Projeto que capacita professores da rede pública e conscientiza alunos contra o mosquito Aedes Aegypti está em cartaz em Santos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Thomazelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

“Esse Mosquito Vai Dançar” já impactou meio milhão de crianças e jovens e leva informações de prevenção utilizando expressões artísticas

Até sexta-feira, 12, crianças e jovens da rede de ensino público da cidade de Santos aprendem sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti com a peça “Esse Mosquito Vai Dançar”, desenvolvida e produzida pela OAK Educação e Cultura, com patrocínio da SBP, para conscientizar de forma lúdica e divertida e também capacitar professores com materiais didáticos como vídeos e apostilas para serem utilizados em sala de aula.

O projeto, que teve sua primeira edição em 2016, já impactou mais de meio milhão de pessoas direta e indiretamente nas temporadas anteriores e prevê o alcance de mais 120 mil jovens com as apresentações de Santos, que, em oito dias contabiliza 64 apresentações nas escolas da cidade.

“Nossa missão é utilizar a linguagem artística para aproximar crianças e jovens de um tema que é muito importante para a sociedade, prevenindo doenças que estão muito próximas das pessoas. A ideia de incluir os professores no processo de capacitação, criando materiais de apoio exclusivos é justamente para que esse assunto volte a ser abordado em sala de aula, criando novas formas de incluir a temática no dia a dia dos alunos, potencializando a criação de multiplicadores entre as crianças e jovens que passam a discutir os perigos do Aedes Aegypti também com suas famílias”, destaca Marina Rodrigues, produtora do projeto.

Por meio de músicas originais e cantigas de roda, o espetáculo oferece informações sobre o mosquito Aedes Aegypti no formato de esquete teatral e também distribui kits com material didático sobre o tema. Os professores ainda contam com uma área de acesso especial no site em que podem encontrar vídeo aulas e vídeos de formação para auxiliar a abordagem com os alunos, além de uma série animada no canal de YouTube do projeto.

A peça conta a história de Tinha e Kito, um casal de palhaços que andam pelo mundo construindo novos lares, sempre preocupados com a saúde e o bem estar e, por isso, realizam ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que são feitas de forma assertiva para a mudança de atitudes simples no cotidiano e local onde vivemos.

“Para nós é um compromisso combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, atuamos diariamente para promover saúde e tranquilidade para as pessoas. Saber que podemos impactar positivamente e mudar comportamentos na sociedade, ensinando a prevenir doenças e também levando entretenimento e diversão, para nós é muito gratificante. Já impactamos mais de meio milhão de pessoas e continuaremos levando essa mensagem adiante. Vamos continuar combatendo a dengue, zika e chikungunya e por isso, ampliamos as apresentações para Santos e também São Paulo nesta temporada”, destaca Camila Donato, gerente de marketing da SBP.

Com texto e direção geral de Kléber Di Lázzare, a peça tem direção musical e trilha sonora de Edu Berton, produção de Marina Rodrigues e elenco composto por Daniela Rocha, como Tinha, e Michel Pereira, como Kito.

“Neste ano também trazemos uma nova ferramenta pensando na inclusão, adaptamos a peça e temos a versão com áudio descrição, realizada pela Ver Com Palavras, estamos negociando a apresentação em instituições para pessoas com deficiência visual e baixa visão, mas, também já incluímos a opção para escolas que possuem alunos deficientes visuais. É o nosso compromisso de ampliar ainda mais o alcance de um assunto tão importante como este”, finaliza João Noronha, diretor de produção do espetáculo.

As escolas que desejarem incluir a peça “Esse Mosquito Vai Dançar” na programação educativa aos alunos, podem solicitar uma data diretamente pelo email: - as apresentações são gratuitas. Para acessar o material didático, acesse o site: https://www.essemosquito.com.br/

Sobre a Reckitt Benckiser

A RB (Reckitt Benckiser) é a empresa global líder em bens de consumo para saúde e higiene**, atua em mais de 60 países e conta com 40 mil colaboradores pelo mundo todo. Nossas marcas e produtos seguem o objetivo da RB de oferecer soluções inovadoras para ajudar as pessoas a terem vidas mais saudáveis e lares mais felizes.

Com a aquisição da Mead Johnson Nutrition em 2017, a empresa incluiu em seu portfólio marcas focadas em nutrição infantil, como Sustagen Kids e Enfagrow. Assim, desde 2018 a RB passou a se organizar globalmente em duas Unidades de Negócio independentes: Health (Saúde) e Hygiene & Home (HyHo - Higiene e Casa). Dessa maneira, conseguimos ampliar a gama de produtos e incorporá-los à nossa cultura.

No Brasil, a RB conta com um portfólio de 33 marcas conhecidas pelo consumidor brasileiro e que fazem parte do seu dia a dia. Entre elas estão as nossas powerbrands - Veja, Vanish e SBP - e marcas como Sustagen, Enfagrow, Strepsils, Naldecon, Olla, Jontex, Luftal, LuftaGastroPro, Veet, Amopé, Dettol, Harpic, Destac, Poliflor, Finish e Air Wick Bom Ar.

Somos motivados pela conquista, apaixonados pela superação de resultados e comprometidos com a qualidade e excelência científica. Esta é a cultura da RB.

Mais informações: www.rb.com/br

**Nielsen Global Database, (2) Euromonitor, Nich Hall, ACNielsen. (3) Financial Reports, 2012

Sobre a OAK Educação e Cultura

Criada em 1998, a OAK Educação e Cultura desenvolve projetos com o objetivo de educar por meio da arte. A empresa produz cultura e torna o conhecimento científico acessível a crianças e adultos usando metodologias pedagógicas próprias para educar e promover a preservação do meio ambiente, da saúde e do bem estar. Com uma equipe técnica multidisciplinar, desenvolve todo o conteúdo e materiais pedagógicos, produção artística, capacitação e avaliação de educadores e relatórios de resultados. É também responsável pela elaboração de projetos que se enquadrem em leis de incentivo (Lei Rouanet, PROAC, PROMAC), sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e prestação de contas.