Brasil,

Acidentes de trabalho têm queda no País, mas ações de prevenção precisam ser continuadas

Ao longo da semana construtora em Goiânia vai alertar colaboradores quanto a cuidados na obra e com a saúde

A quantidade de acidentes de trabalho no Brasil caiu de 725.664, em 2013, para 582.507, em 2019 (números absolutos). A taxa de incidência – que considera o número de acidentes em relação ao número médio anual de vínculos – também apresentou queda durante o mesmo período, saindo de 16,93 para 13,97. Os dados, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, são importantes, mas é preciso continuar avançando na conscientização para o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e outras medidas para reduzir as ocorrências ainda mais.

Na construção civil o assunto é prioridade na rotina dos colaboradores. O uso dos equipamentos de proteção e outras ações de manutenção da saúde no trabalho são temas abordados constantemente nos Diálogos de Segurança nos canteiros de obras e, ainda assim, anualmente as empresas se dedicam a uma programação especial para interagir e divulgar informações importantes, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Em Goiânia, a Opus Incorporadora está realizando a ação ao longo desta semana. “É preciso conscientizar, atualizar e tirar dúvidas dos trabalhadores com frequência, temos de alertá-los sempre, tanto em relação aos cuidados na obra quanto aos cuidados consigo mesmo, com sua própria saúde”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.

A Sipat acontece simultaneamente nas cinco obras em andamento da empresa na capital, Deck 23, Acqua, Gyro Vaca Brava, Gyro Rooftop, Araguaya, Penthouses e Trya. Diversos temas serão abordados com os colaboradores e de diferentes formas. Acontecerão palestras sobre saúde mental e emocional, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de saúde e segurança. Haverá ainda dinâmica e gincana sobre acidentes de trabalho, além de teatro sobre ergonomia no canteiro de obras.

De acordo com a supervisora de segurança da Opus Incorporadora, Adriana Garcia da Silveira, os assuntos da Sipat são escolhidos pela demanda. “São necessidades que percebemos durante o ano, temas que são relevantes para serem abordados com os funcionários”, explica ela, citando que em cada dia a Sipat acontece no início do expediente e tem duração média de 40 minutos.

A enfermeira do trabalho Nara Borges é uma das palestrantes da Sipat Opus e um dos temas que irá abordar com os colaboradores é a Importância da prevenção: Saúde e Segurança. “Eu falo de comportamento seguro no trabalho, em casa e no trânsito. Como a qualidade de vida em casa influencia no trabalho e vice-versa. Comento ainda sobre negligência, imperícia e imprudência no serviço. Falo de postura e condutas de forma geral para evitar agravos, como a importância do uso de EPIs corretamente”, destaca a profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo