Brasil,

Moda inclusiva: como a moda pode ajudar na autoestima das pessoas com deficiência

A estilista e empresária ítalo-brasileira, Anne Garcia, fala sobre a importância das marcas investirem na moda inclusiva

Você já ouviu falar sobre moda inclusiva? Resumidamente, a moda inclusiva é o desenvolvimento de roupas pensadas para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Para isso, as peças levam em consideração alguns fatores importantes, como a mobilidade e ergonomia no processo de criação das roupas, comprimentos diferenciados - como o tamanho da manga de uma camisa ou da perna de uma calça - além do design, estilo e tendências de mercado.

Para abordar sobre a importância das marcas investirem na moda inclusiva, a estilista e empresária ítalo-brasileira, Anne Garcia, fala sobre como as peças devem ser pensadas para permitir a autonomia nas escolhas, além de ajudar na autoestima, visto que com mais opções no mercado, maiores serão as chances das pessoas com deficiência encontrarem o look ideal para seus gostos. "Em primeiro lugar, a moda precisa ser feita e pensada para todos os tipos de corpos. Todos devem ter facilidade para encontrarem as roupas que querem nas lojas, afinal, é muito frustrante gostar de uma peça e não poder utilizar ou ter que reformar por inteiro para poder se ajustar ao corpo", comenta Anne Garcia.

Para a estilista, a comodidade e a facilidade para que as pessoas consigam ter autonomia para se vestirem são pontos que devem ser levados em consideração na hora de comprar uma peça. Por isso, alguns tecidos, como algodão e linho, são muito indicados. "Esses tecidos são leves, confortáveis e atemporais. Por isso, são recomendados para qualquer ocasião, visto que oferecem praticidade, além de formarem composições muito elegantes", afirma a empresária.

Na visão da especialista, a moda inclusiva é essencial para elevar a autoestima das pessoas com deficiência, pois elas se sentem acolhidas pelo mercado e podem vestir o que quiserem sem se preocupar com roupas que possam prejudicar a mobilidade, por exemplo. "Muitos acabam se sentindo excluídos do mundo da moda porque não encontram marcas que estejam dispostas a oferecer o que precisam e isso é muito ruim. Por isso, quanto mais marcas passarem a investir na moda inclusiva, inclusive em modelos com deficiência em capas de revistas, mais as pessoas se sentirão representadas", reflete Anne.

Para a empresária, além do investimento em roupas acessíveis, as lojas também precisam pensar em seus layouts e comunicação para atender todos os públicos. "A comunicação utilizada pelas marcas deve ser clara e objetiva para todos os clientes, além de utilizarem pessoas com deficiência em seus anúncios. A questão do layout também é fundamental, afinal, as lojas físicas e online devem estar preparadas para recepcionar o público da melhor maneira possível", explica a estilista.

"Sempre dê preferência para as lojas que ofereçam roupas para todos os públicos. Algumas marcas já trabalham com esse propósito, então é fundamental que a sociedade apoie essas empresas. Quanto maior a procura, maior o incentivo para as marcas começarem a pensar ainda mais na moda inclusiva", finaliza Anne Garcia.

Siga a estilista no Instagram e fique por dentro das novidades:

Sobre Anne Garcia

Anne Garcia é uma jovem empresária ítalo-brasileira, estilista e divide a vida entre a Itália e o Brasil por conta de seus diversos empreendimentos. Anne morou na Itália por mais de 15 anos, onde adquiriu conhecimento e experiência em moda. Em Roma, Anne estudou moda e aprendeu técnicas handmade (confecção de peças artesanais), onde despertou sua paixão pelo setor. Em 2013, lançou biquínis de luxo com detalhes em ouro e diamantes, para a alta sociedade italiana e árabe. Atualmente, na Itália, possui uma produtora de filmes independentes chamada PONNTO PRODUCTION. Considerado um dos pilares de seus negócios, Anne Garcia visa atender seu público com dicas sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente no mundo da moda. Além disso, a empresária estuda para lançar linhas que possam ajudar a natureza ao longo dos anos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo