Brasil,

Empreendedorismo na Amazônia: Projeto fomenta cadeia criativa de produtos inovadores e sustentáveis feitos com recursos locais

A potência econômica da Amazônia vem sendo discutida como a solução para as crises econômica e climática. Pensando neste aspecto, o Projeto Amazonas Sustentável (PAS), investiu na “Educação para o empreendedorismo”, iniciativa para a capacitação e orientação de empreendedores para o desenvolvimento de produtos inovadores. Juntos, os dois projetos da iniciativa têm gerado, desde 2019, um faturamento total de R $130.980,00 para as comunidades Terra Preta e Tumbira.

Projeto ‘Esse Dito Bicho’

Realizado em parceria com o Instituto A Gente Transforma, o projeto evidencia a produção de bancos de madeira inspirados no universo de histórias e fábulas da comunidade Terra Preta, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro. A criação destes produtos florestais é apoiada diretamente, com o desenvolvimento de marcas e estruturação comercial. Esta estratégia é voltada para fomentar e integrar a cadeia criativa de produtos inovadores e sustentáveis feitos com recursos locais.

As peças são comercializadas pela Dpot Objeto, loja localizada em São Paulo. As iniciativas trouxeram renda para marceneiros, artesãos e seus familiares, e impactam na gestão do modelo de negócio e na organização dos planos de manejo. De 2019 a 2020, foram vendidas 67 peças, com mais de 80 famílias beneficiadas e um faturamento de R$ 49,8 mil.

Coleção Tumbira

Para minimizar os efeitos negativos econômicos e sociais causados pela Covid-19, o PAS idealizou a estratégia “Coleção Tumbira”, composta por vasos esculpidos que utilizam madeira proveniente do manejo sustentável. As peças foram criadas pelos arquitetos Marcelo Rosenbaum e Fernanda Marques, em colaboração com o artesão Manoel Garrido, da comunidade Tumbira, situada na RDS do Rio Negro. Esse trabalho contou com a parceria do Instituto A Gente Transforma.

A Coleção Tumbira nasceu na oficina do Manoel Garrido, no local que antes pertencia ao pai dele e de onde já saíram centenas de barcos feitos a mão. Assim como o trabalho realizado na oficina, o processo de criação das peças da Coleção foi baseado em princípios de troca, colaboração e compartilhamento. Como parte do Projeto Amazonas Sustentável, o lucro gerado pela venda das peças retornou para o Tumbira, e hoje representa uma das principais fontes de renda para a comunidade.

Sobre o Projeto Amazonas Sustentável

Criado em 2018, o Projeto Amazonas Sustentável é uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Petrobras, desenvolvido com o objetivo de disseminar estratégias educacionais voltadas para a conservação ambiental e sustentabilidade nas regiões remotas da Amazônia. A iniciativa investe, principalmente, em ações para dar voz e desenvolver ações conjuntas com as populações tradicionais que vivem em comunidades na Amazônia.

Desde 2019, o PAS tem impactado positivamente a vida de comunidades remotas do Amazonas e já beneficiou mais de 21 mil pessoas com programas de educação, geração de renda, redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, entre outras ações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo