Brasil,

Capitão Mimo: um livro bom pra cachorro!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Kugelmeier
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Narrativa mescla referências dos anos 1980, amizade, brincadeiras de rua e as marcas deixadas pelos animais ao entrarem e saírem da vida das pessoas

Uma história para leitores a partir de oito anos e também para cada criança dentro de um adulto que viveu a infância na década de 1980: Capitão Mimo é o lançamento do escritor e tradutor Alexandre Boide, publicado pela VR Editora. O finalista do Prêmio Barco à Vapor 2018 juntou referências da época – gibis, videogames, a vida livre pelas ruas – com temas universais, como amizade, os desafios do crescimento e as marcas que os animais deixam ao entrarem e saírem da vida das pessoas.

Nico e seus amigos têm dez anos e estão às portas de uma nova etapa da vida, a pré-adolescência. A relação entre os garotos começa a desmoronar quando, nas longas férias de verão, o ferro-velho do bairro, aquele local mágico e secreto onde a galera se reúne para viver várias aventuras, corre o risco de ser descoberto. É aí que ressurge Mimo, ou Capitão Mimo, cachorro do protagonista, para salvar o dia.

É no meio deste turbilhão de acontecimentos que o personagem lida com a percepção de que tudo pode se desfazer em um instante, afinal, crescer é passar pelo luto de abandonar uma experiência e iniciar outra. Conhecimento das emoções, o poder das amizades, noções de ganhos e as perdas são inseridas na vida de Nico e do pequeno leitor que acompanha a história.

Uma das lições que quase ninguém se preocupa em ensinar é como abrir mão das coisas. A perda costuma ser associada a um trauma. A decadência é vista como consequência do abandono, mesmo quando o abandono é justamente causado pela decadência. Mas também seja difícil ensinar que às vezes é melhor deixar tudo pra trás e partir pra outra. É o tipo de coisa que se aprende melhor sozinha, quando sente essa necessidade por si mesma, um tipo de aprendizado que vem de dentro.
(Capitão Mimo, p. 63)

Em uma narrativa que ecoa as clássicas histórias protagonizadas por crianças diante dos desafios do crescimento, Alexandre Boide transporta os leitores para um tempo e lugar específicos, sem deixar de ser universal e atemporal. Uma verdadeira celebração da amizade, nos bons e nos maus momentos.

FICHA TÉCNICA
Título: Capitão Mimo
Autor: Alexandre Boide
Ilustrador: Tiago Lacerda
Editora: VR Editora
ISBN: 978-65-86070-56-9
Páginas: 92páginas
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$47,41
Link de venda: https://vreditoraloja.com.br/produto/infantojuvenil/capitao-mimo/

Sobre o autor: Alexandre Boide nasceu em São Paulo em 1979. Cresceu em uma época em que as calçadas e ruas paulistanas ainda eram lugar de brincadeiras, mas sem nunca deixar de lado o gosto pelos videogames, livros e gibis. Tanto que, não muito depois de entrar na faculdade de Letras, foi trabalhar em uma editora que publicava não só livros, mas também histórias em quadrinhos e revistas sobre games. Duas décadas mais tarde, continua cercado de papéis, desenhos e eletrônicos, traduzindo livros e HQs para adultos e crianças, como a série Diário de um Banana (VR Editora) e tirinhas de personagens icônicos como Snoopy e Garfield. Vive em São Carlos (SP), com sua família e um casal de gatinhos vira-latas adotados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar