Brasil,

5 dicas para economizar energia e começar com o pé direito em 2022

Freepik Freepik

por Leandro Solarenco*

O Brasil vive mais um momento crítico no setor de energia, com tarifas cada vez mais altas, com previsão de aumento de 20% no próximo ano. Para remar contra essa maré, a alternativa das empresas é adotar medidas que reduzam o consumo de energia. Apesar das previsões não serem animadoras, ainda assim é possível desenvolver estratégias para economizar e reduzir os gastos com a conta de luz em 2022, seguindo algumas dicas. Acompanhe:

- Trabalhar a conscientização dos colaboradores – essa ação pode ser simples de aplicar, mas difícil de concretizar. Envolvê-los e fazê-los entender de fato que vivemos num momento de crise energética é muito importante para dar o start nas ações de economia de energia. É preciso ter o hábito de desligar tudo que estiver em standby, ou ligado na tomada, porém, em desuso. Por exemplo, não deixar o monitor do computador, ou luzes acesas durante a noite, aumentar a temperatura da geladeira, objetos na tomada desnecessariamente, entre outras questões.

- Adotar dispositivos para controle horário – letreiros de fachadas, iluminação externa, refletores, entre outros, podem ser controlados por temporizadores, como timer físico ou virtual online, uma inovação no segmento, com horários específicos e estratégicos, programados por exemplo, para acenderem somente após o pôr do Sol.

- Investir em sistemas inteligentes – esses sistemas são importantes para controlar as cargas de maior gasto de energia, como, por exemplo, o uso de ar-condicionado, responsável, em média, por 50 a 80% do consumo de energia de lojas do varejo climatizadas. O sistema inteligente pode controlar remotamente a temperatura, detectar possíveis falhas no aparelho ou ligar e desligar, caso necessário. A internet das coisas vem contribuindo para facilitar processo de automação, já que os dispositivos se tornaram cada vez mais acessíveis e fáceis de instalar, já que são wi-fi e personalizados online. Essa alternativa traz grande economia, uma vez que o aparelho vai funcionar com o máximo de eficiência.

- Trocar componentes elétricos e fontes de energia - uma das maneiras de economizar energia é trocando os componentes elétricos, como substituir lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e têm uma vida útil maior. Outra forma é substituir o sistema de ar-condicionado, em mau funcionamento ou simplesmente com tecnologia obsoleta, por sistemas inverter, que costumam ser mais econômicos, sobretudo, em ambientes comerciais. Somado a isso, é interessante instalar um sistema de cogeração de energia, que pode ser a gás, diesel e até térmicos, os quais são capazes de gerar energia independente da rede elétrica.

- Apostar em energia solar – esse sistema vem substituindo o uso de energia da concessionária no modo on grid, ou seja, toda a energia gerada pelos painéis solares durante o dia é direcionada à distribuidora local, que devolve essa energia em créditos. Dessa forma, a conta de energia é abatida mensalmente, gerando uma grande economia. Essa opção também traz autonomia ao consumidor que se desprende da instabilidade das bandeiras tarifárias.

Sabendo dessas dicas, que tal colocar a mão na massa e já se preparar para economizar energia em 2022? Faça um bom planejamento e siga uma ou mais alternativas para começar o próximo ano com o pé direito.

*Leandro Solarenco é engenheiro, especialista em projetos e master coach, CEO da Vetor Frio & Clima, empresa especializada em ar condicionado para negócios, oferendo projetos, instalação e manutenção, as levando do nível Start ao Premium, e da ProHound, startup focada em soluções em internet das coisas ao oferecer automação para redução de consumo de energia, gestão em tempo real de operações, manutenção automática, controle de qualidade de ar e monitoramento de temperatura e umidade neste mesmo segmento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo