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Live commerce: o 'reality show' das compras online vira febre no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Claudia Silva
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Instagram registrou aumento de 70% na modalidade Live commerce; especialista explica como empreender por meio das transmissões ao vivo

Cada vez mais o comércio digital tem se reinventado para alcançar o maior número de usuários e aumentar suas vendas. Segundo uma pesquisa do Business Insider, o Instagram registrou um aumento de 70% no uso desse recurso na plataforma desde o início da pandemia, em março de 2020. Com consumidores dispostos a ter novas experiências e empreendedores acompanhando esse movimento, as lives commerces estão se tornando tendência no mundo digital.

Segundo Bruno de Oliveira, CEO e fundador do Ecommerce na Prática, maior escola de e-commerce do país, esse modelo de vendas se tornou uma ótima estratégia para os pequenos e médios empreendedores durante a pandemia no Brasil, já que é uma modalidade de venda que une a live streaming com o comércio eletrônico, trazendo novidades e entretenimento.

Direto da China

Essa estratégia começou na China mas está se popularizando cada vez mais no restante do mundo. A maior vantagem é que o vendedor, empreendedor ou apresentador cria mais engajamento com o cliente resultando em mais conversão de vendas.

“Esse novo formato já é visto como tendência e pode revolucionar a indústria do varejo, além de poder mudar a forma de consumo das pessoas e aumentar o número de conversão, já que uma das maiores dificuldades do mercado online é apresentar o produto da melhor maneira para que o consumidor não desista da compra”, explica Bruno. Com a live commerce os apresentadores podem fazer reviews, que são uma forma de quebrar essa objeção e ainda estimular a venda imediata do produto, com pessoas instigando o consumo”, conclui.

O especialista elencou 3 dicas de como investir nesse formato de vendas. Veja abaixo:

Como começar?

A empresa que pretende promover uma live commerce não, necessariamente, precisa ser uma grande marca. O empreendedor mesmo pode divulgar os produtos nas redes sociais ou pode fazer parcerias com influenciadores que estão ao seu alcance. Mas precisa planejar e pensar em estratégias que funcionam com o público-alvo, datas e horários interessantes e não tornar a live uma rotina, já que os consumidores gostam de novidades. Oferecer peças exclusivas, descontos nos produtos, fretes grátis e entregas mais rápidas podem auxiliar a produzir uma live mais lucrativa e com maiores índices de conversão.

Como atrair o público?

É importante que o apresentador seja convincente e que a marca utilize de gatilhos mentais para estimular aquela venda, como ‘o desconto é só hoje!’. Dessa forma, quem está assistindo, muito provavelmente, irá se convencer que precisa daquele produto ou serviço. Mas além disso, o evento precisa ser uma forma de entretenimento e de passar segurança para quem o assiste.

Como impulsionar as vendas?

Essa estratégia pode ser tão interessante para a marca, quanto para a loja, como para o consumidor. “Diversos consumidores têm o costume de comprar após assistir vídeos sobre o produto, portanto essa é uma forma de satisfazer essa necessidade do cliente. Além disso, ao acompanhar a live, ele pode ficar mais tempo acessando o site da loja e assim escolhendo mais produtos. Por fim, a live commerce serve como impulsionamento da empresa nas redes sociais”, finaliza Oliveira.

Sobre o Ecommerce na Prática

Fundado em 2016 pelo empresário Bruno de Oliveira, o EnP - Ecommerce na Prática é a maior escola de e-commerce do Brasil. Tem como objetivo capacitar empreendedores para o mercado de e-commerce, por meio de uma metodologia exclusiva que ensina a planejar, construir, validar e alavancar as vendas em qualquer nicho de mercado. A empresa possui mais de 40 mil alunos, que juntos já venderam mais de R$ 2 bilhões pela internet.


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