Brasil,

Awin aposta em crescimento expressivo das vendas com apoio de ações de marketing de influência durante a Black Friday 2021

Empresa especializada em marketing de afiliados acredita que anunciantes devem superar em 34% os resultados de vendas de 2020 obtidos por intermédio de parcerias com influenciadores. Crescimento deve ser motivado também pela maior adesão das PME’s ao segmento

Com base nos resultados alcançados em 2020, a Awin , uma das maiores especialistas em marketing de afiliados/influencers do mundo, já prepara sua estratégia para impulsionar as vendas durante a Black Friday 2021, junto a anunciantes de todos os portes. A expectativa da Awin Brasil é que as vendas aumentem em até 34% e a base de clientes seja ampliada em 40%, seguindo previsão global. "Nosso otimismo se baseia em diversas pesquisas de mercado, realizadas por instituições respeitadas, e nas conversas que temos frequentemente com anunciantes e influencers afiliados sobre o potencial de expansão dos negócios nesta data no território nacional", afirma Rodrigo Genoveze, country manager da Awin Brasil.

Segundo a Ebit Nielsen , maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, a data movimentou 7,72 bilhões de reais em 2020. Para 2021, dados da Conversion, agência especializada na ferramenta de search engine optimization (SEO), apontam que a intenção de compra do consumidor durante esta data promocional é de 87,75%, o que corresponde a um aumento de 14,7% em relação ao ano passado, quando era de 76,5%.

Esta pesquisa da Conversion mostrou também que os consumidores tendem a privilegiar o ambiente digital pela comodidade e facilidade de adquirir produtos sem sair de casa, sendo que 56,98% devem optar por fazer suas compras em lojas virtuais e 14,81% por meio de apps. "A ideia este ano é superar a marca do ano passado devido à mudança de comportamento do consumidor, causada pela pandemia, pela maior oferta de empregos e por opções mais flexíveis de pagamentos", informa Genoveze.

No ano passado, a Awin registrou 248 mil transações no Brasil que resultaram em R﹩ 197 milhões em receita de anunciantes, R﹩ 8,2 milhões de comissões de afiliados/influenciadores, com ticket médio no valor de R﹩ 792. Do total de transações realizadas, 33% foram realizadas por meio de dispositivos móveis. A preferência pelo smartphone foi observada também nas transações realizadas pelo Grupo Awin no mundo: 50% de todas as vendas foram feitas por meio dos apps disponíveis nestes dispositivos, seguidos por 47% em desktops e 3% em tablets.

Em 2020, também se constatou um número crescente de marcas na Awin, que implementaram o rastreamento no aplicativo em suas atividades afiliadas e tiveram um retorno sobre o investimento impressionante - com receitas seis vezes maiores para os anunciantes, sendo que 1, 5 vezes mais anunciantes que excederam 1.000 vendas de aplicativos rastreados, e comissões 1,7 vezes maiores para editores/influenciadores. 1,5x mais.

"Esta alternativa pela telefonia móvel é interessante porque permite o rastreamento das compras via aplicativos, o que facilita o acompanhamento pelas marcas das atividades dos afiliados e maior controle sobre os resultados obtidos em função das parcerias que, em geral, são muito significativos. Os influenciadores, por sua vez, conseguem avaliar a efetividade de suas ações que, em 2020, resultaram em um aumento impressionante nas vendas e em bônus adicional nas comissões", observa Genoveze.

De acordo com a Awin, alguns pontos revelam dados interessantes sobre o comportamento de compras dos consumidores e sobre os resultados de vendas da Black Friday e da Cyber Monday - data que este ano será celebrada em 29 de novembro, na segunda-feira logo após a Black Friday, e que tem como objetivo impulsionar as vendas on-line, com ofertas e descontos. A Black Friday continua sendo responsável pela maior parte do desempenho geral durante o Cyber Weekend (período que compreende a Black Friday e os dias seguintes, até a Cyber Monday) produzindo 57% do total de vendas e 64% da receita total. O sábado após a Black Friday de 2020 (27/11/21) foi o segundo dia com maior número de transações, superando a Cyber Monday, com 16.5% do total de vendas e 15% da receita total.

Outra curiosidade é que a quinta-feira (26/11/2020), véspera da Black Friday no ano passado, gerou 7,5% do total de vendas e 10% da receita total em novembro para a rede de afiliados da Awin. Um dado interessante é que a quarta-feira anterior (25/11/21) também mostrou um pico de desempenho, com 6% da comissão total para o mês de novembro, o que denota que os varejistas aumentaram a taxa de comissão mais cedo. "A BlackFriday é uma data ainda mais relevante para o comércio eletrônico brasileiro, porque os profissionais aqui recebem o 13 salário, o que torna seu potencial de compra nesta data mais expressivo do que em muitos países da Europa", diz Genoveze.

No ano passado, durante todo o mês de novembro, o setor de entretenimento foi o que obteve o melhor desempenho entre os afiliados da Awin, com ampliação de 1.075%, seguido pelos serviços de internet (271%), joias (181%), brinquedos e jogos (167%) e serviços bancários (110%). "Os afiliados que utilizaram o sistema de cashback - quando parte do dinheiro é devolvido ao consumidor - responderam por 32% de todas as transações durante novembro de 2020, ou seja, tiveram um aumento de 26%", acrescenta o country manager da Awin. Criado nos EUA, o cashback se popularizou no Brasil e segundo pesquisa da Nielsen Global, 51% dos participantes de programas de fidelidade globais dizem que descontos estão entre os benefícios mais valorizados, seguidos por recompensas monetárias na forma de reembolso ou devolução de dinheiro (45%), como o cashback.

Outra constatação interessante da Awin em 2020 foi que os afiliados que aderiram a cupons com códigos rastrearam 50% mais vendas do que suas contrapartes de cashback durante a BlackFriday. Em 2021, este número tende a ser maior, devido ao aumento da inflação e aos problemas da cadeia de suprimentos, que estão afetando muitos mercados, inclusive o brasileiro, elevando os preços de varejo. "Por isto, a tendência é que os consumidores mais experientes sejam ainda mais criteriosos na procura por ofertas com bons descontos para fazer seu dinheiro render", acredita o executivo da Awin.

Alguns anunciantes podem hesitar em adotar táticas de desconto durante o quarto trimestre, preocupados com a possibilidade de que isso aconteça Mas, graças a parceiros de tecnologia plug-and-play como os que apresentamos em nosso recente seminário on-line #AwinningPartnerships, as marcas podem personalizar ofertas para usuários individuais e garantir que eles gerem apenas as vendas mais valiosas.

O que os consumidores devem buscar em 2021

Os compradores procuram uma combinação de opções flexíveis de pagamento, envio e devolução. Em 2020, no ano da pandemia, uma das tendências foi a opção de comprar on-line e retirar na loja. Além disso, muitas marcas apostaram na retirada da mercadoria na calçada, tendência que se tornou mais conveniente do que o frete grátis. Simultaneamente, as opções de pagamento tornaram os negócios ainda mais competitivos, com opções como: Compre agora, Pague depois; Apple Pay; Google Pay; Venmo; PayPal.

De acordo com a pesquisa elaborada pela Conversion em 2021, 86,04% pretendem aproveitar a Black Friday para comprar os presentes de Natal. Entre as categorias que lideram a intenção de compra os eletrônicos e celulares lideram, com 66,67%. O resultado de 2021 contrasta com o ano anterior, em que eletrônicos e eletrodomésticos apareciam em primeiro lugar e hoje ocupam a segunda posição, com 60,68%. A pesquisa mostra que na sequência estão: moda & acessórios (47,58%), calçados (40,46%), casa & móveis (25,93%) e cosméticos (23,36%).

A Black Friday para as PME’s

Um dos eventos mais significativos do calendário varejista, a Black Friday ganha especial importância também entre as PMEs para impulsionar os resultados no quarto trimestre do ano - também conhecido como Golden Quarter. A mudança de comportamento do consumidor e a busca por descontos e promoções abre inúmeras possibilidades no ambiente online e a Awin desenvolveu um guia para as pequenas e médias empresas .

Com o objetivo de atender a essa fatia de mercado e ampliar a sua participação nesse segmento, a Awin lançou uma nova proposta em marketing de afiliados, que em processo simplificado de acesso às informações para o Awin Access - um aplicativo na Shopify app store - Awin Affiliate Marketing . "A proposta da Awin é que as micro e pequenas empresas possam alcançar resultados tão significativos quanto as empresas grandes, que fazem parcerias para entregar campanhas multimilionárias, um processo mais distante das PMEs e que mesmo as startups não conseguiriam, já que não teriam tempo para investir", avalia Genoveze.

Alguns passos destacados pela Awin no Guia para PME´s são: decidir sobre as promoções, ou seja, determinar estratégias como gerenciamento, margens de lucro e ofertas de produtos; identificar os principais afiliados com os quais quer trabalha; definir as datas promocionais; entender o que os afiliados podem oferecer , ou seja, quais são os tipos de exposição, desde espaços em newsletters até exposição na página ao longo do ano; acessar os pacotes de mídia, que detalha todos os tipos de exposição que o afiliado oferece, além de preços adicionais. A Awin disponibiliza os contatos e perfis de cada afiliado; estabelecer o orçamento e negociar.

A importância do período de pico em vendas de e-commerce do quarto trimestre foi ampliada por mudanças no cenário digital, estilo de vida e hábitos de consumo causados em grande parte pela pandemia. É importante que as empresas menores estejam preparadas para capitalizar os eventos globais de varejo da Black Friday, Cyber Monday e do período de Natal. Por este motivo, em uma segunda parte do Guia para pequenas e médias empresas, a Awin detalha os pontos principais para que as PME’s obtenham o máximo de resultados , desde criação de uma estratégia baseada nos dados de seu website e no comportamento do cliente, até a utilização do conjunto de relatórios da Awin para monitorar o desempenho de seus parceiros.

Sobre a Awin

Com vinte anos de experiência, nossa rede oferece uma comunidade global de pessoas, tecnologia e inteligência empresarial. Não importa que tipo de parceiro, nível de serviço ou ferramentas sua empresa precisa, a Awin fornece soluções para impulsionar o crescimento sustentável. Parte dos Grupos Axel Springer e United Internet, com ShareASale e Commission Factory, a rede global de afiliados da Awin é composta por 15 escritórios em todo o mundo, mais de 1.000 funcionários, 211.000 afiliados contribuintes e 15.200 anunciantes. Conectando empresas com clientes em todo o mundo nos setores de varejo, telecomunicações, viagens e finanças, a Awin gerou 11,1 bilhões de euros de receita para seus anunciantes e 818 milhões de euros para seus afiliados no último ano fiscal.


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