Brasil,

Dúvidas que você ainda tem sobre a panela de pressão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tamires Reis
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

 Torino Tramontina  4,5L / revestimento cerâmico interno e externo, fundo de indução e revestimento interno cinza / Como preparar alimentos com mais rapidez na panela de Pressão Torino? e Valência Black Tramontina 7L / revestimento preto cerâmico interno e externo, sistema indicador de pressão e válvula de segurança e de trabalho para alívio da pressão / Como tirar o melhor proveito da sua Panela de Pressão Valência Black? Torino Tramontina 4,5L / revestimento cerâmico interno e externo, fundo de indução e revestimento interno cinza / Como preparar alimentos com mais rapidez na panela de Pressão Torino? e Valência Black Tramontina 7L / revestimento preto cerâmico interno e externo, sistema indicador de pressão e válvula de segurança e de trabalho para alívio da pressão / Como tirar o melhor proveito da sua Panela de Pressão Valência Black?

Qual o volume máximo dentro da panela? É perigoso encher? Existe risco de explosão? Quais orientações de segurança e limpeza? Chef Elzio Callefi, da Tramontina, responde.

A panela de pressão é uma grande aliada na economia de tempo e energia na hora de cozinhar. Isso porque a pressão interna proporciona uma temperatura maior se relacionada às panelas tradicionais, permitindo que o cozimento de alimentos seja mais rápido e uniforme. Engana-se quem pensa que esse utensílio só serve para o feijão ou a lentilha do dia a dia. Ela é aliada dos doces e salgados, carnes diversas, pratos principais como risotos e macarrão, sopas e outros caldos, além de acompanhamentos como grão de bico e batata.

Por trabalhar com alta pressão, essa panela requer alguns cuidados durante o uso, além de atenção especial na hora da compra, como certificação e dispositivos que garantem a segurança. Entre os cuidados que devemos tomar para evitar acidentes estão:

- Ler todo o manual do produto antes do primeiro uso e para consultas;

- Observar regularmente o funcionamento da panela enquanto estiver em uso;

- Ter cuidado ao manusear a panela, especialmente quando estiver com pressão;

- Sempre utilizar peças originais quando precisar trocar válvulas e componentes;

- Seguir as sugestões de preparo para diferentes tipos de alimentos;

- Atentar para as orientações de fechamento e abertura da tampa, essenciais para o bom funcionamento da panela.

- Fazer a limpeza das válvulas, bem como trocar a válvula e guarnição de vedação da tampa, conforme indicado pelo fabricante.

Abaixo, algumas perguntas e respostas frequentes, respondidas pelo chef Elzio Callefi, da Tramontina, que ajudarão a sanar de vez as dúvidas que ainda existem sobre o uso dessa grande aliada na cozinha:

Como a panela de pressão funciona? O vapor precisa escapar, por isso precisa de água?

O princípio de funcionamento da panela de pressão é cozinhar o alimento com mais temperatura para reduzir o tempo de cozimento. Para obter temperaturas mais elevadas, é necessário aumentar a pressão dentro da panela, e esse aumento é obtido através do vapor gerado pela água em ebulição. A água é imprescindível dentro da panela pois é ela quem entrará em ebulição gerando o vapor necessário, e consequentemente pressurizando a panela em uma condição controlada, inclusive impedindo aumento excessivo de temperatura e queima dos alimentos. Para a panela não ultrapassar a pressão segura de utilização, o peso da válvula de trabalho faz o controle de pressão, liberando o excesso de vapor e consequentemente mantendo a pressão interna dentro dos limites. Além disso, existem sistemas adicionais (válvula de segurança, sistema lateral de segurança) que impedem o aumento excessivo da pressão fora dos limites seguros.

Existe volume máximo e limite dentro da panela de pressão? É perigoso encher?

Existe, sim! É muito importante respeitá-los sempre, ou seja, nunca exceder 2/3 da panela, entre água e alimento. As panelas da Tramontina possuem internamente indicativo de volume máximo o que torna o uso ainda mais seguro. Sobre encher demais ou desrespeitar o limite, isso não é seguro por diversos fatores, mas os principais seriam:

- Se enchermos demais com líquido, ao ferver ou criar a pressão, esse líquido em excesso poderá sair pelas válvulas de alívio de pressão e entupir a saída de pressão;

- Se enchermos demais com alimento e, consequentemente, com pouco líquido, certamente vamos queimar a receita, pois o volume de alimento é maior que o de líquido que vai secar rápido e deixar o alimento diretamente em contato com o fundo da panela;

- É importante respeitar o limite máximo de uso (água + alimento) para que sobre espaço livre na panela para a geração do vapor necessário ao cozimento dos alimentos.

Por isso, manter o equilíbrio no momento de cozinhar com uma panela de pressão é essencial. E, sempre precisamos ficar atentos ao chiado da saída de pressão também.

Existe algum risco ao usar a panela de pressão? Ela pode explodir? Se sim, quais as orientações de segurança?

Se usamos corretamente, não apresenta riscos. Isso quer dizer não exceder o limite máximo da panela e, como principal, higienizar as válvulas de alívio de pressão (saídas), que com o tempo, geram acúmulo de alimentos que obstrui a saída. No caso das panelas da Tramontina, os modelos possuem sempre mais de um sistema de segurança, tornando o produto seguro, desde que respeitadas as recomendações de segurança e manutenção.

Para a limpeza das válvulas, borracha e pino, é só lavar com água e detergente?

A cada uso, é muito importante que a borracha seja limpa com esponja e sabão neutro. No caso das válvulas, além do sabão neutro e esponja, é sempre bom usar uma escova fina para limpar as saídas de pressão. Uma boa dica é encher a tampa com água e verificar se a água escorre pela válvula de saída de pressão.

Tramontina Brava 4,5 L / em aço inox com fundo triplo 20 cm / Como usar a Panelas de Pressão Brava?

Alimentos com água, como tomate ou cebola, substituem a necessidade de água?

Mesmo cozinhando alimentos muito suculentos, a pequena quantidade de água presente nesses alimentos não é suficiente para substituir a água a ponto de pressurizar a panela com segurança. Portanto, não é recomendado substituir a água dentro da panela por qualquer outro líquido ou alimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar