Brasil,

Portal Solar abre a Semana da Engenharia com palestra sobre projetos de energia solar em telhados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thiago Nassa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Alexandre Eustaquio Rosa, Coordenador de Projetos do Portal Solar Franquia, contou aos alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro como é feito o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos para micro e minigeração distribuída

O Portal Solar, especialista em energia fotovoltaica com mais de 100 franquias no país, participou nesta segunda-feira (23) da abertura da Semana da Engenharia Elétrica (SENEL), organizada por alunos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento gratuito continua virtualmente pelo Youtube até a próxima sexta-feira (26/11), com duas palestras por dia, sendo uma na parte da manhã e outra a noite.

Na primeira palestra, o mestre em Engenharia Elétrica Alexandre Eustaquio Rosa, Coordenador de Projetos do Portal Solar Franquia, contou aos alunos como é feito o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos para micro e minigeração distribuída e explicou quais são os parâmetros técnicos que precisam ser respeitados na hora de projetar uma usina em telhados.

Mestre em Engenharia Elétrica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP-Portugal) e engenheiro graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Eustáquio é especialista em instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica.

“Seremos cada vez menos dependentes de combustíveis fósseis. Um exemplo são os veículos que passarão a ser elétricos. Nada melhor que ter uma energia limpa e barata em nossas casas para abastecer esses veículos”, afirmou Eustaquio.

O Coordenador de Projetos do Portal Solar explicou as definições regulatórias sobre micro e minigeração de energia, apresentou os principais componentes do sistema para cada tipo de projeto e compartilhou as principais equações para os estudantes de engenharia da UFRJ. Além disso, foram utilizados dois estudos de caso para exemplificar a diferença de um sistema no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Fortaleza (CE). Clique aqui para assistir a palestra.

“É uma paixão trabalhar com energia solar. Transformou a minha vida e vai transformar o mundo”, completou, reforçando que o mundo caminha para um futuro sustentável e, portanto, os sistemas de geração fotovoltaicos serão cada vez mais comuns em casas e empresas.

Também na segunda-feira, o diretor do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, Fernando Ribeiro de Melo Nunes, palestrou sobre a Integração do Hidrogênio Verde com as Fontes Solar e Eólica. Nesta terça-feira (23), o pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), apresentou um minicurso sobre o programa computacional ANAREDE, o mais usado para análise de Sistemas Elétricos de Potência no Brasil. Também está previsto hoje a palestra sobre Sistemas Isolados do Sistema Interligado Nacional (SI-SIN), com a analista da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Michele Souza.

SENEL 2021

O tema do SENEL 2021 é “Os caminhos da Energia”, trazendo palestras e cursos sobre geração, transmissão, distribuição de energia, novas tecnologias e mercado de trabalho. O evento, patrocinado pelo Portal Solar, acontece de forma totalmente online entre 22 e 26 de novembro.

Para o CEO do Grupo Portal Solar, Rodolfo Meyer, a missão do Portal Solar sempre foi informar os consumidores e ajudar a educar o mercado fotovoltaico. “Compartilhar o conhecimento e formar novos profissionais é parte do propósito do Portal Solar. Sonhamos com o dia em que milhões de telhados serão ocupados pela energia solar no Brasil, assim como já acontece em nações mais desenvolvidas como a Austrália, a Alemanha e nos Estados Unidos”, concluiu.

Sobre o Portal Solar

O Portal Solar é o primeiro e maior portal de internet especializado em energia solar do Brasil. Através do modelo de franquias, fornece soluções para residências, comércios e indústria produzirem a sua própria energia elétrica através da energia solar fotovoltaica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar