Black Friday: confira o caminho que a compra online faz até chegar na sua casa

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Alice Vila
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Divulgação Zebra Technologies Divulgação Zebra Technologies

Zebra Technologies explica os bastidores que permitem aos varejistas processarem altos volumes de pedidos

São Paulo, 18 de novembro de 2021- Novembro chegou e, com ele, as já esperadas promoções de Black Friday. Mais uma vez, o consumidor que busca por pechinchas não deve precisar sair de casa para aproveitá-las, fazendo do e-commerce o principal canal de vendas da temporada. As lojas devem se preparar para um aumento vertiginoso de tráfego e demanda, garantindo que os compradores recebam seus pedidos dentro do prazo e em perfeito estado, entregando uma boa experiência desde o primeiro clique.

Para as operações de e-commerce, a corrida começa assim que o consumidor clica em “comprar”. “O cliente perde a noção do que acontece depois disso, mas os caminhos que os produtos fazem e os processos pelos quais eles passam até chegar na sua casa são complexos e orquestrados”, comenta o vice-presidente da Zebra Technologies no Brasil, Vanderlei Ferreira. O executivo divide a operação de Black Friday em quatro fases que, quando implementadas corretamente, evitam tropeços e atrasos nas entregas em dias de maior demanda, permitindo às empresas um controle detalhado das operações.

Fase 1: Coleta e embalagem do pedido

As equipes de lojas e centros de distribuição recebem informações sobre os pedidos por meio de um sistema chamado WMS, que indica não só detalhes da encomenda, mas também da localização dos produtos na unidade, facilitando a sua separação. Essa funcionalidade atinge o máximo de eficiência quando aliada a soluções de localização e dispositivos corporativos, como computadores móveis ou tablets. Os equipamentos possibilitam se movimentar livremente entre os corredores e ser mais eficiente na localização e na separação de pedidos. Os itens são computados em tempo real, assim que saem das prateleiras, atualizando os dados de estoque e trazendo precisão para a gestão de mercadorias. As soluções digitais também minimizam a chance do produto errado ser embalado e tornam o processo mais ágil.

Fase 2: Endereçamento

Com os produtos localizados e selecionados, é hora de colocar os itens certos na caixa correta. Nessa etapa, o trabalhador recebe pelo sistema a indicação de onde colocar os itens que devem ser despachados. Em paralelo, a área de expedição recebe os dados de entrega e imprime uma etiqueta de código de barras ou de identificação para a caixa que vai chegar ao cliente. As impressoras de etiquetas de identificação são essenciais neste momento e uma das soluções mais importantes para o comércio eletrônico.

Fase 3: Distribuição e entrega

Nesta etapa, o sistema já comunicou ao comprador que o pedido está pronto. Enquanto isso, o horário de saída já foi acordado com a transportadora, que retira o pedido e gera código de rastreio com o qual o cliente pode monitorar o pacote. A caixa é levada para um centro de coleta onde é agrupada com os demais pedidos de acordo com a área de entrega. Neste ponto, as equipes realizam suas tarefas de forma eficiente graças a dispositivos móveis e softwares desenvolvidos para gerenciar rotas, carregar caminhões de forma otimizada, receber e gerar notificações de processos e para se movimentar mais rapidamente graças ao GPS. Esta fase é conhecida como “última milha” e é quando a encomenda viaja até seu destino final.

Fase 4: Recepção

Por fim, a encomenda chega até o cliente, que confirma o recebimento por meio de sua assinatura. No mesmo aparelho, o entregador pode coletar a rubrica digitalmente e notificar o sistema que o pedido chegou com sucesso.

“Esse processo deve ser repetido diariamente centenas ou milhares de vezes e, na maior parte das vezes, só é concluído com sucesso por conta da tecnologia”, reflete Ferreira. “Com os aplicativos, equipamentos e software certos, os pedidos podem ser montados e despachados de forma eficiente, economizando custos, minimizando erros e, é claro, ajudando a empresa a ser mais lucrativa. Para datas como a Black Friday, a estrutura por trás de uma venda online é essencial”, adiciona.

SOBRE A ZEBRA

A Zebra (NASDAQ: ZBRA) empodera a linha de base de negócios em setores diversos como varejo/comércio eletrônico, manufatura, transporte e logística, saúde e outras indústrias para que elas alcancem vantagens competitivas. Com mais de 10.000 parceiros distribuidores em 100 países, oferecemos soluções sob medida para toda a cadeia, conectando pessoas, ativos e dados de forma inteligente para ajudar nossos clientes a tomar decisões de negócio relevantes. Nossas soluções são líderes no mercado e elevam a experiência de compra: rastreiam e gerenciam estoques, bem como otimizam a eficiência da cadeia de suprimentos e o atendimento ao paciente, por exemplo. Classificada entre as melhores empresas empregadoras nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, a Zebra ajuda seus clientes a aproveitar sua vantagem competitiva. Para mais informações, acesse www.zebra.com ou assine nossos alertas de notícias.