Brasil,

Terceirização de restaurante é boa alternativa para reduzir custos em empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helder Horikawa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Nas companhias que atuam no modelo de autogestão existem custos invisíveis que elas não percebem, como revela Alessandra Pirotta

É cada vez mais crescente o número de empresas que buscam terceirizar seu restaurante corporativo para, principalmente, focar em seu core business. Essa é uma das principais justificativas para as companhias que adotam o modelo, mas a redução de custos internos, segurança e bem-estar dos colaboradores, bem como mais qualidade à alimentação dos funcionários, também estão entre os quesitos sempre mencionados pelas corporações.

De acordo com Alessandra Pirotta, consultora de negócios da Essencial Nutrição (www.essencialnutricao.com.br), empresa com sede em São Carlos, interior de São Paulo, especializada em disponibilizar serviços em restaurantes corporativos, nas companhias que atuam no modelo de autogestão existem custos invisíveis que elas não percebem. “Se colocarmos na ponta do lápis, não colocam gastos de escritório, ação trabalhista, acidente e controle de estoque, por exemplo”, diz.

A autogestão, segundo ela, trabalha com estoques muito altos, o que pode causar sérios prejuízos à empresa. “O dinheiro fica parado no estoque. E se não tiver um controle adequado, pode haver desvios ou perdas de produtos, principalmente de estoque seco, como arroz, feijão e farinha”, completa Alessandra.

Há ainda, com a terceirização das refeições, uma redução nos custos com a negociação direta com novos fornecedores, a manutenção do espaço de alimentação e utensílios de cozinha, mas principalmente com menos afastamentos de trabalhadores por questões médicas. “Na autogestão não há um manual de boas práticas, é muito no achismo da nutricionista. O core business da Essencial é fazer alimentação saudável. Temos equipes com ampla expertise e comprometidas com processos, apresentação, padronização e segurança alimentar. Não estamos só alimentando, mas cuidando do trabalhador”, afirma Ana Catarina Zunta, também consultora de negócios da Essencial Nutrição.

Alessandra Pirotta argumenta que na autogestão a maioria das empresas não tem um padrão na produção das refeições. “Como não há habitualmente um controle de estoque, a equipe de cozinha oferece três tipos de salada em um dia, dois em outro, um em outro. O tempero ontem estava gostoso, mas hoje nem tanto. Não há um padrão e pode haver prejuízos com as sobras de alimentos, comuns em muitas empresas”, comenta. Ela lembra que com a terceirização, os cardápios ganham um toque profissional e muito mais saudável.

Adequar espaço de maneira rápida e assertiva – A Essencial Nutrição atende hoje mais de 70 empresas em território paulista, a grande maioria com seu restaurante coletivo oriundo do modelo de autogestão. A companhia, que produz atualmente cerca de 500 mil refeições mensais, oferece a terceirização de maneira completa, da adequação de ambiente ao desenvolvimento do projeto e construção do espaço. Uma adequação leva, em média, três dias. Para a construção ou reforma, uma visita define o cronograma de trabalho.

No início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, a Bebidas Poty, em Potirendaba, interior de São Paulo, fechou seu restaurante coletivo, cuja gestão cabia à própria empresa. A reabertura, neste ano, ocorreu com a terceirização do espaço. “O core business da Poty é fabricar refrigerante, cerveja, suco e água. Restaurante não era a nossa expertise, por isso partimos em busca de um parceiro no mercado que pudesse oferecer uma comida caseira, saborosa e saudável”, lembra Flávio Junio Bertolin, gerente de Recursos Humanos da Poty.

Das negociações iniciais ao início dos trabalhos da Essencial na Poty tudo foi muito rápido. Lá, a empresa oferece hoje 250 refeições diariamente. “A pegada mais caseira e o toque afetivo foram grandes diferenciais desde o princípio da parceria. O nosso eixo é tratar com gente em um ambiente saudável e produtivo e a alimentação faz muita diferença no dia a dia do trabalhador”, afirma Bertolin.

SOBRE A ESSENCIAL

Com sede em São Carlos (SP), tem à frente o casal de empreendedores Ronaldo e Regina Agnelli, que em 2000 decidiu unir 30 anos de experiência em administração e nutrição para criar a empresa que atende mais de 70 clientes, produzindo 500 mil refeições por mês. É especializada em disponibilizar serviços em restaurantes corporativos de alto valor nutricional que amplificam a produtividade e a sensação de bem-estar de cada cliente fundamentada por profissionalismo e inovação. E acredita que planejar e preparar a nutrição de clientes de maneira técnica, porém, sem perder características essenciais à saúde e a satisfação de alimentar-se, é a grande contribuição à boa mesa.

A empresa oferece um atendimento personalizado e diversificado, que busca melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e consumidores por meio de pratos nutritivos, criativos, balanceados e preparados com temperos naturais, o que faz valer o slogan “paixão por sabor e saudabilidade”. O Sistema de Gestão de Qualidade é certificado com a ISO 9001-2015 pela norte-americana ABS Quality Evaluations, e a companhia investe de maneira constante em treinamentos, pesquisas orientadas aos melhores processos, técnicas, produtos e sabores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar