Dicas e ideias para decorar cozinhas pequenas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Millan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Para aproveitar bem o espaço da cozinha, as arquitetas da Tesak Arquitetura criaram um balcão que também serve para refeições rápidas. Os armários, gavetas e prateleiras deixam tudo organizado. Foto: Luís Gomes Para aproveitar bem o espaço da cozinha, as arquitetas da Tesak Arquitetura criaram um balcão que também serve para refeições rápidas. Os armários, gavetas e prateleiras deixam tudo organizado. Foto: Luís Gomes

Segundo as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, da Tesak Arquitetura, a organização e praticidade é fundamental para os espaços compactos

Práticas e funcionais. Assim devem ser as cozinhas pequenas, capazes de deixar tudo organizado e ao alcance das mãos. "Apesar da restrição de espaço, um projeto bem planejado pode tornar o ambiente bastante confortável, aproveitando cada cantinho da cozinha", afirmam as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, a frente do escritório Tesak Arquitetura. Para ajudar, a dupla separou cinco dicas para decorar cozinhas pequenas. Confira:

Entenda o melhor formato para a cozinha

Uma cozinha pede por diversos itens que, muitas vezes, ocupam bastante espaço. Por isso, é importante conhecer bem o ambiente em que ela estará inserida, optando pela melhor disposição de cada peça no espaço. "No geral, cozinhas lineares são as melhores para ambientes pequenos, dispondo, de um mesmo lado da bancada, o fogão, pia e geladeira", explicam Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto. Em alguns casos, ela pode até mesmo se integrar com a lavanderia. "É uma ótima opção para aproveitamento de espaço", afiançam.

Escolha bem o mobiliário

A marcenaria planejada foi a aposta de Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto para aproveitar cada cantinho dessa cozinha compacta. Foto: Luís Gomes

Tomar um tempo a mais para escolher os melhores móveis faz toda a diferença quando falamos de cozinhas pequenas. "Eles devem se adequar tanto ao espaço disponível, quando às necessidades de quem mora, garantindo também a melhor funcionalidade do ambiente", explicam. Móveis planejados oferecem a vantagem de serem feitos com as medidas exatas para aproveitar cada cantinho da cozinha, podendo também abraçar e embutir os eletrodomésticos. "Trazer banquetas para uma cozinha pequena também pode ser uma forma de dar dupla função para a bancada de preparos, que pode ser usada como mesa para refeições rápidas".

Disposta de forma linear, essa cozinha compacta projetada por Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto conta com diversas soluções inteligentes para aproveitar o espaço - como a dispensa vertical, ao lado da geladeira, e o gaveteiro para frutas, que permite que a bancada fique mais livre. Foto: Luís Gomes

Aproveite as paredes

Prateleiras e nichos são os melhores aliados das cozinhas pequenas! A ideia é aproveitar todo espaço disponível - incluindo o vertical - para ajudar na organização. "Ganchos também podem ser presos nas paredes, deixando os utensílios mais usados ao alcance das mãos", indicam as profissionais da Tesak Arquitetura.

De olho nos eletrodomésticos

Quando o espaço é compacto, escolher apenas o essencial é uma dica de ouro. "Os eletrodomésticos devem ser funcionais e escolhidos de acordo com a necessidade. Em uma casa que se recebe poucas pessoas, por exemplo, a lava-louças pode ser dispensável", dizem Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto. Avaliar a real necessidade de cada item é a melhor forma de garantir que só se tenha na cozinha aquilo que realmente é usado na rotina da família, evitando aquilo que ocupa muito espaço.

Defina a paleta de cores

Os tons claros foram a escolha das arquitetas da Tesak Arquitetura para essa cozinha, que tem como destaque o revestimento cerâmico na parede, com grafismos da palavra "obrigado" em diversas línguas. Foto: Luís Gomes

Como em qualquer ambiente, a paleta de cores faz toda a diferença para trazer luminosidade, leveza e estilo. "No geral, optar por tons claros é a melhor forma de valorizar cozinhas pequenas, trazendo a sensação de amplitude", dizem as arquitetas. Para trazer destaque, optar por um backsplash diferenciado, seja com revestimentos texturizados ou coloridos, é uma boa pedida.

Sobre Tesak Arquitetura

Liderado pelas arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, com mais de dez anos de experiência em diversas áreas da construção civil, o escritório Tesak Arquitetura preza por um olhar criativo, que resulta em projetos diferenciados, de acordo com as necessidades e anseios de seus clientes. São projetos arquitetônicos ou de interiores capazes de criar soluções que valorizem os ambientes, sempre em busca de conforto, bem-estar e praticidade para o dia a dia.