesar da incerteza, o poder executivo de Israel não corre risco iminente de colapso até então.
André Lajst é cientista político, presidente executivo da StandWithUs Brasil e doutorando da Universidade de Córdoba (Espanha), em Ciências Políticas e Sociais, com foco no processo de paz palestino-israelense.
Graduado no Centro Interdisciplinar Herzliya (Israel) em Governo, Diplomacia e Estratégia, com ênfase em Oriente Médio, é mestre pela mesma instituição em contraterrorismo e segurança nacional. Foi oficial acadêmico no departamento de pesquisa e operações da inteligência da Força Aérea de Israel e atuou como pesquisador do Instituto Internacional em Contraterrorismo, (ICT), onde realizou dezenas de pesquisas sobre terrorismo, processo de paz, mundo árabe e a influência dos grupos Hezbollah e Al Qaeda no Brasil.
Tem sido fonte de diversos meios de comunicação do Brasil, entre os quais Revista Veja, Globo News, Folha de S. Paulo, CNN Brasil, Jovem Pan, Gazeta do Povo, O Estado de Minas, O Estado de São Paulo, e veículos da imprensa israelense, como Times of Israel, Channel 2, entre outros, sobre temas ligados ao Oriente Médio, terrorismo e contraterrorismo, processo de paz árabe-israelense e segurança nacional.
Atua como professor e palestrante, em instituições públicas e privadas do Brasil, como a Universidade de São Paulo (USP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Belas Artes, Casa do Saber, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Amazonas, Instituto Federal Rio Grande, Universidade Federal do ABC (UFABC), São Judas Tadeu, entre outras.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário