Brasil,

Valmont testa solução de conectividade rural da Trópico para o controle de pivôs centrais de irrigação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regina Pimenta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Testes em campo permitem o monitoramento dos sistemas de irrigação via celular a longas distâncias e revelam expectativas promissoras para o produtor rural

A tecnologia avança rápido para mudar a realidade do campo. Inteligência artificial e conectividade estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, permitindo ao produtor controlar remotamente as propriedades rurais. O setor da irrigação de precisão faz parte desse movimento, apresentando inovações que estão transformando a agricultura irrigada no Brasil e no mundo.

No sudoeste de Minas Gerais, testes revelam um novo projeto que irá aproximar o produtor brasileiro de uma nova realidade, marcada pela automatização e monitoramento dos sistemas de irrigação via celular conectado a grandes distâncias. A iniciativa é parceria entre a Valmont®, líder mundial do setor de irrigação de precisão, conhecida internacionalmente pela fabricação e distribuição dos pivôs centrais Valley®, e a Trópico, empresa brasileira que é referência no fornecimento de Soluções Integradas de Conectividade e Aplicações (SICA) para o agronegócio.

A Trópico instalou uma das suas soluções de conectividade em uma fazenda que utiliza os pivôs Valley para irrigação. Com a tecnologia, os pivôs são conectados à internet por meio de uma rede celular privada – o objetivo é contornar as lacunas das redes celulares públicas, que não cobrem todo o território nacional e são apontadas como um grande obstáculo enfrentado pelos produtores que procuram modernizar as suas propriedades.

O General Manager da Valmont Brasil, Renato Silva, explica como a conectividade oferecida pelas soluções da Trópico auxilia o produtor no dia a dia da fazenda.

"A Valley desenvolveu o primeiro painel inteligente para pivôs de irrigação do mercado, o ICON, uma tecnologia avançada que permite integrar o pivô a outros recursos, como sensores de umidade, temperatura e vento, com o controle de tudo isso pelo celular", diz, ressaltando que, para que esse controle a distância funcione, a conectividade é a base. "Buscamos na parceria com a Trópico uma solução definitiva e de longo prazo para um problema enfrentado por diversos clientes que têm interesse em investir neste tipo de tecnologias", comenta Renato.

Além dos painéis ICON, a Valmont também está investindo no desenvolvimento de outros projetos que têm a tecnologia como protagonista. Recentemente, a empresa adquiriu a Prospera Technologies, possibilitando a entrada definitiva em uma nova era da agricultura de precisão, com a introdução da inteligência artificial. "A nova tecnologia de agronomia avançada integra câmeras ao pivô, para a obtenção de imagens em alta resolução. As imagens são transmitidas e analisadas por meio de visão computacional, monitorando o estado da lavoura. Esse grande volume de dados – armazenado na nuvem – precisa ser transmitido e com alta velocidade. É aí que entra a conectividade superior da Trópico", resume o General Manager.

Nos testes realizados em Minas Gerais, a rede celular privada operou na frequência de 250 MHz, capaz de alcançar longas distâncias com velocidades de banda larga para a comunicação entre pessoas e máquinas – incluindo os pivôs de irrigação Valley. O presidente da Trópico, Paulo Cabestré, explica que a tecnologia permite a cobertura de toda a fazenda com uma única torre, viabilizando a implantação de uma rede totalmente dedicada ao produtor rural.

"As soluções da Valley e da Trópico se complementam. Estamos muito empolgados com a parceria, pois entendemos que, juntos, podemos trazer ainda mais produtividade e sustentabilidade à agricultura brasileira. Os dados em tempo real na mão do produtor transformam a agricultura de precisão em agricultura de decisão", afirma. “E a Trópico está empenhada em contribuir para erradicar o deserto digital brasileiro, levando sua Solução Integrada de Conectividade e Aplicações para as áreas rurais mais remotas do país”, acrescenta Cabestré.

Sobre a Valley® Irrigação. Valley® Irrigação, uma empresa Valmont líder no avanço da produtividade agrícola, desde o primeiro pivô central em 1954 à agricultura de precisão atual.

Décadas de liderança e inovação tecnológica tem ajudado para aumentar a produção de alimentos e conservação dos recursos naturais ao redor do mundo.

Valmont é líder global em criação de infraestruturas vitais e no avanço da produtividade agrícola para melhorar a vida. Saiba mais sobre a Valley® Irrigação em valleyirriation.com.br e sobre a Valmont em valmont.com.

Sobre a Trópico. Sediada em Campinas (SP), a Trópico desenvolve produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio de Soluções Integradas de Conectividade e Aplicações (SICA), compostas pelos Serviços Especializados, Redes de Comunicação e Aplicações para as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, Agronegócio, Mineração, Logística Ferroviária e Utilities.

A empresa desempenha um papel importante nos mercados de agronegócio e ferroviário, levando conectividade de banda larga 4G/5G para voz, vídeo e IoT às áreas rurais e remotas por meio da implantação de redes privadas e da oferta de infraestrutura como serviço (IaaS).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar