Enel Distribuição São Paulo Transforma a Vila Olímpia no Primeiro Bairro Digital de São Paulo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  TAÍS BARROS
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

· Iniciativa faz parte do projeto Urban Futurability, que conta com investimento de R$ 125 milhões, financiados com recursos do Programa de P&D da Aneel

· Comemorando dois anos de projeto, são mais de 40 iniciativas tecnológicas e inovadoras na região para beneficiar 300 mil clientes

· Concessionária digitalizou 150 km da rede elétrica da região, permitindo ampliar as ações preventivas

A Enel Distribuição São Paulo, concessionária que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, celebra dois anos do Urban Futurability, o mais completo projeto de transformação digital liderado por uma empresa de energia elétrica na América do Sul e que está tornando a Vila Olímpia, na zona sul da capital, em um bairro digital e sustentável. Na região, a distribuidora está investindo R$ 125 milhões em mais de 40 iniciativas tecnológicas e inovadoras, financiados com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que beneficiam 300 mil clientes na região.

Entre os destaques está a digitalização de 150 km da rede elétrica da Vila Olímpia. Com uma réplica digital tridimensional da rede, denominada Digital Twin, e instalação de sensores, a Enel está coletando informações sobre as condições do sistema para mapear possíveis falhas antes que ocorram, como a proximidade da vegetação na rede elétrica, qualidade dos equipamentos e da própria fiação.

Ao todo, 40 sensores foram instalados para monitoramento de tensão e corrente elétrica dos transformadores. Outros 100 sensores monitoram a abertura das bases fusíveis permitindo identificar o local em que ocorrerão possíveis falhas no fornecimento de energia. Esses equipamentos realizam um processo de abertura quando identificam uma situação anormal às condições operacionais da rede elétrica que impede que o defeito se alastre pelos circuitos, evitando riscos. O sensoriamento permite identificar esta abertura em tempo real, possibilitando maior agilidade no atendimento aos clientes. No total serão instalados 2.500 sensores na rede.

“Com a implementação destas tecnologias na Vila Olímpia, estamos associando essa inteligência com o nosso plano operativo. Assim, atuaremos cada vez mais de forma assertiva na prevenção de falhas, o que consequentemente melhora a qualidade do nosso serviço e o relacionamento com o cliente”, destaca Gino Celentano, responsável por Infraestrutura e Rede da Enel Brasil.

A distribuidora também está convertendo um trecho da rede elétrica aérea para subterrânea, como parte de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e as concessionárias de serviços públicos para o enterramento de cabos na capital paulista. No total, são 2,4 quilômetros de obras de conversão e 1,2 km de cabos enterrados. Neste trecho, mais de 300 postes foram removidos e 100 árvores plantadas, espécies adequadas para acompanhar o crescimento urbano.

A rede subterrânea também foi digitalizada. No total, são 18 km de rede mapeadas com um equipamento chamado georadar, que identifica infraestruturas existentes e interferências no solo.

Uma outra novidade é a criação da plataforma de modelagem tridimensional (3D Modeling), que reúne diversos protocolos e ferramentas que se conectam entre si. Com isso, é possível termos uma visão 360º das ruas, ou seja, vai além da rede elétrica. "Conseguimos ver, por exemplo, a distância das calçadas, os semáforos, as fachadas dos prédios, entre outras informações. Hoje, já temos dados de média e baixa tensão da rede da Vila Olímpia, além de informações de Iluminação Pública e da rede de Telecom”, explica Celentano.

Eletricista 4.0 – tecnologias e treinamentos

A Enel também está implementando em sua operação o uso de tecnologias inovadoras para auxiliar no dia a dia do trabalho dos eletricistas. Uma das novidades é o recurso da realidade aumentada por meio de assistência remota e de um dispositivo portátil, que transforma o smartphone em um equipamento de termografia.

Com câmera termográfica acoplada a smartphone é possível prever anomalias térmicas, que podem causar interrupções no fornecimento de energia e eliminar riscos de acidente de trabalho. Já a realidade aumentada com assistência remota, permite realizar videochamadas com recursos audiovisuais de interação virtual, otimizando tarefas operacionais de campo e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho. Atualmente, o aplicativo é utilizado por colaboradores em São Paulo (240), Rio de Janeiro (90), Ceará (90) e Goiás (80) em diversas áreas da companhia.

“Esse projeto coloca nossos eletricistas em um novo patamar profissional. Já os nossos clientes também ganham com a melhora na qualidade do serviço. A primeira etapa desta iniciativa já foi concluída e a previsão é de expandirmos essa funcionalidade até o final do ano de 2022 para toda área de concessão no Brasil”, destaca Celentano.

A Enel também está modernizando o treinamento dos eletricistas e eles agora passam por capacitação com realidade virtual simulando situações reais do trabalho. Foram criados três cenários em realidade virtual no bairro da Vila Olímpia para ajudar no desenvolvimento destes profissionais.

Outra novidade é o uso de drone para inspecionar a sua rede de distribuição subterrânea. Esta é a primeira vez que uma concessionária do setor elétrico brasileiro usa esta tecnologia que permite executar atividades com mais agilidade, segurança e precisão por seus eletricistas.

Iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros

Outro projeto inovador é o sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros, uma parceria entre Enel Distribuição São Paulo, Enel X e o Governo do Estado de São Paulo. A segunda fase do projeto, entregue em julho deste ano, adicionou 260 novos pontos de iluminação inteligente no trecho entre a ponte do Jaguaré e a Cidade Jardim, zona sul da capital paulista, totalizando 6,5 quilômetros (km) de extensão.

A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Enel Brasil e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras. A nova entrega se juntou aos 130 pontos de iluminação instalados em um trecho de cerca de 3,5 km na primeira etapa do projeto, concluída no início de maio deste ano. Ao todo, foram instalados cerca de 390 pontos de iluminação LED, ao longo de 10 km de extensão, sendo parte do projeto dotada com a tecnologia de Smart Lighting, que permite o gerenciamento do sistema de forma remota.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.