General Mills participa do "Dia de MOVER", maior ação corporativa de letramento racial promovida no país

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Oliver Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Evento virtual reuniu no último dia 23 de novembro, 1,3 milhão de colaboradores da General Mills e de outras 46 empresas do Movimento pela Equidade Racial (MOVER) para uma reflexão sobre as desigualdades na sociedade e no mercado de trabalho

No dia 23 de novembro, centenas de colaboradores de todas as unidades da General Mills no país fizeram uma pausa em suas atividades de rotina durante 1 hora para falarem sobre racismo estrutural e sobre a importância do engajamento de todos no combate à desigualdade racial na sociedade e no mercado de trabalho. O evento, chamado "Dia de MOVER", celebrou um ano do compromisso público assumido pelo Movimento pela Equidade Racial (MOVER), do qual a General Mills é uma das 47 signatárias, e estava em alinhamento com um de seus pilares de atuação: o de conscientização.

A iniciativa envolveu a realização de uma live com rodas de conversa, vídeos, entrevistas e participação de personalidades reconhecidas na luta pela igualdade racial, como Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR); Grabriela Augusto, diretora da Transcendemos; e Helen Pedroso, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

Na General Mills, a ação foi amplamente divulgada para gerar engajamento e reflexão de todos os colaboradores a respeito da necessidade urgente de ação em medidas efetivas antirracistas. Além das ações do MOVER, a empresa tem realizado, ao longo de novembro, mês da Consciência, diversas ações de conscientização e combate ao preconceito.

Como signatária do MOVER, a General Mills reforçou seu compromisso público como agente de transformação da sociedade e do mercado de trabalho, somando forças com outras 46 empresas para evoluir coletivamente em uma jornada antirracista.

"Em nosso processo interno de construção de um ambiente corporativo mais diverso, igualitário e inclusivo, estamos intensificando ações e programas como forma de avançar na temática racial, alinhado à nossa nova estratégia de Diversidade & Inclusão (D&I). Em novembro, promovemos uma série de eventos internos, com o intuito de educar, sensibilizar e gerar reflexões sobre o combate ao racismo no ambiente de trabalho e em situações diversas do dia a dia. Além disso, criamos recentemente um banco de currículos dedicado à contratação de pessoas negras que tenham interesse em trabalhar na General Mills Brasil e abrimos um edital em parceria com o Fundo Baobá para Equidade Racial para um projeto que impulsionará empresas do ramo alimentício fundadas e geridas por negros. Temos evoluído nessa trajetória, mas temos consciência de que ainda há muito a ser feito", destaca Bruna Gameiro, gerente de Recursos Humanos e Diversidade & Inclusão da General Mills Brasil.

Nos Estados Unidos, a General Mills também assumiu o compromisso de dobrar o número de negros ocupando cargos de gerência e os gastos com fornecedores negros ou que façam parte de minorias, além de aumentar em 25% a representatividade de minorias internamente. No Brasil, a empresa definiu metas específicas para contratação e promoção de profissionais negros até 2025, para gerar diversidade também em cargos estratégicos.

Sobre o MOVER

O MOVER e suas 47 associadas pautam sua atuação, ações e investimentos em três pilares: Liderança, Conscientização, Emprego e Capacitação. Entre as principais metas do grupo, está a geração de 10 mil novas posições para pessoas negras em cargos de liderança até 2030, por meio de uma série de ações internas nas empresas, que incluem processos mais inclusivos de recrutamento e seleção e de aceleração de carreira.

Outra meta é gerar oportunidade para 3 milhões de pessoas negras, por meio de editais de bolsas de estudo, mentorias, conexão com mercado de trabalho e apoio a entidades negras com foco em educação, empregabilidade e empreendedorismo. O MOVER pretende ainda ser uma plataforma de apoio na conscientização da população em geral quanto ao racismo, por meio de patrocínio de conteúdos audiovisuais e comunicação em mídias e pontos de venda, entre outras ações. O investimento previsto para a realização das iniciativas do MOVER nos primeiros três anos é de R$ 45 milhões.

O MOVER é formado pelas empresas Alcoa, Aliansce Sonae, Ambev, Americanas S.A, Arcos Dorados-McDonald’s, Atento, Bain & Company, BRF, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, CSN, Danone, Descomplica, DHL Supply Chain, Diageo, Disney, EF, General Mills, Gerdau, GPA, Grupo Carrefour Brasil, Heineken, JBS, Kellogg, Klabin, Kraft Heinz, L’Oréal Brasil, Lojas Renner, Magalu, Manserv, Marfrig, MARS, Michelin, Mondelëz International, Moove, Nestlé, PepsiCo, Petz, RD - Raia Drogasil, Sodexo, Tenda Atacado, UnitedHealth Group Brasil, Vale, Via, XP Inc. e 3M.

Informações detalhadas sobre o MOVER e os três pilares de atuação do Movimento estão disponíveis no site www.somos mover.org.

Sobre a General Mills

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie's, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Kitano e Mais Vita, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.