Brasil,

BIM Experience 2021 irá reunir os maiores especialistas do setor de infraestrutura e construção

A segunda edição do evento discutirá a nova modelagem que está revolucionando a construção civil brasileira e mundial

Centenas de profissionais do setor de infraestrutura e construção estarão reunidos de 22 a 24 de novembro deste ano durante a segunda edição do BIM Experience.

Promovido pela Con Treinamentos, o evento, que será realizado on-line e ao vivo, irá discutir, entre outros assuntos, as vantagens da adoção do BIM na administração pública; características fundamentais do BIM; a experiência do BIM na modelagem da cidade e em obras de infraestrutura; a experiência da integração entre o BIM e o GIS; a adoção do BIM nos municípios; softwares compatíveis com o BIM para os diversos tipos de obras; e os aspectos jurídicos e práticos da experiência em licitar e contratar com a adoção do BIM.

Além de palestras, será realizado um talk show sobre o tema “O futuro das contratações públicas e o BIM”.

Entre os palestrantes do evento estão Washington Luke, diretor de Engenharia da Valec Engenharia; Sérgio Scheer, consultor associado da Academic Ventures e diretor vice-presidente do BIM Fórum Brasil; Rafael Jardim, auditor do TCU e o atual secretário de Fiscalização de Bancos e Fundos de Pensão do TCU; Alexander Justi, consultor estratégico de Implantação do BIM; Melissa Yamada, especialista em gestão técnica do meio urbano; Anderson Alvarenga Ferreira, engenheiro e membro da rede BIM de governos latino-americanos e do Núcleo BIM do DNIT; André Baeta, engenheiro e auditor do TCU; e Hamilton Bonatto, procurador-geral do Estado do Paraná.

A Modelagem de Informação da Construção (BIM) é um conjunto de políticas, processos e tecnologias que interagem gerando uma metodologia de gerenciamento do fluxo das informações de todas as fases do ciclo de vida de uma edificação, arquitetura, engenharia, construção, operação e manutenção.

Vale ressaltar que com a publicação da Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, será preferencialmente adotada a Modelagem BIM para as obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação.

Dessa forma, é preciso que os órgãos e entidades da Administração Pública brasileira estejam preparados para esse novo marco regulatório, e construam um processo de integração entre as diversas disciplinas, desde o planejamento até a pós-ocupação.

Projeções - Dados mostram que o uso do BIM é reduzido e desigual no Brasil, apenas 9,2% das empresas adotaram o BIM no país. Se metade das empresas brasileiras adotar a modelagem na próxima década, projeta-se que a economia da construção civil brasileira crescerá 7%. Os dados ainda mostram que com o uso do BIM há uma estimativa de redução de 9,7% dos custos totais da obra e de 20% dos custos com insumos.

Para o coordenador técnico do evento, o engenheiro e procurador do Estado do Paraná, Hamilton Bonatto, “o BIM Experience II será uma excelente oportunidade para aqueles que pretendem implantar o BIM e para aqueles que já estão na fase de aplicação, tendo em vista que os professores que ministrarão as palestras possuem larga experiência no setor”.

As inscrições para o BIM Experience estão abertas e podem ser feitas pelo site https://contreinamentos.com.br/bimxp/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo