Brasil,

Arquitetura e decoração da casa podem refrescar o ambiente

Arquitetura e decoração da casa podem refrescar o ambiente

Pequenas mudanças nos móveis ajudam a dispensar o ar-condicionado e economizar energia elétrica

O final do ano se aproxima com o calor tropical típico dos meses de novembro e dezembro e, com a alta do preço da energia elétrica, os brasileiros estão pensando se vale a pena usar o ar-condicionado e o ventilador para se refrescar. O que muita gente não sabe é que a estrutura e a decoração de uma casa podem contribuir para deixar um ambiente mais fresco, sem consumir eletricidade.

"Um bom projeto arquitetônico pode até dispensar o uso de ar-condicionado", explica Mariana Garcia de Abreu Tenani, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Anhanguera. "Em uma nova construção, é importante estudar o caminho do sol e escolher estrategicamente a posição dos cômodos", afirma.

Segundo a especialista, no Brasil, as faces norte e oeste de uma casa são as que recebem maior incidência solar depois do meio-dia e o ideal é deixar quartos e áreas de descanso voltadas para o leste, lado mais fresco durante a tarde e o anoitecer. A instalação das janelas deve seguir a orientação dos ventos, preferencialmente em paredes opostas. Além desses cuidados, varandas com sombra podem criar isolamento térmico nas fachadas e amenizar a temperatura.

DECORAÇÃO

A organização dos móveis também faz diferença no clima do ambiente. "É importante tomar cuidado para não bloquear a circulação do ar com armários altos e outras mobílias", orienta a professora Mariana. "Mesmo assim, não devemos abrir mão de cortinas, toldos e peças que protegem o espaço da luz solar", pontua.

A arquiteta alerta sobre a escolha de tecidos em sofás, poltronas, almofadas e cadeiras. "Optar por algodão, que é natural, vai proporcionar mais conforto ao morador do que materiais com veludo, corino ou couro", explica. "São pequenas escolhas que vão auxiliar a reduzir a sensação térmica", completa.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo