Instituto C&A lança prêmio Fashion Futures
Pilar social da varejista no Brasil quer pensar o futuro da moda em seu aniversário de 30 anos
O Instituto C&A - pilar social da C&A no Brasil - lança o Prêmio Fashion Futures, um convite a pensar sobre o futuro da moda e que irá premiar projetos de destaque em cinco categorias: Inovação e Tecnologia, Design Sustentável, Negócios de Impacto social, Projetos Sociais, além da escolha da Personalidade da moda sustentável. As inscrições e votação acontecem entre os dias 9 e 24 de novembro e os vencedores receberão prêmios no valor total de quase R$ 180 mil, além de apoio para o desenvolvimento do negócio.
A premiação celebra os 30 anos do Instituto C&A e reforça seu papel ao atuar no fortalecimento de comunidades por meio da moda, no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo dos grupos sociais que lutam para afirmar seus direitos (populações periféricas, LGBTQIA+, mulheres negras, migrantes e refugiados, entre outros). A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Seu principal objetivo é promover impacto social em comunidades no entorno das lojas, centros de distribuições e escritório central em todo território brasileiro.
“Fashion Futures tem como foco estruturar uma plataforma para reconhecer, dar visibilidade e investir em quem tem feito um notável trabalho no campo socioambiental sob a perspectiva da moda do amanhã. Toda a busca do Instituto C&A em torno dessa nova moda quer romper os atuais limites, os desafios no espaço e tempo e traz como síntese uma questão-chave: o que você quer vestir no futuro?”, afirma Gustavo Narciso, gerente executivo do Instituto C&A.
Categorias
Em Inovação e Tecnologia, o objetivo do Instituto C&A é valorizar pesquisadores, produtores e iniciativas que têm pensado em soluções sustentáveis - como novas matérias primas, redução de consumo de água e processos de descartes - para a indústria da moda, ao entender que a cadeia ainda gera impactos socioambientais. A premiação é de R$ 50 mil e o vencedor contará o apoio para plano de negócio de escalonamento da iniciativa.
No Design Sustentável, há uma compreensão de que existem poucas marcas no mainstream reconhecidas por vestir diferentes estilos de pessoas e que se utilizam de matérias primas e práticas sustentáveis. A direção do Instituto sabe que o design é o elemento central para a criação do desejo e uma forma de atingir a massa crítica de consumo. O foco é identificar e reconhecer quem consegue transpor este desafio. O público-alvo são os designers que constroem produtos com qualidade e informação de moda a partir de matérias primas sustentáveis. O prêmio é de R$ 30 mil e o vencedor também contará com apoio para desenho de desenvolvimento do negócio.
No campo de Negócios com Impacto social, além de reconhecer ações que valorizem o trabalho decente e as práticas sustentáveis, o que se almeja é impulsionar essas inciativas com capital semente. O que qualifica esta categoria é o compromisso socioambiental. O propósito é atrair empreendedores com impacto socioambiental e negócios sociais. O prêmio é de R$ 30 e o vencedor também contará com mil apoio para desenho de desenvolvimento do negócio.
Nos Projetos Sociais, o que se busca é apoiar modelagens que trabalhem com grupos sociais e utilizem-se de novas narrativas. E, por isso, é importante identificar quais são os projetos que estão mobilizando essas comunidades e precisam de apoio no Brasil. A intenção é despertar o interesse de organizações sociais, movimentos e articulações da sociedade civil. O prêmio é de R$ 50 mil mais investimento e apoio no desenvolvimento de projetos de captação de recursos.
Sobre a Personalidade da moda sustentável, o Instituto C&A sabe que a inspiração é um dos primeiros passos para mudar atitudes. Por esta razão, quer reconhecer as personalidades que têm se destacado dentro do ecossistema da moda sustentável no período. Estão no radar os empreendedores, líderes de movimento, influenciadores, jornalistas e empresários.
Diferentemente das demais categorias, em que os interessados poderão se inscrever, foi a banca de avaliação que fez as indicações. Com isso, foram selecionados cinco finalistas: Carol Barreto, moda ativista que acredita na educação de moda como catalisadora de questões sociais e raciais; Lucas Leão, dono da primeira marca brasileira a comercializar roupas digitais; Nelsa Nespolo, idealizadora da Justa Trama, marca e rede desde o plantio até a produção de roupas de algodão orgânico; Rafaela Pinah, gestora e diretora criativa da Coolhunter Favela, um laboratório que busca localizar e decodificar tendências e movimentos populares brasileiros; e Zaya, uma das fundadoras do Coletivo Indígenas Moda BR. O premiado levará R$ 20 mil, além de investimento e treinamento por meio de um programa de desenvolvimento de liderança.
Cada categoria contará com três finalistas. Apenas a categoria Personalidade da moda sustentável não permite inscrição, já que os participantes foram indicados pela banca de avaliação do Fashion Futures e estão passíveis de votação
Banca de avaliação
O Fashion Futures conta com uma banca de avaliação formada por um time renomado que atua no universo da moda: Michele Simões, do Meu Corpo é Real; Lucilene Dacinguer, da Colabora; Fernanda Simon, da Fashion Revolution; João Souza, diretor Comercial e de Produtos do Feminino da C&A; Isaac Silva, da Isaac Silva Brand; Day Molina, da Nalimo; Patrícia Sant’Anna, da Tendere; Adriana Barbosa, da Feira Preta; Marcelo Banfi, professor e styliste Hanayrá Negreiros, da Revista ELLE.
Mais informações sobre Prêmio Fashion Futures, acesse fashionfutures.com.br.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A - pilar social da C&A Brasil - atua no fortalecimento de comunidades por meio da moda no voluntariado corporativo e no fomento ao empreendedorismo dos grupos sociais que lutam para afirmar seus direitos (populações periféricas, LGBTQIA+, mulheres negras, migrantes e refugiados, entre outros). A instituição também realiza ajudas humanitárias em situações de calamidade pública e crises emergenciais. Com 30 anos de história o instituto tem como principal objetivo promover impacto social nas comunidades no entorno das lojas, centros de distribuições e escritório central em todo território brasileiro. Saiba mais em: http://www.institutocea.org.br/.
Sobre a C&A Brasil
A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera mais de 300 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e off line dos seus clientes. Com cerca de 15 mil colaboradores em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças, além da sua linha de fashiontronics, que conta com uma ampla variedade de celulares, smartphones e relógios e o Galeria C&A, marketplace que comercializa itens de decoração, pet, joias, entre outros segmentos. Ainda, a empresa tem políticas consolidadas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), sendo uma das empresas mais premiadas e reconhecidas internacionalmente por boas práticas sustentáveis em prol de uma moda com impacto positivo. Já no aspecto social, por meio do seu pilar filantrópico, o Instituto C&A, a varejista atua no fortalecimento de comunidades por intermédio da moda, no voluntariado corporativo, no fomento ao empreendedorismo de grupos em maior vulnerabilidade social e ajudas humanitárias.
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