Brasil,

Especialista alerta sobre a importância de uma correta limpeza das piscinas residenciais; confira as dicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mateus Marotta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Engenheiro também explica os mitos envolvendo o uso do cloro

Com a aproximação do verão, as piscinas domésticas permanentes são uma boa opção para se refrescar, entreter a criançada e reunir amigos e familiares. Para a diversão ficar completa, é importante manter os cuidados com a limpeza e manutenção da piscina, pois a sujeira acumulada na água pode trazer bactérias e causar doenças.

Para ter uma piscina limpa e um verão mais tranquilo, deve-se ficar atento às especificações e orientações do seu equipamento. O alerta é dado pelo engenheiro Theo Lustosa, da Lumens Engenharia, empresa associada à Abrasip-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais de Minas Gerais).

Filtragem da piscina

Segundo o engenheiro, “toda piscina possui filtro e bomba que precisam ser utilizados na periodicidade recomendada pelo fabricante e conforme o dimensionamento do sistema”. O sistema de filtragem capta a sujeira particulada acumulada na água e é projetado de acordo com as características da piscina. A não utilização ou uso irregular deste equipamento, associado ao tratamento químico incorreto, pode contaminar a água, deixando-a turva, com algas, bactérias, vírus e outros invasores que causam doenças. “Fazer a filtragem da piscina e o tratamento químico correto é um princípio básico para se divertir com segurança”.

Tratamento da água com cloro

O uso do cloro é o mais comum quando se fala em tratamento da água. Lustosa alerta para o fato de muita gente ignorar o oxidante devido a falsas afirmações. “O cloro sozinho, que é o chamado cloro livre, não resseca a pele ou o cabelo e não provoca desconfortos. Isso acontece quando a ‘sujeira’ entra em contato com o cloro e nesta reação é formada a chamada cloramina. A cloramina sim provoca os desconfortos, e não o cloro livre. É fácil perceber isso quando pensamos na água que vem tratada pela companhia de água (Copasa, por exemplo), que é clorada”, explica. “Mantendo-se a água sempre tratada, não ocorre a formação de cloraminas e o usuário terá sempre uma água pura, livre de contaminantes e desconfortos”, complementa.

Para evitar a cloramina, o especialista orienta seguir todos os passos indicados no projeto da piscina. “Se o cloro for utilizado na frequência e quantidade estabelecida pelo fabricante, não vai causar nenhum tipo de desconforto”.

Ozônio

Outro importante aliado no tratamento químico da piscina é o ozônio, responsável por acabar com vírus, bactérias e algas de forma mais rápida. “O ozônio tem um resultado muito bom, e o seu uso também deve ser feito de acordo com o projeto da sua piscina. Se o fabricante recomendar a mistura com o cloro, assim deve ser feito”, afirma o engenheiro.

Theo Lustosa também alerta sobre a segurança das piscinas. “É importante certificar que o projeto da sua piscina atende a nova norma para construção de piscinas, atualizada em 2018, dispostas na NBR 10339/2018, que especifica dispositivos, equipamentos e métodos construtivos prevendo a segurança dos usuários em relação a aprisionamento por sucção dos ralos”.

Confira mais dicas do engenheiro:

Elimine sujeiras na parte externa da piscina

A área externa da piscina deve ser limpa com frequência, pois boa quantidade da sujeira superficial acumulada na água vem do entorno da piscina.

Sujeira “boiando”

Também é recomendado que faça o uso de peneira específica para limpeza de piscina para retirar a sujeira que boia sobre a água, como folhas, frutos e insetos.

Aspirar a piscina

Também é importante fazer o processo de aspiração da piscina, associado aos produtos químicos para decantação, para limpar as impurezas que ficam no fundo.

Escova de cantos

A limpeza física pode ser aprimorada com uma escova apropriada para limpar os cantos da piscina, eficaz por alcançar espaços que outros equipamentos não conseguem.

Testes da água

Por fim, é importante diagnosticar constantemente a qualidade da água através de testes específicos que verificam os níveis de cloro, PH, sal e a alcalinidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar