Com um amplo mix de produtos, distribuidora Zaplus Car chega ao mercado de franchising

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com dois modelos de negócio e investimento inicial a partir de R$ 180 mil, empreendimento é direcionado para cidades acima de 100 mil habitantes

O mercado para cuidados com o carro é bem amplo, vantajoso e foi impulsionado durante a pandemia. Últimos dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) revelam que o segmento de serviços automotivos teve uma recuperação de 3,1% referente ao terceiro trimestre de 2021.

Com mais de 107 milhões de veículos no Brasil, sendo 58 mil somente automóveis, segundo dados do IBGE, em 2020, trabalhar com esse nicho de atuação tem se mostrado favorável para quem busca empreender na área.

É o caso da franquia Zaplus Car - distribuidora de produtos para estética automotiva – que nasceu em 2018 em um espaço compartilhado de apenas 40 m2, na capital mineira, Belo Horizonte. Com o avanço do setor, em um ano no mercado surgiu a necessidade de uma estrutura maior, quando a marca mudou para um galpão de 280 m2. Com pessoas interessadas em abrir um empreendimento, a marca passou por reestruturação do negócio e em 2021 ganhou o mercado de franquias.

O negócio tem sob o comando, o empresário Rafael Mol, diretor executivo da Zaplus Car que conta que o grande ‘boom’ do negócio foi ao disponibilizar conteúdo de forma gratuita no canal da rede no Youtube. Lá, os vídeos são feitos para ensinar os consumidores a fazerem certos procedimentos com uma linguagem simples e dinâmica, e que tem ajudado muitas pessoas. A estratégia que funciona como uma publicidade para toda a franquia, possibilitou crescimento de 300% nas vendas de produtos, e também alcançou interessados de estados mais distantes em abrir uma operação.

“Sentimos novamente a necessidade de um espaço ainda maior. Hoje, a unidade própria conta com 800m2, ideal para vendas dos itens e também conta com estrutura para capacitação dos franqueados da rede. Esse é um mercado extremamente carente, por isso, com apenas um ano no franchising estamos crescendo até mais rápido do que projetamos para o início do negócio”, diz.

Catálogo completo

A Zaplus Car é uma revenda de multimarcas de indústrias espalhadas por todo o Brasil com um amplo mix de produtos, como itens para enceramento, limpeza a seco, polimento, higienização interna, acessórios como luvas, escovas, panos e flanelas, pinceis, entre muitos outros. A rede também conta com a venda de equipamentos para o segmento, como aspiradores veiculares, politriz (equipamento usado para polimento de pintura) com preços competitivos e melhores condições de revenda do país.

Rafael pontua que a rede tem como público-alvo final empresas de estética automotiva, lava jato, seja de forma profissional ou pessoas que cuidam apenas do próprio veículo. Sobre o estoque do franqueado, ele conta que o volume é controlado via sistema 100% online, onde as compras são realizadas diretamente em cada fornecedor, evitando assim bitributação e fretes em duplicidade.

Modelo de negócio

A franquia Zaplus Car trabalha com dois modelos de negócios. O que difere uma da outra é o tamanho que será a estrutura.

No Standard é solicitado investimento inicial de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação e estoque inicial). Nesse formato, a estrutura para instalação da unidade varia de 40 a 70 metros quadrados, e com um modelo mais enxuto são necessários até cinco funcionários. O faturamento bruto médio mensal pode chegar entre R$ 100 mil a R$ 200 mil, conforme o desempenho do franqueado.

Já para o modelo mais robusto, o Prime, é necessário investimento inicial de R$ 395.752, já incluso taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação e estoque inicial. Com um espaço maior, entre 200 e 300 metros quadrados, é necessário ter área reservada para a unidade oferecer cursos e workshops em sua dependência. Dessa forma, além da comercialização de todo o mix de produtos da franquia, o franqueado também pode ganhar dinheiro com os treinamentos. Nesse formato é necessário até 9 funcionários e o faturamento bruto fica entre R$ 200 mil a R$ 400 mil.

Para ambos modelos, o lucro líquido é de 12% e prazo de retorno estimado em até 24 meses. Para aumentar o poder de venda, a franqueadora estimula os franqueados a criarem parcerias com lava a jato, locadoras de veículos e empresas com frotas.

Canal híbrido

A busca por produtos pelo e-commerce cresceu durante a pandemia. Com isso, as empresas visualizaram potencial na modalidade com o uso da solução “Clique e retire”, que possibilita flexibilidade para o consumidor que compra online, mas retira o produto numa loja física ou ponto de coleta próximo, como preferir.

A Zaplus Car implantou esse diferencial para o cliente fazendo parte da forte tendência omnichannel, que além de possibilitar agilidade, também exclui a taxa de frete.

Rafael explica que todas as unidades da franquia serão interligadas via sistema com o site: www.zapluscar.com.br. “O site identifica de forma automática de qual região é aquele franqueado, direcionando a venda para a loja mais próxima, dando a possibilidade de o cliente comprar no site e retirar em uma das unidades da Zaplus. Além de simplificar a logística, sem custos de serviços de entrega, a loja consegue consolidar pedidos no estoque do ponto de venda”, explica.

Presente também em canais de marketplace, somente no ano passado as vendas online representaram 30%. A expectativa para esse ano é aumentar essa margem para 40%.

Conquistando novos lugares

Com uma loja própria em Belo Horizonte (MG) – cidade berço da marca – e mais 9 em processo de implantação em localidades como Recife (PE), Mogi Mirim (SP), São Paulo – capital, Guarulhos (SP), Contagem (MG), Itajaí (SC), Duque de Caxias (RJ),

Salvador (BA), e São Bernardo do Campo (SP), a Zaplus Car almeja encerrar este ano com 50 unidades ativas e faturamento de R$ 70 milhões.

Cidades acima de 100 mil habitantes estão propícias a receber este tipo de negócio, tendo potencial em todas as regiões brasileiras.

“Tivemos nosso maior crescimento na pandemia. Momento também em que as pessoas como um todo tiveram a conscientização da importância da limpeza, seja residencial ou automotiva, aquecendo o setor dos prestadores de serviços, e consequentemente para Zaplus Car também”, avalia o diretor executivo que revela ainda que o objetivo é transformar, até o próximo ano, na maior rede de distribuição especializada em estética automotiva do Brasil. E até 2024 no maior canal de estética do país.

Perfil do franqueado

Entre as características essenciais para empreender nesse tipo de negócio é necessário ter perfil comercial; boa capacidade de gestão com os colaboradores e lidar bem com os clientes; dedicação exclusiva para o negócio, e claro, identificação com o segmento automotivo.

Com um modelo de gestão simples, o papel do franqueado se resume a criar estratégias comerciais e fazer o direcionamento de marketing da unidade. O dia a dia de uma franquia Zaplus Car é típico de um comércio de produtos para serviços de limpeza profissional. O ponto comercial se assemelha ao supermercado, com várias prateleiras onde o cliente tem a opção dele próprio escolher os produtos de cuidados automotivos que tem interesse.

Suporte ao franqueado

A Zaplus Car é uma marca consolidada que pertence ao grupo Encontre Sua Franquia, detentora de mais 8 redes de franquias de diferentes segmentos, com mais de 1.400 franqueados no Brasil, Estados Unidos, República Dominicana e México.

Rafael conta que a marca é a única no mercado com marketing ativo, onde os franqueados têm à disposição 25 funcionários para divulgarem a sua unidade com ações voltadas à cidade e região de cada empreendedor.

Além do suporte de pré e pós inauguração do espaço físico, a franquia também oferece universidade corporativa, na qual o franqueado pode acessar a qualquer momento, conteúdos relacionados à loja e também sobre os produtos.

“Até mesmo quem não tem experiência na área consegue conduzir nosso modelo de negócio por ter a gestão simples. A franquia sabe exatamente o que funciona e o que não funciona para entregar um modelo pronto a ser seguido a partir da expertise de um dos maiores grupos de franchising do Brasil”, finaliza o diretor executivo da Zaplus Car, Rafael Mol.

Sobre a Zaplus Car

Com um amplo mix de produtos como enceramento, limpeza a seco, polimento, além de equipamentos e acessórios para os serviços de limpeza automotiva, a franquia Zaplus Car - distribuidora de produtos para estética automotiva - foi fundada em 2018 e expandiu para o franchising em meio a pandemia, em 2021, tendo em vista o crescimento do setor de limpeza. A franquia trabalha apenas com modelo loja física, com investimento inicial a partir de R$ 180 mil e prazo de retorno estimado em até 24 meses.