Brasil,

Dia Mundial de pessoas com deficiência: Um panorama sobre a inclusão de pessoas deficientes no esporte

Conheça a promessa brasileira para as próximas paraolimpíadas e atleta mais jovem do paraciclismo mundial

Hoje é celebrado o dia mundial de pessoas com deficiência. De acordo com o blog Coexiste, o início dos esportes adaptados para os deficientes surgiu no século XX com modalidades voltadas para os deficientes auditivos. A partir do ano de 1920, passaram a incluir outros tipos de deficiências e, com isso, as modalidades esportivas começaram a ser adaptadas. Desde então, esses esportes começaram a ganhar espaço no cenário esportivo. Mesmo ganhando dimensão, pouco se sabe como as pessoas especiais ingressam no esporte e qual a estrutura que eles encontram para praticarem atividade física.

Conheça a trajetória do João Victor, considerado o atleta mais jovem do paraciclismo mundial e grande promessa do Brasil para as paraolimpíadas de Paris 2024.

João HandBike @joaohandbike), assim conhecido nas redes sociais, nasceu com mielomeningocele, uma má formação que compromete o movimento dos membros inferiores e foi submetido a uma cirurgia da medula logo após seu nascimento. Hoje, João é cadeirante e, segundo ele, não faria nada diferente, tendo em vista que a cadeira abriu portas e apresentou a força para levar a vida de uma maneira leve e feliz.

Antes de se encontrar no ciclismo, o jovem atleta já era muito ligado aos esportes e passou por modalidades como basquete, natação e rugby. Mas foi nas Olimpíadas RIO 2016 que sua vida mudou, quando conheceu um atleta paraolímpico que o apresentou ao ciclismo. Desde então, o esporte esteve presente na vida do carioca e, no mesmo ano, conquistou a sua primeira Handbike de alumínio, começou a fazer corridas de 5, 10 e 20 quilômetros.

Em 2019, assim que completou 15 anos, João foi federado pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) na categoria MH4 e desde então conquistou 2 primeiros lugares na Wings For Life, corrida mundialmente conhecida e idealizada pela RedBull, e foi vice-campeão do Campeonato de Paraciclismo do Rio De Janeiro.

Recentemente, o atleta abriu uma vakinha para arrecadar fundos para comprar uma nova handbike, seu equipamentode trabalho e treino, com objetivo de disputar grandes campeonatos mundialmente conhecidos.A vakinha visa juntar cerca de R$63.000,00, já arrecadou quase R$3.000,00 e está disponível no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/handbike-nova


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo