Yoga pode ajudar a melhorar quadros de lesão por esforço repetitivo
Francisco Kaiut, professor de Yoga, desenvolveu método que alivia sintomas e previne novos problemas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em um período de 10 anos, entre 2007 e 2016, o Brasil registrou quase 70 mil casos de lesão por esforço repetitivo (LER). Além disso, o Governo Federal informou que, somente em 2019, cerca de 39 mil trabalhadores foram afastados do serviço por conta da doença, demonstrando a gravidade de um dos problemas que mais afetam os trabalhadores brasileiros.
O distúrbio do sistema musculoesquelético pode ser desenvolvido por diversas situações cotidianas tais como excesso de tensão, longos períodos em uma mesma posição, realizar o mesmo movimento diversas vezes e posturas incorretas. Pesquisas apontam que 73% das pessoas que trabalham com computadores, por exemplo, têm problemas de LER. A situação fica ainda mais preocupante quando não é tratada adequadamente, podendo evoluir para um quadro mais grave e causar dores crônicas.
O professor de Yoga Francisco Kaiut, desenvolvedor do método Kaiut, acredita que a LER não é causada apenas pelo esforço repetitivo, mas também pela falta de movimento em determinadas áreas do corpo. Por isso, o método Kaiut pode ser uma ferramenta interessante para alívio e prevenção da doença. “Uma prática regular ajuda no processo de recuperação de mobilidade e no alívio de dores crônicas. Uma maior liberdade de movimento reduz o esforço em músculos e articulações”, defende.
De acordo com ele, praticar yoga de modo consistente é uma forma de educar o corpo e a mente, o que além de ajudar a reduzir possíveis causas de fundo emocional, pode auxiliar na identificação dos sintomas primordiais da LER. Para Kaiut, o yoga ensina um nível de consciência corporal com incontáveis benefícios quando inseridos no dia a dia. “É importante trazer essa consciência para o local de trabalho, prestando atenção no corpo enquanto realiza suas tarefas diárias. Você pode descobrir que seus hábitos estão contribuindo para os sintomas. Aprender a reconhecer e quebrar esses padrões pode trazer alívio”, detalha.
Sobre Francisco Kaiut
Francisco Kaiut é um professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural que dedicou sua vida a encontrar uma abordagem simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, dores crônicas e ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga, um método moderno de yoga que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário