Brasil,

Dia do macarrão: alimento está presente em 99,3% das casas brasileiras

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Foto ilustrativa de macarrão penne ao creme de nata - Divulgação Foto ilustrativa de macarrão penne ao creme de nata - Divulgação

Confira receita do Baru Restaurante, localizado às margens do Lago Corumbá IV que oferece experiência culinária única e ambiente de contemplação à natureza

Seja com macarrão penne, canelone, talharim, bavette, fettucine, rigatoni ou com o mais conhecido espaguete. Quem nunca comeu uma simples receita ao alho e óleo, ou com o famoso molho bolonhesa por exemplo? Uma pluralidade de pratos para todos os gostos e bolsos. Não é à toa que, se tratando de Brasil, o país está na terceira posição de maior produtor mundial de macarrão, de acordo com estudo feito em 2019 pela Organização Mundial de Pasta (IPO). Os números mostram também que o alimento está presente em 99,3% dos lares brasileiros.

Com a alta dos alimentos, o macarrão tem feito cada vez mais parte do cardápio dos brasileiros. Um dado de alerta é o consumo de macarrões instantâneos, que devido ao seu baixo custo e praticidade, alavancou a indústria de massas alimentícias no ano de 2020, com um faturamento de mais de R$ 3 bilhões para o segmento. É o que apontam os dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).

Apesar disso, segundo a Abimapi, as massas secas, vendidas em supermercados, foram as mais consumidas em 2020, com 959 mil toneladas, o que equivale a R$ 4,9 bilhões. E esse alimento, enraizado pelos quatro cantos do mundo, tem conquistado o coração de diversas culturas e restaurantes têm investido cada vez mais em pratos diferenciados dessa massa para proporcionar aos seus clientes uma experiência única. Um deles é o Baru, restaurante panorâmico do Escarpas Eco Parque, condomínio ecológico às margens do Lago Corumbá IV, que tem uma receita especial de macarrão com creme de nata em seu cardápio.

O lugar aposta em uma cozinha regional com toque de sofisticação e modernidade, passando pela sustentabilidade. Uma horta própria garante ao preparo, ingredientes livres de qualquer tipo de agrotóxicos.

Inaugurado no final do mês de agosto, juntamente com a entrega da primeira fase do condomínio, o restaurante panorâmico tem como destaque a vista privilegiada do lago Corumbá IV e foi criado para atender os condôminos e seus convidados, porém até a entrega total das obras do condomínio, prevista para 2023, ele estará aberto para o público interessado em conhecer o empreendimento.

RECEITA

Parpadelle com creme de nata, crisps de carne seca e farofinha de baru

INGREDIENTES:
* 180 gr. De massa grano duro tipo Parpadelle
* 150 gr. De carde de sol dessalgada e desfiada
* 50 gr. De cebola roxa
* 10 ml de manteiga de garrafa
* 150 gr. De nata
* ½ limão china
* 50 gr. De baru triturado e tostado
* 100 gr. De queijo minas curado e ralado
* sal e pimenta dedo de moça picada a gosto
* Salsinha

INGREDIENTES PARA GEMA CURADA
- 100 gr. De açúcar
- 100 gr. De sal
- 01 gema caipira

MODO DE PREPARO:

- Para curar a gema: Misturar o açúcar com o sal – colocar em um recipiente fechado, acrescentar a gema e deixa-la imersa, por 30 min. – duração 03 dias.

- Cozinhar a massa conforme fabricante, reservar a água do cozimento.

- Em uma frigideira refogar a cebola na manteiga de garrafa, acrescentar a carne seca o baru já tostado e as natas, umedecer com água do cozimento, deixar ferver – até ficar cremoso.

- Acrescentar a massa, suco de ½ limão, pimenta dedo de moça picada sem semente. Acertar o sal.

- Empratar, salpicar com queijo curado ralado, salsinha picada e finalizar com a gema curada.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar