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Copart participa de Missão Empresarial Nova York 2021

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Presença em evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, que contará com cerca de 50 integrantes, entre empresários e gestores públicos em busca de investimentos, reforça a importância estratégica de São Paulo e do País para os negócios da cia

A Copart do Brasil - referência na organização de leilões extrajudiciais de veículos - participa da Missão Empresarial Nova York 2021, que ocorre de 1 a 4 de dezembro. Organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (INVESTSP), o evento contará com um seleto grupo de empresários e uma delegação do poder executivo paulista.

Além do lançamento do quarto escritório internacional em Nova York, após o grande sucesso das unidades da China, Emirados Árabes e Europa, a agenda prevê encontros com os maiores investidores e bancos dos Estados Unidos, centro de tecnologia da Cornell University e desenvolvedores de projetos inovadores, como o Hudson Yards.

Adiel Avelar, presidente da Copart no Brasil, espera que a participação no evento promovido pelo executivo paulista contribua para fortalecer os compromissos da empresa com os investimentos já realizados, bem como ampliar o conhecimento das autoridades acerca da atuação da empresa no estado e no país.

"A Copart é uma multinacional americana com atuação em mais de 10 países em diferentes continentes. Integrar a missão empresarial demonstra a importância estratégica de São Paulo - um estado reconhecidamente pro-business e favorável ao ambiente de negócios - e do Brasil, para a operação da companhia e outros investidores internacionais", revela Adiel.

A Copart, Inc., fundada em 1982, é líder global em leilões de veículos online. A tecnologia inovadora da companhia e a plataforma de leilão online conectam vendedores a mais de 750.000 membros em mais de 170 países. A empresa oferece serviços de processamento e venda de veículos para concessionários, desmontadores, reformadores, exportadores e ao público em geral.

A Copart organiza leilões para a venda de veículos de seguradoras, bancos, financeiras, instituições de caridade, operadoras de frotas, concessionárias, locadoras de veículos e pessoas físicas. Com operações em mais de 200 localidades em 11 países, ela disponibiliza mais de 250.000 veículos para venda online todos os dias. A companhia apresentou US$ 2,2 bilhões em receita global no ano fiscal mais recente, que terminou em 31 de julho de 2021.

A Copart é S&P500, indicador financeiro que lista as 500 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos. A companhia também integra a lista da Forbes "Future 50" - Best Long-Term Growth Potential, entre as companhias com melhor potencial de crescimento no longo prazo.

No Brasil desde 2012, a organizadora de leilões vende anualmente mais de 60 mil veículos de instituições financeiras, lojas, seguradoras e empresas de locação de veículos em sessões realizadas por leiloeiros oficiais registrados nas Juntas Comerciais dos estados. A Copart possui pátios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e Amazonas.

Embora São Paulo represente o principal mercado - com oito pátios -, a empresa acabou de anunciar a expansão de suas atividades para a região Centro-Oeste do país. Com a operação em Goiás, a Copart passou a contar com 15 pátios no Brasil, além de outros serviços para garantir aos clientes a melhor experiência na gestão e venda dos veículos em leilões.

"Os serviços prestados pela Copart vão além da organização dos leilões. Investimos e atuamos para oferecer um mix de serviços mais amplo a fim de trazer boas condições de negócios para quem usa nossa plataforma e pretende adquirir um veículo e evitar a depreciação do bem para quem vende, por meio da rentabilização do ativo no menor tempo possível", observa Adiel Avelar.

Para o executivo, os sistemas e as plataformas próprias da Copart para oferta de veículos on-line têm contribuído para ampliar a transparência, a competitividade, a eficiência e a inovação da leiloaria nacional. Segundo estimativas, o setor comercializa 600 mil veículos, por meio de leilões administrativos, judiciais e extrajudiciais e rurais, e movimenta cerca de R$ 15 bilhões ao ano, de acordo com a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras).

Estudo da GO Associados, do economista Gesner Oliveira, projeta que o mercado de leilões pode crescer até 35 vezes se os pregões fossem realizados totalmente on-line. De acordo com o levantamento, para que isso aconteça é necessário modernizar a lei às melhores práticas internacionais, como já acontece nos Estados Unidos e Reino Unido, ou aos modelos já implantados no Brasil sem a figura de um leiloeiro, como no caso dos leilões eletrônicos de bens feitos por órgãos públicos, como Receita Federal e Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Crescimento do mercado de leilões

Com o início da pandemia de covid-19, que obrigou comércios não essenciais baixar as portas ou trabalhar em horário especial, como no caso de concessionárias e lojas de veículos seminovos, as restrições fizeram com que os consumidores recorressem aos leilões on-line para adquirir automóveis. Desde então, a quantidade de participantes em cada leilão virtual organizado pela Copart passou de 7 mil para 12 mil pessoas, alta de 71%. Mensalmente são cerca de 400 mil usuários participantes de pregões conduzidos por leiloeiros.

O setor foi impulsionado ainda pela crise de produção de montadoras por falta de insumos, como aço, materiais plásticos e pneus, além de componentes eletrônicos, o que têm ocasionado paradas frequentes na produção. Com a disparada do valor dos carros novos, que registra cerca de 20% de incremento nos últimos 12 meses, segundo levantamento da KBB Brasil, cresceu o interesse pelos seminovos e usados.

Isso se refletiu também no mercado de leilões, que apresenta boas oportunidade para quem tem interesse em fechar um bom negócio em condições mais competitivas.

Perfil dos compradores

De acordo com pesquisa realizada pela Copart, o cliente pessoa física responde por 70% das compras realizadas nas plataformas e sistemas da empresa. Os clientes na faixa etária de 30 a 49 anos representam 61% dos compradores. Setenta e oito por cento (78%) dos clientes são das regiões Sul e Sudeste do país.

Os carros da GM são os campeões de venda, com 17%. Em seguida vem os veículos da Fiat (14%) e VW (13%). Os veículos e motos da Honda respondem por 12%, Ford 12% e Renault 7%.

Sobre a Copart

A Copart é uma empresa multinacional norte-americana com ações na NASDAQ e presente em onze países nas Américas, Europa e Ásia. Presente no Brasil desde 2012, a atuação da Copart é voltada à organização de leilões extrajudiciais de veículos. Com foco em seguradoras, financeiras, bancos e locadoras, a Copart emprega as mais altas tecnologias, inovação e melhoria constante de processo para garantir menor cycle time, rápida monetização do bem e maior rentabilidade ao cliente.


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