Brasil,

BRF Leva Energia Limpa Às Suas Instalações De Distribuição Nos Emirados Árabes E Omã

Iniciativa, em conjunto com a Global Shipping & Logistics e AL Madina Logistics Services, faz parte do plano da BRF de se tornar Net Zero até 2040

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, dá mais um importante passo em sua intensa jornada de sustentabilidade. A empresa anuncia que seus parceiros Global Shipping & Logistics (GSL), de Dubai, dos Emirados Árabes Unidos, e a Al Madina Logistics Services (AMLS), de Omã, investiram mais de US$ 4 milhões em painéis solares em instalações de distribuição onde a BRF realiza suas operações logísticas. A ação está em sintonia com o objetivo da Companhia de se tornar Net Zero até 2040.

A ação está ainda em linha com o planejamento estratégico da BRF Visão 2030, que visa elevar a receita anual da empresa para mais de R$ 100 bilhões na próxima década. A Companhia entende que é necessário investir em sustentabilidade em um mercado cada vez mais competitivo e exigente por parte de seus consumidores.

Na unidade da AMLS, em Omã, foram implantados painéis solares fotovoltaicos de 2,1 MW, tornando o local o sistema solar em telhado de maior capacidade de Omã, com uma redução de 2.400 toneladas/ano de emissões de CO2. Já na unidade GSL, nos Emirados Árabes Unidos, foram instalados painéis solares fotovoltaicos (PV), que permitem reduzir a poluição, produzir energia elétrica com mais rapidez e menor dependência de combustíveis fósseis. É a maior instalação fotovoltaica em um único telhado na região de Dubai Industrial City (DIC) e tem capacidade de 6 MW, permitindo uma redução das emissões de CO2 em até 4.100 toneladas/ano. Para se ter uma ideia da escala do potencial de energia solar, a unidade dos Emirados Árabes Unidos está gerando energia com seus painéis solares equivalente ao abastecimento energético de mais de 625 residências da região, para 2.500 pessoas.

“A instalação dos painéis em nossos parceiros internacionais reforça nosso compromisso em ser Net Zero até 2040 com ações não apenas em nossa empresa, mas também em nossa cadeia, ou seja, o escopo 3. Temos como comprometimento uma agenda responsável, inovadora e que impacte positivamente o meio ambiente, e toda a nossa cadeia produtiva, além das comunidades em que estamos inseridos. Buscamos cada vez mais a descarbonização das nossas operações no Brasil e no mundo”, reforça Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.

O projeto em Dubai foi concluído em nove meses e envolveu as seguintes autoridades locais competentes para a inspeção das instalações: Dewa (Dubai Electricity and Water Authority); DDA (Dubai Development Authority); e o órgão municipal com jurisdição sobre os serviços da cidade, DM (Dubai Municipality). Em Omã, a AMLS garantiu a aprovação para conectar a usina solar à rede elétrica com a Mazon Eletric Distribution Company e a Authority for Public Services Regulation.

“O mercado Halal é extremamente promissor e com enorme potencial para a BRF. Por meio dessa parceria com a AMLS, de Omã, e com a GSL, de Dubai, esperamos reduzir significativamente as emissões locais de gases prejudiciais ao meio ambiente, além de otimizar nossas fontes de energia na região devido à maior produção natural de eletricidade a partir de painéis solares, principalmente no período de verão”, afirma Fadi Felfeli, diretor executivo Comercial Halal da BRF.

No Brasil, a empresa firmou parceria com a AES para construção de um parque eólico e com a Pontoon para construção de parque de energia solar com aportes que totalizam cerca de R$ 130 milhões. Com o atual portfólio de energia limpa e as parcerias, a Companhia atingirá 88% de energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis no Brasil. Já em convênio com o Banco do Brasil, a BRF disponibiliza R$ 200 milhões em limites de crédito para financiar investimentos na instalação de painéis de energia solar nas granjas dos cerca de 10 mil produtores integrados no Brasil.

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

No Oriente Médio desde 1970, sua principal marca, a Sadia, é líder de mercado na categoria de frangos e é reconhecida como a marca preferida da região, um verdadeiro testemunho de quão próxima está do consumidor. Nos mercados do GCC, a BRF atua seguindo uma abordagem “da fazenda para a mesa” com uma cadeia de valor totalmente integrada, oferecendo uma ampla gama de produtos de qualidade que inclui frango inteiro, partes de frango e produtos prontos para o preparo.


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