Brasil,

Consumo no Mercado Livre de Energia cresce em novembro e setor prevê adesão de mais agentes

Retomada da economia, queda dos preços de mercado e entrada de novos consumidores no ambiente de contratação livre explicam alta

O consumo no Mercado Livre de Energia teve uma alta de 5,2% na primeira quinzena do mês de novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O ambiente de contratação em que indústrias e empresas de grande porte, como supermercados e shopping centers, negociam a compra de energia diretamente com geradoras ou comercializadores utilizou 21.938 MW médios.

“A vacinação em massa acelerada no país e a retomada das atividades econômicas levam a um maior consumo dos agentes do mercado livre. A adesão de novos consumidores a esse ambiente de contratação também se reflete no aumento do consumo”, explica Braz Justi, CEO da Esfera Energia, empresa de tecnologia que atua com gestão e comercialização de energia elétrica.

Os estados com maior consumo no mercado livre de energia seguem localizados na região Sudeste-Centro/Oeste do Brasil. “São regiões caracterizadas por grandes indústrias e empresas. A cidade de São Paulo, por exemplo, reúne o maior parque produtivo do país. É natural, portanto, que também nesses locais a migração de consumidores para o mercado livre seja maior e a expectativa é que essa expansão continue, já que o ambiente livre traz grandes vantagens para os agentes e a possibilidade de uma redução de até 35% na conta de luz”, ressalta Braz.

Consumo no mercado regulado teve redução

Já os dados do consumo no ambiente regulado, o chamado mercado cativo, que atende consumidores de pequeno porte e residências, indicaram um volume de energia utilizado de 39.987 MW médios, 6,1% menos do que aquele registrado na primeira quinzena de novembro de 2020. Uma explicação para essa redução foram as temperaturas mais amenas registradas nas regiões Sudeste e Sul. Também influenciam esse resultado a migração de cargas entre mercado cativo e mercado livre e o impacto da Geração Distribuída sobre o mercado regulado.

Com isso, o consumo total de eletricidade no Brasil na primeira quinzena de novembro, ou seja, a soma das energias utilizadas no mercado cativo e no mercado livre, teve uma redução de 2,4%. Os estados que registraram maior redução foram Bahia e Rio Grande do Sul, com queda de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Sobre a Esfera Energia

A Esfera é uma empresa de tecnologia que atua com comercialização e gestão inteligente de energia elétrica com o objetivo de trazer economia de maneira simples e digital. Presente em 20 estados do país, atende mais de 130 grupos empresariais e gerencia mais de 320 unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia. A Esfera trabalha com inteligência de dados e informações de mercado e oferece uma plataforma única de gestão de energia, além de oferecer um atendimento personalizado e dedicado à especificidade de cada cliente e suporte regulatório.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo