Avaliação Nacional de Vinhos reforça vocação da Salton no cenário de espumantes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Fronza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Vinícola figurou dentre as 16 amostras mais representativas da safra 2021

A excelência e a vocação da maior produtora de espumantes do Brasil, a Família Salton, foi confirmada pela Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2021, realizada no último sábado, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Cinco amostras da Salton foram selecionadas dentre as mais representativas na categoria Vinho Base Espumante, sendo escolhida para degustação comentada a amostra de Pinot Noir/Chardonnay, consagrando novamente a Salton como um dos mais importantes nomes do cenário do espumante nacional.

O evento reuniu amostras produzidas em 26 regiões de 10 estados do país, aplaudidas por mais de três mil pessoas. A avaliação não se trata de um concurso, mas sim de um mapeamento da qualidade e da expressão da safra de cada ano. O intuito é valorizar e promover a produção do vinho nacional.

Leva o nome de vinho base de espumante um vinho branco tranquilo, que aponta algumas características básicas: graduação alcoólica preferencialmente abaixo de 11 graus e alta acidez. Assim, durante a segunda fermentação para a tomada de espuma e formação das borbulhas, a bebida atinge seu equilíbrio. Vale ressaltar que a Pinot Noir e a Chardonnay são as mais indicadas para elaboração de espumantes.

A amostra de Pinot Noir e Chardonnay da Vinícola Salton foi degustada e comentada às cegas pela vice-presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Regina Vanderlinde. “Dentre suas características, diria que ele tem uma intensidade pronunciada de aromas. No aspecto olfativo é limpo, fino e delicado, e tem aromas florais e principalmente frutados, com uma grande gama de frutas vermelhas. É um produto harmônico e equilibrado, e acredito que esse vinho irá resultar em um excelente espumante”, avaliou.

Além de ocorrer em formato presencial, a transmissão ao vivo pelo canal da Associação Brasileira de Enologia no YouTube ainda está disponível para quem deseja acompanhar a experiência.

Sobre a Família Salton

Com 111 anos, é a mais antiga vinícola em atividade no Brasil, liderando o mercado nacional de espumantes desde 2005 (NIELSEN). Foi a primeira e única marca brasileira a conquistar o topo do ranking na pesquisa Brazil Wine Brands Power (Wine Intelligence, 2018). Sabe-se que a cada 10 espumantes que são abertos no Brasil, quatro são da Salton.

Comercializados em mais de 30 países, seus rótulos acumulam cerca de 100 premiações nacionais e internacionais apenas nos três últimos anos. Referência em sustentabilidade, a Família Salton conta com um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil.

Com um extenso e diversificado portfólio, a companhia tem suas operações divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.