Brasil,

10 dicas para harmonizar chá com alimentos

Chá Dō, curadoria especializada em chás e acessórios, dá dicas para essa experiência sensorial surpreendente

O chá combina com todas as épocas do ano, seja no frio para aquecer ou no verão para refrescar. Para deixar essa experiência ainda mais saborosa, a harmonização é uma técnica de combinação, utilizada para destacar ou equilibrar sabores, aromas e sensações. Ela pode até criar um terceiro sabor, tornando o momento de tomar o chá uma apreciação única e inesquecível.

Além de ser delicioso e repleto de benefícios para a saúde, esta bebida originária da planta Camellia sinensis é versátil e permite a elaboração de múltiplas receitas com chá, incluindo ele como ingrediente.

Existem três regras principais para a harmonização entre o alimento e a bebida, confira:

Por similaridade ou semelhança, onde busca-se características semelhantes entre o alimento e a bebida, equilibrando o sabor. Como por exemplo, um alimento bem condimentado que deve ser acompanhado de uma bebida mais potente e encorpada. Ou um alimento mais leve, combinado com uma bebida mais suave.

Por contraste, onde a ideia é utilizar alimentos que se contraponham às características da bebida. Por exemplo, uma bebida que possui notas doces e maltadas, trazendo equilíbrio ao sabor ácido de uma torta de limão.

Por complemento, onde busca-se trazer no alimento ou na bebida elementos que faltam no outro. Esta é a maneira mais rara de se conseguir uma harmonização. Um bom exemplo seria a degustação de tâmaras com o Chá preto orgânico - a fruta acentua as notas doces e carameladas da bebida e trazem notas que antes não eram percebidas-, como as notas amadeiradas. Também trazem maciez e enriquecimento ao seu sabor.

Além da composição aromática, ótimos sabores e múltiplos benefícios para a saúde, a Camellia sinensis possui infinitas possibilidades de combinações gastronômicas como entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas, quentes ou geladas. Para prepará-la como bebida, é importante nos atentarmos aos detalhes do preparo, e assim conseguimos uma infusão perfeita.

Confira as combinações mais adequadas:

Chá Branco Orgânico Silver Needle Sítio Shimada: Peixe branco, salada, queijos suaves e sobremesas frutadas.

Chá Verde Bancha Torrado (Hojicha) Yamamotoyama: Peru, batatas, bebidas achocolatadas, sobremesas com especiarias e nozes.
Chá Verde Sencha Yamamotoyama: Rúcula, vegetais no vapor, salame, azeitonas, queijos, sopas, cheesecake e smooths.
Chá Verde Genmaicha Yamamotoyama: Blend que combina super bem com hambúrguer e sopas cremosas.
Chá Verde em Pó Amaya: Crepes doces e salgados, cheesecakes, smooths, mousse de chocolate e arroz basmati.
Chá Oolong Amaya: Pães, geleias, vegetais e carnes assadas.
Chá Preto Orgânico Sítio Shimada: Frango e carne suína, pratos picantes e sobremesa com especiarias.
Chá Preto Defumado Orgânico Sítio Shimada: Frango assado, carnes vermelhas, ovos, quiches diversos, peixes de sabor forte como salmão, queijos azuis e envelhecidos.
Chá Preto Agroflorestal Sítio Yamamaru: Pratos com vegetais assados, cogumelos, pratos picantes e sobremesas com chocolate.
Chá Preto a Granel Amaya: Carnes grelhadas ou assadas, sobremesas com nozes e outras frutas oleaginosas.

Sobre o Chá Dō

Criada em 2020, a Chá Dō é uma curadoria especializada em Chá, acessórios e treinamentos. Formada por um grupo familiar, nasceu com o propósito de conectar pessoas através do Chá. Pessoas do bem. Inovou ao ser a primeira empresa no segmento de Chá no Brasil a implantar o sistema de cashback, acessibilidade digital em sua plataforma em parceria com a Equalweb e tradução simultânea para libras do conteúdo do seu canal no YouTube em conjunto com o instituto Surdo Mundo. É a representante exclusiva da Hyson Teas no Brasil, trazendo para os brasileiros, o legítimo Chá do Ceilão, certificado pelo Sri Lanka Tea Board. A Chá Dō tem a missão de fomentar a cultura milenar do Chá, por meio de uma seleção responsável e sustentável, aliados a produtores e parceiros comprometidos com alta qualidade e ética espalhados pelo mundo todo. Tudo isso, sem perder de vista a humanização no relacionamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo