Empresas que tem uma política e normas internas para o controle do imobilizado já somam mais de 75%, segundo pesquisa da AFIXCODE
Em sua segunda edição, a pesquisa segmentada para o setor contábil da área de patrimônio, traz novos dados para o mercado
Um dos cuidados que uma empresa deve ter, é com o seu patrimônio. E engana-se quem pensa que isto se trata apenas de dinheiro. Cadeiras, computadores e entre outros equipamentos fazem parte de toda uma estrutura de uma instituição, e faltar zelo com essas ferramentas pode trazer grandes problemas.
A AFIXCODE, empresa especializada em soluções completas para controle patrimonial, ajuda todos os segmentos do mercado a cuidar do seu patrimônio, oferecendo prestação de serviços, consultoria, softwares, fabricação própria das placas de patrimônio e treinamentos.
Visando atentar a todas as empresas a terem um zelo maior com seu patrimônio, a AFIXCODE lança sua segunda pesquisa sobre este mercado, chamada de "Cenário do Ativo Imobilizado 2021".
"As empresas estão aprendendo que é indispensável ter esse cuidado com seu patrimônio, controlando-o de forma adequada, entretanto, poucos sabem como fazer isso da forma correta. Desejamos que esse mercado de soluções patrimoniais seja mais explorado, e que todos possam conhecer os recursos que podem optar para seu negócio", comenta Glauco Oda, CEO da AFIXCODE.
Inclusão da gestão de ativos na cultura empresarial precisa melhorar
90,4% dos profissionais que participaram da pesquisa, consideram importante ou muito importante o setor patrimonial para a empresa. Porém, cerca de 53,8% dos gestores ainda encontram dificuldade em implementar a gestão do imobilizado na cultura empresarial, e colocam esta questão como um dos maiores desafios na gestão de ativos.
Outro número que chamou atenção foi de 40,8% das empresas não terem uma política de imobilização bem definida.
Adoção de etiquetas RFID ainda é baixa
Uma das soluções para empresas que têm um alto número de bens patrimoniais, é a utilização das placas com código de barras. Sua utilização é adotada por 73,8% das empresas. Mas essa não é a única forma das placas serem adotadas. Outra opção é a etiqueta RFID, mas apenas 2,3% dos participantes a utilizam, ainda ganhando espaço no mercado patrimonial.
Softwares genéricos não atendem às necessidades dos gestores
A tecnologia está muito presente no setor de soluções patrimoniais, mas as empresas ainda têm dificuldade de escolher qual a correta para sua empresa. Um dos grandes desafios que os gestores enfrentam, é a utilização de softwares genéricos, que não atendem demandas específicas do setor, pois não foram desenvolvidas para ela. Cerca de 38,5% dos participantes consideram essa a maior dificuldade da gestão patrimonial.
Profissionais da área patrimonial tem realizado mais cursos
A profissionalização dos responsáveis da área de patrimônio é algo que tem crescido no mercado. A pesquisa aponta um aumento significativo de profissionais buscando cursos e treinamentos. Em 2020, o percentual era de 7,4% e agora já são 13,9% dos profissionais que realizam mais de um curso por ano.
A pandemia impactou a gestão do imobilizado nas empresa
A chegada da pandemia afetou todos os setores comerciais do mundo. Para o setor patrimonial não foi diferente. 22,7% dos respondentes afirmam que ainda estão sentindo os efeitos negativos, como por exemplo o atraso no cronograma do controle do imobilizado, e cerca de 25% não fizeram nenhum tipo de controle do imobilizado durante esse período.
A metodologia que a AFIXCODE utilizou para a realização da pesquisa foi por meio de uma pesquisa online, onde captaram dados de mais de 267 profissionais que atuam diretamente com o ativo imobilizado em suas empresas em todo o país. Para quem deseja acessar a pesquisa em sua integralidade, pode acessar por meio deste link .
Sobre a AFIXCODE
Há 20 anos no mercado, a AFIXCODE tem o objetivo de inovar e melhorar a maneira como as empresas controlam seu patrimônio. Sempre investindo em inovações em tecnologia e no desenvolvimento de metodologias próprias e assertivas para cumprir as constantes mudanças na legislação vigente. Seu portfólio de serviços e produtos hoje oferece uma solução completa, e já realizou projetos de sucesso em mais de 1500 empresas em todo o país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário