Brasil,

Portas e janelas e os cuidados com as crianças

Portas e janelas e os cuidados com as crianças

Optar por esquadrias fabricadas em conformidade com as regulamentações vigentes evita acidentes com portas e janelas

O mês é da criança, mas, além de comemorar, o período é propício para chamar a atenção de pais e cuidadores para a segurança dos pequenos. Embora não haja dados oficiais atuais, todos os anos são registrados graves acidentes causados por portas e janelas, envolvendo crianças. Alguns casos resultam em sequelas permanentes ou mortes, que poderiam ser evitadas se todos os produtos disponíveis no mercado tivessem a qualidade e a segurança exigidas.

Uma campanha de conscientização lançada pela Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (ABRAEsP) em 2019 alertava que nos últimos anos já haviam sido registrados mais de 300 acidentes graves, incluindo 10 mortes.

Produtos fora de parâmetros, assim como a má instalação das esquadrias, podem apresentar diversos problemas, como:

· entrada de água e ar indesejados, mesmo com a esquadria fechada, o que pode causar desconforto, umidade excessiva e problemas respiratórios;

· baixa resistência a ventos, o que pode fazer as folhas se desprenderem do guia da janela ou provocar quebras de vidros, situações que expõem os usuários a risco grave de acidentes, além de causarem dano patrimonial.

· janelas tipo Maxim-ar sem limitador de abertura, que permitem a abertura de grandes vãos e a passagem de uma criança;

· Portas com vidro comum em toda sua extensão: A aplicação do vidro de segurança abaixo de 1,10, além de obrigatório, garante maior segurança ao usuário em caso de acidentes com choque no vidro

A fabricação de esquadrias deve atender aos critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio das normas NBR 10821 (avaliação de desempenho e classificação de esquadrias para edificações) e NBR 15575 (sobre o desempenho das edificações habitacionais), regulamentos do Inmetro e Código de Defesa do Consumidor.

Cuidados regulares

Sujeitas a intempéries e ao desgaste mecânico, as estruturas das esquadrias, vidros, fixadores, componentes plásticos ou emborrachados tendem a se deteriorar com o tempo e precisam de ajustes, lubrificação ou trocas periódicas, que garantam o desempenho adequado dos produtos e a segurança para os usuários.

As manutenções preventivas ou consertos devem ser feitos conforme a orientação do fabricante certificado e por pessoas habilitadas, com peças de reposição também certificadas. Na limpeza, devem ser utilizados produtos adequados para esta finalidade e que não causem travamento e ressecamento dos componentes. A linha de limpadores Saz Clean, da Sasazaki, foi desenvolvida especialmente para limpar e proteger as esquadrias, tanto as partes metálicas, como os vidros de portas e janelas.

Atenção aos vidros

Outro componente que merece atenção são os vidros. As crianças tendem a se apoiar nas janelas e vidros, daí a importância de checar se não estão frouxos, trincados ou lascados. As características dos vidros estão especificadas em norma - ABNT NBR 7199 – Vidros na construção civil -, que indica a espessura e o tipo mais indicado para cada aplicação.

Em caso de substituição dos vidros, é preciso observar qual a melhor opção: os vidros comuns; temperados, que não formam cacos pontiagudos quando quebrados, ou dos laminados, cujos estilhaços ficam presos a uma película interna, além do fixador mais indicado (massa de vidraceiro ou silicone).

Cuidados complementares

Todo o cuidado é pouco com as crianças, curiosas por natureza. A organização não governamental “Criança Segura” destaca que as quedas são, hoje, a principal causa de internação por acidentes de crianças e adolescentes de até 14 anos e somaram, em 2019, 52.613 casos.

Para a segurança física e patrimonial, diversos modelos de portas e janelas da Sasazaki possuem grades que, por respeitarem as normas de esquadrias vigentes, evitam acidentes.

Ainda assim, a instalação de redes de proteção nessas áreas contribui para aumentar a proteção às crianças, especialmente em apartamentos. É importante, ainda, não deixar móveis próximo às janelas e sacadas para que as crianças não subam e acessem os vãos ou debrucem com facilidade em parapeitos.

Perfil Sasazaki

Completando 78 anos em 2021, a Sasazaki é considerada a empresa brasileira de portas e janelas, de aço e alumínio, mais inovadora no segmento. Foi a primeira empresa do setor de esquadrias metálicas a obter a certificação NBR ISO 9001, pelo seu Sistema de Gestão da Qualidade. Também foi a primeira indústria a atender ao Programa de Certificação de Esquadrias para Edificações, uma garantia de que o Sistema de Gestão da Qualidade e os produtos da marca atendem às normas vigentes e foram avaliados e certificados por uma empresa certificadora acreditada pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. A Sasazaki possui um parque industrial com tecnologia própria, instalado em 72 mil m2 de área construída, localizado em Marília (SP). Empresa sólida, 100% nacional, realiza investimentos para desenvolver esquadrias adequadas às necessidades de mercado. São soluções que asseguram segurança, conforto e design. Atenta às mudanças e tendências da construção civil, cada uma das oito linhas de produtos da empresa atende a um público específico: as linhas de aço Belfort e Silenfort trazem portas e janelas que permitem a personalização de pintura e vidro; já nas versões prontas para instalação, com pintura de acabamento e vidros, a empresa dispõe da linha de aço Prátika e Kompacta e das linhas de alumínio Aluminium, Alumifort, Alumifit e AlumiSlim. Com este portfólio, a Sasazaki apresenta soluções para valorizar todos os tipos de imóveis e proporcionar bem-estar e conforto aos usuários de seus produtos. A Sasazaki também atende às construtoras, de forma completa e personalizada. Uma área da indústria é dedicada à produção de esquadrias sob medida e, para atender às exigências deste mercado, a companhia mantém uma estrutura comercial especializada, com equipe treinada para montagem e instalação de seus produtos nas diversas regiões do Brasil. A liderança nacional da marca no segmento, a preferência e o reconhecimento técnico do nível de excelência dos seus processos industriais são confirmados por arquitetos, engenheiros, construtores, lojistas e consumidores em todas as pesquisas realizadas pelo setor de construção civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo