Brasil,

Conheça sete técnicas para identificar documentos fraudulentos

Por Antonio Glup, head de análise documental do Grupo New Space

Todos os dias, nos deparamos na imprensa com casos de falsificação de cédulas de identidade, cadastros de pessoa física, passaportes, carteiras e certidões. Seja para a contratação de um serviço, uma compra online ou simplesmente para uso em outra fraude. Esse tipo de crime, que acontece tanto no ambiente físico quanto no online, é uma realidade no País.

Estudos recentes mostram que, no Brasil, há cerca de 16 milhões de documentos adulterados em circulação. Por isso, o investimento em processos de validação e autenticação documental deve fazer parte da estratégia do negócio. O cenário ideal é que você contrate um parceiro que seja referência em documentoscopia e grafoscopia e que tenha experiência comprovada pelo mercado para mitigar a ação dos criminosos. Mas neste artigo, quero me ater a sete técnicas e procedimentos que ajudam a identificar se um documento é verdadeiro ou não:

1) Atenção às características

Nosso país é imenso, populoso e repleto de documentos com características diversas. Por exemplo, há milhares de formatos diferentes no RG, o registro pessoal mais comum do brasileiro. Por isso, o ideal é se atentar aos itens de segurança do órgão responsável pela emissão e redobrar a atenção durante o fluxo de análise, observando:

• o papel ou plástico utilizado;

• o posicionamento e tamanho dos brasões e chancelas;

• os dados de idade, órgão de expedição e numeração;

• a fotografia e as assinaturas;

• as marcas d’águas, cores, selos, hologramas, impressões em relevo e adesivos metalizados.

2) Invista em tecnologia

Soluções como luz negra, lanternas e máquinas de iluminação ultravioleta, permitem uma identificação rápida de fraude em documentos físicos, ainda que não sejam perceptíveis aos nossos olhos. Outras inovações importantes são o OCR (Optical Character Recognition ou "reconhecimento ótico de caracteres"), que agiliza o processo de extração dos dados e a biometria Esta tecnologia, aliada a regras e padrões, ferramentas de reconhecimento facial e face match (comparação de fotos e selfies) e a mecanismos de IA (Inteligência Artificial) permitem até identificar que o documento pode ser verdadeiro, mas quem está tentando fazer um cadastro com ele não é o seu titular.

3) Questione o suposto titular

Outra excelente tática é, se estiver presencialmente ou ao telefone com a pessoa, perguntar sobre o local de emissão do documento, a data de nascimento e naturalidade, os nomes do pai/mãe e o signo, por exemplo. Se houver qualquer tipo de dúvida, já sinalize. Nesses casos, a desconfiança sempre é aliada da segurança, tendo em vista que a imensa maioria das pessoas sabem de cor e salteado tais informações.

4) Solicite mais de um documento

Sempre que puder, também solicite outros documentos para análise. Assim é possível comparar fotos, assinaturas e demais informações. Essa técnica ajuda a ter mais clareza na procura por divergências, trazendo mais segurança para o processo de validação.

5) Consulte os antecedentes e cruze dados

Há diversas fontes de dados gratuitas, onde é possível consultar e cruzar informações do responsável pelo documento. No site da Receita Federal, por exemplo, é possível validar o CPF, o nome do Portador e a Data de Nascimento. No do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível ratificar a validade do nome do portador e data de nascimento.

6) Treine seu pessoal

Por mais assertivas que as ferramentas de hoje em dia sejam, elas não conseguem avaliar toda a diversidade de documentos válidos no Brasil. Uma equipe bem treinada para avaliar a documentação que os sistemas computacionais não conseguem, faz toda a diferença. Além de barrar possíveis fraudes, também liberam para bons negócios os casos que são apenas anomalias e não fraudes.

7) Tenha um parceiro confiável e especialista em fraudes documentais

Alguém especialista nesta atividade pode agregar muito valor ao seu negócio. Com a parceria com quem entende do assunto, você pode focar na sua atividade principal e ficar tranquilo quanto às fraudes, pois elas serão em muito minimizadas.

As práticas usadas na falsificação de documentos são diversas e todos os dias fraudadores estão criando métodos para burlar a validação. Por isso, reforço que o ideal é contar com um parceiro que cuide dessas questões para a sua empresa.


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