Brasil,

Em operação inédita no Brasil, Smart Luz fecha financiamento de R$ 925 milhões para a PPP de iluminação pública do Rio de Janeiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniella Vianna
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A Smart RJ Concessionária de Iluminação Pública SPE S.A (Smart Luz) realizou emissão de R$ 925 milhões em debêntures de infraestrutura não conversíveis para o financiamento da PPP de iluminação pública do município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma operação inédita no Brasil para o setor de Parcerias Público-Privadas e que tem a garantia do United States International Development Finance Corporation (DFC), braço do governo norte-americano para o apoio ao desenvolvimento de infraestruturas no exterior.

A Smart Luz é, desde abril de 2020, a concessionária do serviço de iluminação pública da cidade do Rio de Janeiro e a emissão de debentures financiará os investimentos para a implantação do maior projeto integrado de Cidade Inteligente da América Latina, que inclui a modernização com tecnologia LED e operação das mais de 450.000 luminárias de Iluminação Pública da cidade. Além disso, haverá a implantação de uma rede de IoT (Internet das Coisas) que conectará remotamente as luminárias LED e mais de 25.000 sensores adicionais, incluindo câmeras, sensores semafóricos e pontos de acesso WiFi gratuito com todos os ativos conectados e gerenciados em um novo Centro de Controle Operacional, ampliando a capacidade existente do Centro de Operações (COR) da Prefeitura.

Após a finalização do investimento, a Smart Luz projeta uma redução mínima de 65% no consumo de energia elétrica, o que equivale a uma redução na emissão de toneladas de CO2 equivalentes de, no mínimo, 100.000 t/ano. Além dos grandes impactos diretos, o projeto vai criar a plataforma de base para o desenvolvimento de uma Cidade Inteligente e é determinante para que o Rio de Janeiro cumpra os seus objetivos de sustentabilidade e resiliência.

“A conclusão desta estrutura de financiamento, inédita no Brasil, demonstra a atratividade para o mercado de capitais internacional das PPP de iluminação pública e o fomento à sustentabilidade das cidades que elas oferecem, especialmente quando os projetos estão gerenciados por empresas com a profissionalização e experiência necessária para buscar soluções criativas em um cenário complicado para o investimento estrangeiro no país”, afirma Carlos Sanchez, presidente da Smart Luz.

“O apoio e interesse de grandes grupos internacionais e a principal agência de apoio ao investimento privado do governo dos Estados Unidos de América atestam a atratividade do projeto e o poder transformador que estamos trazendo para a qualidade de vida de todos os cariocas. É um marco muito importante que nos permitirá continuar crescendo e trazendo soluções inovadoras de alta tecnologia para que o Rio de Janeiro seja líder indiscutível em Smart Cities ao longo dos 20 anos que vai durar a concessão”, conclui

Títulos sustentáveis

As debêntures locais foram adquiridas por uma sociedade offshore e revendidas como Notas Sênior com Garantia Real e classificadas como Sustentáveis, por meio da regra 144A/Reg S da SEC (Security and Exchange Commision), que são emissões de dívidas para venda exclusiva a investidores institucionais nos Estados Unidos e investidores estrangeiros. A Goldman Sachs & Co. LLC atuou como coordenador global, bookrunner e agente de estruturação das notas sustentáveis. A Goldman Sachs do Brasil Banco Múltiplo S.A é o Coordenador Líder.

As notas estão garantidas pelo United States International Development Finance Corporation (DFC), sendo a primeira emissão para um projeto de PPP de infraestrutura com rating escala global AA+ (Fitch) e Aa1 (Moody´s). A transação supõe um novo marco no desenvolvimento de financiamento internacional de parcerias público-privadas brasileiras, representando uma nova alternativa ao financiamento local tradicional de projetos de infraestrutura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar