Valor Econômico premia as empresas campeãs da inovação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leticia Schustoff
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Sétima edição do Prêmio Valor Inovação Brasil destaca as companhias mais inovadoras de 23 setores econômicos em cerimônia virtual no dia 27 de outubro

O jornal Valor Econômico, em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC, vai premiar as empresas mais inovadoras do país na 7ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, que acontece pelo segundo ano consecutivo de forma on-line no dia 27 de outubro. A cerimônia de premiação vai destacar as empresas mais inovadoras em 23 setores econômicos, além da Liderança mais Inovadora do Brasil, em uma transmissão ao vivo no site do evento e no canal do Valor no YouTube.

O evento marca, ainda, o lançamento do anuário Valor Inovação Brasil 2021, a mais relevante publicação de inovação do país, que conta com 226 companhias que concluíram e enviaram o questionário para análise. Na pesquisa, que sai encartada no jornal do dia 28 de outubro, será apresentado o ranking das 150 companhias mais inovadoras do país, além de matérias sobre iniciativas, investimentos e exemplos práticos da atuação das 10 empresas mais inovadoras e das líderes em cada um dos 23 setores analisados.

A metodologia do anuário Valor Inovação Brasil considera as principais práticas de inovação e o reconhecimento que a empresa possui no mercado. Os critérios medem o investimento constante em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a capacidade para gerar conhecimento e a aplicação estratégica de novas tecnologias. Como resultado, o ranking lista um seleto conjunto que investe em inovação a longo prazo, tratando o tema como pilar estratégico.

"Inovação em segurança de dados: desafios e oportunidades" é o tema da pesquisa deste ano, assunto que ganhou destaque com os ataques cibernéticos por meio de softwares de extorsão (ransomware), que bloqueiam redes de computadores e exigem pagamentos elevados para que as empresas tenham de volta os seus sistemas. O ambiente de profundas transformações que emerge da nova economia digital trouxe um desafio de caráter urgente para as empresas: cuidar da segurança dos dados de suas operações e proteger a privacidade das informações de todo seu ecossistema - dos colaboradores à rede de fornecedores e clientes.

O anuário - que avaliou os cinco pilares da cadeia de inovação das empresas: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento - analisa ainda o impacto da pandemia nos investimentos previstos para a área de pesquisa e desenvolvimento.

Foram analisadas empresas de 23 setores da economia brasileira: Agronegócio; Alimentos, Bebidas e Ingredientes; Automotivo e Veículos de Grande Porte; Bancos; Bens de Capital; Comércio; Construção e Engenharia; Cosméticos, Higiene Pessoal e Limpeza Doméstica; Eletroeletrônica; Energia Elétrica; Farmacêutica e Ciências da Vida; Infraestrutura; Materiais de Construção e de Acabamento; Mineração, Metalurgia e Siderurgia; Petróleo, Gás e Petroquímica; Química e Papel e Celulose; Seguros e Planos de Saúde; Serviços; Serviços Financeiros; Serviços Médicos; Tecnologia da Informação; Telecomunicações; e Transporte e Logística.

Pelo segundo ano, a publicação traz um prêmio adicional, criado para reconhecer as lideranças que comandam os projetos e inspiram outros profissionais. Para isso, foi criada uma metodologia diferente para a escolha da "Liderança Inovadora" que vai reunir as competências exigidas para liderar o ecossistema de inovação de uma empresa e figurar entre as mais admiradas pelos seus pares por sua visão estratégica.

Prêmio Valor Inovação Brasil 2021
Data: 27 de outubro (quarta-feira)
Horário: A partir das 18h30
Local: Transmitido ao vivo pelo site premioinovacaobrasil2021.com.br e pelo YouTube do Valor Econômico