Brasil,

ICTs defendem mudanças na regulamentação do programa de P&D da Aneel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raisa Toledo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Para as instituições, ao menos cinco pontos da proposta precisam ser aprimorados

Na quarta-feira passada (15/02), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou uma audiência pública para debater o aperfeiçoamento de sua Resolução Normativa e dos Procedimentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PROPDI). A agência busca contemplar o incentivo ao desenvolvimento de projetos com maior caráter inovador e potencial de aplicação em indústrias, mas os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) enxergam que algumas melhorias devem ser feitas na proposta.

Alguns dos pontos de mudança propostos pela agência são a adoção de um Plano Estratégico Quadrienal de Inovação (PEQuI); definição de alocação de recursos por instrumento de inovação; contratação de startups; devolução de recursos em caso de cancelamento do projeto pela instituição pesquisadora e novas regras no processo de prestação de contas.

Regulados pela Aneel, os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) têm como objetivo aplicar novas tecnologias que tragam melhorias ao setor elétrico. O desenvolvimento tecnológico decorrente deles é crucial para que o país possa acompanhar tendências mundiais como a transição energética, digitalização e o uso de novas fontes renováveis

Para Paulo Rogério Foina, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), que representa os ICTs, a resolução normativa apresenta uma evolução para o setor e com ajustes, pode impactar grandemente a sociedade. “Pesquisas mostram que para cada real colocado em pesquisa tecnológica, retornam 3,6 reais na forma de impostos para as três esferas de governo. Isso significa que investimentos em pesquisa tecnológica em ICTs não são despesas, mas investimentos. Além disso, geram um impacto 15 vezes maior na economia. Por isso a importância nos ajustes da resolução normativa”.

O que sugerem os ICTs

As contribuições para a proposta de mudanças no PROPDI podem ser resumidas nos seguintes pontos: assegurar a participação dos ICTs na elaboração do PEQuI; equilibrar a participação de diferentes instrumentos de inovação nos projetos; aplicar condições à participação de startups para evitar conflito de interesse; flexibilizar a devolução de recursos em caso de cancelamento de projeto e simplificação dos processos de prestação de contas.

Os Institutos de Ciência e Tecnologia, com conhecimento técnico e ampla vivência em projetos de P&D, apontam a Abipti como sua representante no debate para o avanço da pesquisa no setor elétrico. Com as mudanças sugeridas, as instituições visam garantir o equilíbrio entre os atores do ecossistema de inovação do setor, o estímulo a projetos baseados em tecnologias disruptivas, a diminuição da burocracia e o aporte de recursos para o financiamento de projetos inovadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar