Brasil,

3 perguntas para você se fazer ao ler a Bíblia

Imagem: Andrik Langfield Imagem: Andrik Langfield

Você já achou que ler a Bíblia pode ser um tanto difícil, cansativo e confuso? E também não é por falta de tentativa. Já existem versões mais contemporâneas da Bíblia, com comentários e espaço para anotações, na esperança de capturar cada revelação ou versículo que fala conosco.

Mesmo assim, o diário permanece vazio e o tempo de silêncio logo se torna uma árdua tarefa. “Por que ler a Bíblia?” Começamos a nos perguntar.

Não vamos nos desesperar! O tempo de silêncio pode, na verdade, ser um acontecimento animado e transformador, quando encontramos Deus de maneiras novas e revigorantes. Tente fazer essas perguntas ao se aprofundar na Bíblia.

Qual a minha expectativa para esse momento?

Nosso tempo de leitura bíblica é transformado quando liberamos nossas expectativas e apenas nos aproximamos de Deus. —Tiago 4:8

É fácil ver a leitura bíblica como outra tarefa, algo a mais para marcar em nossa lista de “coisas a fazer”, e então fazemos isso por obrigação, e, muitas vezes, com a expectativa de que aprenderemos algo específico. Mas e se virmos este tempo apenas como uma forma de aprofundar o nosso relacionamento com Deus?

Pensar na leitura da Bíblia como um tempo de qualidade com Deus pode nos livrar do fardo de tentar ler o suficiente, aprender o suficiente ou ter uma revelação que transforma o mundo. Isso nos ajuda a ver isso como uma oportunidade de nos envolver não apenas com o dom da Palavra, mas, mais importante, com o próprio doador.

É fácil ver a leitura da Bíblia como outra tarefa, outra coisa para marcar nossa lista de “coisas a fazer”, e então fazemos isso por obrigação, e muitas vezes com a expectativa de que aprenderemos algo específico. Mas e se virmos este tempo simplesmente como uma maneira de aumentar nosso relacionamento com Deus?

Pensar na leitura da Bíblia como um tempo de qualidade com Deus pode nos livrar do fardo de tentar ler o bastante, aprender o suficiente ou ter uma revelação que transforma o mundo. Isso nos ajuda a ver isso como uma oportunidade de nos envolver não apenas com o dom da Palavra, porém, mais importante, com o próprio doador — fazer perguntas, compartilhar dúvidas e orar enquanto fazemos a leitura bíblica.

Assim, vamos buscar um vínculo mais profundo com Deus, abordando Sua Palavra sem uma ordem do dia, confiando que, conforme nos aproximamos do Senhor, Ele será fiel para fazer o mesmo (Tiago 4:8).

O que isso me ensina sobre Deus?

As impressões do caráter de Deus podem ser encontradas por toda a Bíblia, todas nos direcionando à maior história do nosso Pai que jamais muda. — Salmo 116:15

Se tivéssemos crescido frequentando a Escola Dominical, estaríamos familiarizados com a música “Sim, Cristo me ama”, e provavelmente seríamos nutridos com uma dieta constante de histórias bíblicas conhecidas. À medida que envelhecemos e relemos essas histórias, é fácil ignorar a batalha de Davi com Golias e o tempo de Jonas na barriga do grande peixe, reduzindo-os em nossas mentes a antigos e conhecidos contos.

Mas se olharmos para essas histórias e toda a Bíblia uma vez mais, e nos perguntarmos o que elas nos dizem sobre quem é Deus? Como a fidelidade divina e a provisão da natureza se manifestam na vida agitada de José? Considere a sabedoria e misericórdia que inspirou as leis do Antigo Testamento. Como podemos, assim como o salmista, ver a graça e a compaixão de Deus, mesmo no sofrimento (Salmo 116:3-6)?

Procurar exibições do caráter de Deus nos ajuda a ver como até mesmo as partes difíceis, confusas ou conhecidas da Bíblia nos apontam para a natureza amorosa, boa e imutável de Deus. Isso nos dá uma alça para segurar, especialmente quando nos deparamos com passagens difíceis ou confusas.

O que Deus quer me dizer?

Sua Palavra age de maneira poderosa em nossas vidas para nos desafiar e transformar, à medida que refletimos em sua importância para o nosso viver. —Hebreus 4:12

Muitas vezes, já desejamos que Ele descesse trovejando do céu com uma resposta para os problemas de nossa vida. Mas gastar tempo lendo as Escrituras é uma maneira de ouvir ao Senhor — mas não da maneira que poderíamos esperar. Não encontraremos o nome específico da empresa para a qual devemos (ou deveríamos) trabalhar, da pessoa com quem devemos nos casar, ou um guia passo a passo sobre como lidar com a agitação em nossa família.

Mas a Bíblia está viva e ativa (Hebreus 4:12). É repleta de palavras de sabedoria, sobre como amar uns aos outros (João 13: 34-35), perdoar uns aos outros com compaixão (Efésios 4:32) e, o mais importante, buscar a Deus acima de tudo (Mateus 6:33). Ela nos aponta a oração e o Espírito Santo para nos orientar em relação a isso.

Enquanto lemos, vamos refletir sobre como Deus pode nos levar a aplicar a sabedoria bíblica a uma situação específica em nossa vida.

A Bíblia é um livro importante que transforma nossas vidas à medida que nos convence e nos corrige. Porém, mais do que isso, gastar tempo lendo a Bíblia aprofundará nosso relacionamento com o nosso Criador, pois teremos vislumbres dele por toda a Bíblia, apontando-nos para o nosso Deus que é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hebreus 13:8).

Originalmente publicado no ymi.today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.

SOBRE PÃO DIÁRIO

Por mais de 83 anos, somos um ministério cristão com a missão de fazer a palavra transformadora da Bíblia compreensível e acessível a todos por meio de recursos bíblicos. Contamos com 38 escritórios em todos os continentes e estamos presente em 150 países, com materiais traduzidos para 58 idiomas. Mais que um devocional, nós somos uma missão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo