Brasil,

Energisa investe em inovação para produzir religadores em nova fábrica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anderson Lemos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

- Religador monofásico é o primeiro produto desenvolvido por meio do programa de P&D a ser comercializado pela Energisa

- O equipamento pode melhorar os indicadores de continuidade em até 70% nos trechos em que foi instalado
- Localizada em Atibaia (SP), a fábrica construída atende mercado interno e países da América do Norte, Europa, África e América do Sul

Com o objetivo de ampliar seus investimentos em inovação e diversificar o seu portfólio de produtos e serviços, a Energisa acaba de inaugurar uma fábrica dos religadores monofásicos em Atibaia (SP) em parceria com a HartBR, desenvolvedora do equipamento e responsável pela sua fabricação e comercialização. O empreendimento é resultado de um projeto de pesquisa que criou um novo modelo de religador, totalmente diferenciado do que já existe no mercado.

Além de ser uma solução inovadora, os equipamentos diversificaram os negócios da Energisa. A empresa utiliza os religadores em suas distribuidoras e passou a comercializá-los para outras concessionárias que atuam nos mercados brasileiro e estrangeiro.

Desenvolvido com tecnologia de ponta, o religador Rocket 1 é o primeiro produto comercial da Energisa criado a partir de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O novo equipamento tem por objetivo proteger o sistema elétrico, ao isolar trechos onde ocorreu a falta de energia de outros pontos da rede, e permitir, assim, o fornecimento do serviço nestas outras áreas. Desta forma, a instalação dos religadores melhora a qualidade da prestação do serviço de distribuição de energia para os clientes. Adicionalmente, sua aplicação garante a melhoria dos indicadores de continuidade do serviço na faixa de 60% a 70% nos pontos onde ele é instalado.

O modelo desenvolvido também tem outras vantagens: é disruptivo em relação aos disponíveis no mercado, principalmente, ao possibilitar a operação remota por meio de um rádio embarcado no próprio equipamento, sem a necessidade de utilizar nenhum componente adicional instalado no poste. Além disso, armazena energia em super capacitores que, diferentemente de baterias, foi projetado para ter o mesmo tempo de vida útil do equipamento e não requer substituições periódicas. Estas duas características reduzem consideravelmente os custos de manutenção a ser realizada pelas concessionárias. Outro aspecto muito importante do equipamento, que o diferencia dos seus concorrentes, é que após suas operações e tentativa de religamento de energia ele não se desconecta fisicamente da rede, o que permite ao operador do sistema enviar comando remoto ao religador e reestabelecer o fornecimento de energia à distância mais rapidamente, evitando assim, a necessidade de envio de uma equipe ao local de instalação do equipamento. Desta forma, os custos operacionais do serviço podem ser reduzidos.

“A inovação representa um avanço para que a energia seja um bem universal e acessível para todas as pessoas e que também seja responsável com o planeta. O novo religador representa uma solução concreta para melhorar a gestão da rede de distribuição e consequentemente a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes. Adicionalmente diversifica as oportunidades de negócio com a comercialização de produtos”, afirma Alexandre de Castro, Gerente de Inovação da Energisa.

Alexandre de Castro explica que na nova fábrica, a Energisa pratica a montagem e realiza os testes de produção dos religadores, que já foram comercializados para empresas do Brasil e de outros países. Há contratos com distribuidoras na Colômbia, México, Costa Rica, Portugal, Espanha, Reino Unido, Moçambique e Angola. A Energisa também firmou parceria com a multinacional Hubbell, com matriz nos Estados Unidos, para distribuição dos produtos em território norte-americano e também no Canadá.

“Estamos muito orgulhosos desse projeto, uma vez que o desenvolvimento do equipamento criou condições para a inauguração da fábrica.”, completa. A unidade tem capacidade de produzir até 250 religadores por mês e em 2022 irá dobrar a linha de montagem para atender o mercado nacional e internacional. A partir de um produto inovador desenvolvido pela Energisa, a empresa espera ampliar o portfólio de serviços para novos mercados.

Até momento, a Energisa comercializou mais de 500 produtos, no Brasil e exterior, com projeção de dobrar o volume de vendas em 2022. Concessionárias de energia do Grupo também estão utilizando o equipamento. Entre os estados onde a empresa atua em distribuição e que já contam com os equipamentos estão: Tocantins, Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Sergipe e Acre.

Sobre a Energisa

Com 116 anos de história, o Grupo Energisa é o maior privado do setor elétrico com capital nacional e o também o maior na Amazônia Legal. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita líquida anual de R$ 18 bilhões (2020), o Grupo atende a 8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de mais de 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de call center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora), soluções em energias renováveis (Alsol) e agora a fintech Voltz, que entra no mercado de contas digitais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar