Brasil,

Consciência Negra: Saberes e Letras apresenta livro que exalta a aceitação e a beleza do cabelo de pessoas negras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marco ASA
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Selo pertence à Paulinas Editora, que tem, em seu catálogo, vários livros cujos protagonistas são negros e cujas histórias são ambientadas na África, reforçando a representatividade cultural

Em um país onde a população negra ainda busca referências culturais e históricas e onde os currículos escolares ainda não mostram, de forma adequada, a representatividade das origens africanas de uma população que é maioria no Brasil, o selo Saberes e Letras apresenta um livro infantil que exalta a beleza do cabelo de uma menina negra. O selo pertence à Paulinas Editora, que oferece vários livros cujos personagens principais são negros e com contos de origem africana.

“Cabelindo”, de Lilyan Teles, com ilustrações de Rubem Filho, é uma obra que apresenta, em forma de poesia, o encantamento de uma menina com as inúmeras possibilidades e descobertas que seu cabelo lhe proporciona, sempre chegando a uma só conclusão: seu cabelo é bonito! O livro tem um poder enorme ao reafirmar a autoestima de milhões de meninas negras que, muitas vezes, sofrem preconceito por seus cabelos crespos.

Outro lançamento da Paulinas Editora é “O espanta-moscas”, de Rogério Andrade Barbosa, que trouxe um conto do povo Ashanti, de Gana, na África, sobre uma princesa que não consegue decidir com quem se casar. Além de ser um conto africano originário, é importante para a população negra do Brasil, pois mostra que sua origem não são “os escravos”, mas sim um povo altivo, com reis, rainhas, príncipes e princesas, que foi escravizado.

Sobre representatividade, a Paulinas Editora oferece, também, o livro “Pretinha de Neve e os sete gigantes”, que, subvertendo o conto original, tem uma protagonista negra, em um reino na África. No mês da Consciência Negra, a Paulinas acredita que oferecer livros com histórias sobre a África, representatividade e orgulho, principalmente para os leitores infantojuvenis, cria, como diz a premiada escritora Conceição Evaristo, “uma semântica de positividade por meio da literatura”.

Conheça os livros sobre a representatividade do povo negro:

Cabelindo (Saberes e Letras) – Lilyan Teles (ilustrações de Rubem Filho) – 24 páginas

O espanta-mostras (Paulinas) – Rogério Andrade Barbosa (ilustrações de Maurício Veneza) – 24 páginas

Pretinha de Neve e os sete gigantes (Paulinas) – Rubem Filho – 24 páginas

Amores em África (Paulinas) – Lenice Gomes – 94 páginas

Histórias da África (Paulinas) – Gcina Mhlophe – 60 páginas

Esses e outros livros sobre o assunto podem ser adquiridos no site paulinas.com.br, nas Paulinas Livrarias de todo o Brasil ou pelo televendas (11) 97204-2814 – WhatsApp.

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar