Brasil,

Uso de cosméticos inadequados em crianças: Será que os pais conhecem os riscos?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiano de Abreu
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global Créditos - Foto: Divulgação / MF Press Global

Cientista, Jackeline Alecrim, explica as consequências e dá dicas de como escolher o produto certo

Ao escolher xampus e condicionadores, por exemplo, pode-se perceber uma enorme variedade de produtos específicos para crianças. A cientista Jackeline Alecrim, explica que é importante a existência dessas diferenciações porque a pele das crianças tem particularidades e exige cuidados redobrados na hora da escolha dos cosméticos. “Apesar de ser uma superfície corporal externa, a pele apresenta alta capacidade de absorver substâncias, permitindo que alcancem a corrente sanguínea e, no caso das crianças, a pele é ainda mais permeável, o que aumenta o risco de alergias e reações indesejáveis”, detalha.

Os cuidados devem, ainda, ser adequados a cada faixa etária, visto que a maturação tecidual da pele ocorre de maneira gradativa. “Aquela máxima: ‘Mas já usei e nunca aconteceu nada’, não se aplica aqui, já que estas reações podem ser silenciosas, acumulativas e tardias, fazendo com que os pais não associem a sua ocorrência ao uso”. De acordo com ela, ao utilizar produtos inadequados as crianças podem desenvolver uma maior predisposição a alergias, irritação ocular, queimaduras e até necrose hemorrágica, em casos mais graves.

No Brasil, a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA), é a responsável por fiscalizar e regularizar os produtos. Porém, mesmo sendo regulamentados, é importante que o consumidor esteja atento às especificações de cada um. “Quanto maior for a presença de conservantes, maior o risco. Os conservantes são apontados como as substâncias mais sensibilizantes e com maior potencial de causarem alergias e dermatites de contato em crianças”, exemplifica a cientista.

Além disso, por mais que seja tentador escolher os produtos coloridos e perfumados, Jackeline defende que corantes e perfumes estão no topo da lista de substâncias que podem prejudicar as crianças. “Quando for escolher sabonetes e produtos para higienização de crianças, dê preferência a formulações líquidas, suaves, que não provoquem ardência nos olhos. Sabonetes em barra, são mais irritantes, podem provocar rompimento da camada superficial lipídica da pele. O uso excessivo de formulações a base de glicerinas, também deve ser evitado, já que, o acúmulo de glicerina na pele pode levar a um efeito rebote que faz com que a pele fique ressecada e irritada”, explica.

Por fim, a cientista alerta para os riscos envolvendo os produtos de beleza infantis. “Maquiagens devem possuir baixo poder de fixação e ser facilmente removidas da pele com água, os esmaltes permitidos para crianças são à base de água de modo que saem sem a necessidade de removedor, já que os destinados a adultos possuem solventes que podem ser altamente tóxicos, atravessando facilmente as frágeis barreiras da pele infantil”, conta.

Sobre Jackeline Alecrim

Jackeline Alecrim é cientista e especialista em Cosmetologia Avançada; fundadora da empresa de cosméticos Magic Science Brasil, que é destaque nacional e internacional pela eficácia clínica de seus produtos. Jackeline também faz sucesso com dicas de saúde capilar nas redes sociais, contando com mais de 90 mil seguidores no instagram.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar