Brasil,

Natal: a comemoração pode ser inclusiva com múltiplas religiões?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jennifer da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

natal - free pik natal - free pik

Alinhada a laicidade do estado, Escola em São Paulo promove atividades que reúnem diversas crenças religiosas

O Natal é uma das mais importantes datas festivas do cristianismo, sendo celebrado anualmente no dia 25 de dezembro. Nessa festa, os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo, evento que aconteceu em Belém, na Palestina. Em outras religiões essa data também é comemorada - mas com um significado diferente. Embora sejam significações divergentes, a mensagem da data é a mesma: amor ao próximo e união.

Lucas de Briquez, Diretor Administrativo da Teia Multicultural e CEO da Asas Educação, explica um pouco das múltiplas interpretações de religiões que rodeiam a data: “em um mundo repleto de diversidade religiosa, há também diversas interpretações sobre o Natal. Na umbanda, por exemplo, a data também é lembrada como o nascimento de Oxalá. No hinduísmo, é vista como o nascimento de mais uma manifestação de Vishnu, um dos principais deuses hindus”, pontua.

No judaísmo, em dezembro é comemorado o Chanucá, que começa após o pôr do sol do dia 24 de dezembro. A festividade dura 8 dias, onde é celebrada a vitória da luz sobre a escuridão. Segundo Lucas de Briquez, no último mês do ano, a Escola Teia Multicultural promove atividades que mostram aos alunos as múltiplas interpretações religiosas sobre o mês. O contato com múltiplas culturas permite aos alunos ampliar sua visão sobre a diversidade religiosa e cultural que existe no mundo e também promove o respeito às diferenças.

“Não podemos esquecer que vivemos em um país cujo Estado é laico, ou seja: há garantia de liberdade religiosa para todos. Portanto, dentro do ambiente de ensino, é fundamental que todos os alunos - independente de crença, se sintam incluídos” declara Georgya Corrêa, Idealizadora e Diretora Pedagógica da Teia Multicultural e Diretora Pedagógica da Asas Educação.

Sobre a Escola Teia Multicultural

Somos uma escola que atende alunos desde o berçário até o último ano do ensino médio, abrangendo então, todos os segmentos educacionais. Iniciamos em 2020 nosso projeto Teia We, onde atenderemos jovens que passarão por um processo de autodescoberta em busca de sua adequação ao mundo adulto. Também oferecemos processos de formação para professores e estamos desenvolvendo uma linha de cursos para mães e pais.

Qual é o nosso diferencial?

Trabalhamos todos os conteúdos propostos pelo MEC de forma divertida, significativa e experiencial, utilizando como principal ferramenta a Arte e tendo como principal abordagem o Autoconhecimento. Somos uma escola integral, no sentido da compreensão do ser humano integral, desenvolvendo não só seu sistema cognitivo, como suas diversas inteligências, potencialidades, bem como sua saúde física e emocional.

Como aplicamos nossas práticas pedagógicas?

Desenvolvemos uma técnica na qual, em nossos planejamentos semestrais, criamos diferentes projetos artísticos e vinculamos os conteúdos da BNCC ao seu desenvolvimento (seja em sua produção ou investigação da temática proposta). Todos os nossos educadores passam por um processo próprio de formação, onde aprendem a sistematizar esses projetos e aplicá-los dentro de nossa abordagem, tendo acompanhamento semanal da coordenação e direção em nossas reuniões pedagógicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar