Brasil,

Dia de São Nicolau (5/12): conheça a história do bispo que inspirou Papai Noel

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rebeca Trevizani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Sinterklaasfeest comemora o início das festas de fim de ano; tradição holandesa é celebrada no Brasil

Não é só o Papai Noel que chega para trazer os presentes das crianças no mês de dezembro. Conhecido como São Nicolau ou “Sinterklaas”, o tradicional personagem da cultura holandesa desfila em seu cavalo pelas ruas da cidade distribuindo mimos para as crianças que colocam sapatos na lareira para que o amigo das crianças deixe um presente durante a noite; cenouras também são colocadas para alimentar o cavalo.

Nicolau foi um bispo da Turquia, santificado no século IX, que ficou famoso por sua bondade e ajuda que prestava aos pobres e desamparados. Após um tempo, foi criada uma lenda sobre o santo. Nos dias de hoje, as crianças de origem holandesa acreditam que todos os anos ele embarca em um navio vindo da Espanha com seus ajudantes para presentear as crianças que se comportam.

Tradição mantida por imigrantes e adaptada à pandemia

Para celebrar a data, os imigrantes holandeses que moram na região dos Campos Gerais (PR) mantêm a tradição do país. Neste ano, devido à pandemia, a comemoração será por drive-thru, com horário marcado, e cada um terá sua chance de ganhar o presente e tirar fotos com o Sinterklaas e seus ajudantes, no dia 4 de dezembro, no Clube Castrolanda, em Castro.

Em Arapoti, colônia holandesa no Paraná, a celebração será durante a tarde com as crianças aguardando a chegada do Sinterklaas. Tânia Gerdiena Bronkhorst Kool, que é voluntária na diretoria do ensino holandês do Colégio Colônia Holandesa, conta que os pequenos ficam ansiosos com a data. “A expectativa é sempre muito grande para a chegada deste dia, começando com o calçado na frente da lareira, onde pela manhã tem um presentinho. Há também ansiedade e curiosidade para ver se o Zwarte Piet, ajudante do Sinterklaas, está à espreita, observando o comportamento das crianças”, diz Tânia.

Katia Loman, secretária da diretoria da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH), reforça que cada costume mantido e incentivado por imigrantes é importante para que novas gerações preservem as histórias de seus antepassados. “As tradições sempre valorizam e são o diferencial de toda cultura, e com o Sinterklaas não é diferente”, comenta.

Sobre a ACBH

A Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) é uma organização formada por holandeses e descendentes de holandeses no Brasil, oriundos de diversas colônias. Visa preservar o patrimônio histórico artístico e cultural holandês e brasileiro para a posteridade. Também quer incentivar, desenvolver e divulgar as várias formas de expressão cultural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar