Brasil,

Reforço em ações de prevenção a queimadas da State Grid Brazil indicam bons resultados

Diante de um cenário de agravamento da seca no país, a State Grid Brazil criou novas estratégias para evitar a indisponibilidade dos sistemas de transmissão

O período de seca é, em geral, crítico para as empresas de transmissão de energia. Os focos de incêndios florestais em áreas interceptadas por linhas de transmissão, muitas vezes localizadas em regiões muito pouco habitadas, podem afetar as estruturas e causar interrupções de fornecimento. Assim, com o aumento da seca, é comum que as ações de prevenção sejam intensificadas. Neste ano, a necessidade de garantir o abastecimento foi ainda maior diante da atual crise hídrica, que exigiu maior disponibilidade dos sistemas, aumentando a pressão sobre estes. Além disso, a forte digitalização das atividades que afetou todos os setores durante a pandemia da Covid-19, também mudou o formato de trabalho do Programa de Prevenção aos Incêndios Florestais da State Grid Brazil Holding.

Uma das primeiras medidas foi a busca pela inovação no monitoramento remoto dos focos de incêndios e na previsão de incidentes que levem a indisponibilidade na transmissão. Utilizando a base de dados do BDQueimadas, do INPE, com ferramentas de geoprocessamento, são avaliadas as imagens em relação ao fogo nas últimas 48 horas em áreas num raio de 1km das linhas de transmissão. Os dados ficam disponíveis para o Centro de Operações da companhia, que então pode alertar as equipes locais nas subestações, que verificam a situação e em seguida tomam as ações necessárias.

"Com o sistema de geoprocessamento, conseguimos planejar melhor nossas ações para que possíveis danos que ocorram sejam reparados o mais breve possível. Embora ainda não tenhamos resultados oficiais consolidados, ao longo dos últimos meses temos observado bons resultados mesmo com um período de seca acentuado", afirma Ricardo Felix, diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SGBH.

Além do monitoramento, diante das restrições de ações presenciais impostas pela pandemia, a comunicação com as comunidades que vivem em áreas próximas às linhas de transmissão também precisou ser reformulada. Novas ferramentas digitais foram acionadas e a comunicação pelas mídias sociais foi ampliada. Agora, a State Grid Brazil acabou de lançar um novo site para dar transparência ao tema e facilitar essa comunicação, bem como iniciou ações de relacionamento com esse público por meio de aplicativos de mensagens instantâneas.

A relação próxima com essas comunidades é essencial para garantir que os focos possam ser controlados antes de atingirem as estruturas, onde, até então, eram feitos essencialmente por meio das rádios locais e das ações porta a porta. Outras ações de educação ambiental on line são realizadas junto às comunidades. Essas e outras ações da State Grid Brazil Holding buscam garantir o suprimento de energia e a preservação ambiental, oferecendo sistemas de transmissão de energia de primeira qualidade para todos os brasileiros.

Sobre a State Grid Brazil Holding

A State Grid Brazil Holding (SGBH) é uma empresa brasileira, parte do grupo State Grid, e atua no setor de transmissão de energia elétrica desde 2010, já tendo investido mais de R$ 30 bilhões no país. A empresa possui 24 concessionárias, utiliza tecnologia de ponta, e está sempre comprometida com altos padrões de segurança e respeito ao meio ambiente. Passando por 14 estados, com cinco regionais e 30 bases de manutenção, a SGBH opera mais 15 mil km de linhas de transmissão no país, equivalente a 10% de toda a malha elétrica brasileira, o que torna a companhia uma das maiores no Brasil no setor. Entre seus principais empreendimentos, estão as linhas de transmissão da Usina de Belo Monte, que escoam energia do Norte ao Sudeste do Brasil. São as maiores linhas de transmissão do mundo que utilizam a tecnologia de ± 800 kV em corrente contínua.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo