Brasil,

BNDES remodela negócios da infraestrutura nacional, com projetos mais robustos e interlocução com stakeholders e investidores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mecânica Comunicação Estratégica
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A partir das 16h00, a Paving Hybrid receberá o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no Expo Center Norte, para tratar das perspectivas para o setor

Como ajudar o país a ter projetos mais consistentes para formação de um pipeline, objetivando trazer investidores e como abrir ainda mais o mercado de infraestrutura, com uma quantidade de operadores e provedores de serviços de alta qualidade? Essas duas perguntas basearam uma transformação na atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no setor de infraestrutura.

De acordo com Fábio Abrahão, diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, essas duas questões foram fundamentais para a estruturação do Banco de Serviços e a masterização desse trabalho está na identificação e na estruturação de oportunidades de investimentos, por meio de projetos. “Hoje, somos o maior estruturador de projetos de infraestrutura global. Um ponto importante é que, enquanto o banco avança nessa área, contribui para a federação, os estados e os municípios identifiquem e montem oportunidades para serem apresentadas ao mercado”, disse Abrahão, durante a Paving Hybrid, que termina nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, no Expo Center Norte.

A estruturação dos projetos é materializada pelos editais de licitação, mas existem duas etapas fundamentais e consideradas “invisíveis”, que são a gestão de stakeholders – conversas com os diversos entes – e a ativação do mercado de investidor.

Segundo Abrahão, estão sendo administrados 170 projetos simultâneos de concessões de Parcerias Público-Privadas (PPP), com Capex futuro e outorgas no valor de R$ 300 bilhões, um montante conservador porque não são consideradas as outorgas futuras. A seu ver, o sucesso desse novo modelo está na estruturação dos projetos mais robustos e exigentes, que passam pelo crivo do investidor e possibilitam diminuir a dependência do estado brasileiro para viabilizar a infraestrutura nacional.

“Esse novo modelo que estamos implantando está muito próximo da contratação no setor privado. Mudar a forma de contratação de serviços, com a participação simultânea de órgãos de controle é uma quebra de paradigma sem precedentes no nível público”, ressaltou Abrahão.

Outro ponto trabalhado pelo BNDES é a sustentabilidade, com a estruturação de projetos para ativos ambientais, cuja carteira conta com unidades de conservação e florestas. Além disso, Abrahão contou que o banco também está avançando em infraestrutura social, que terá impacto no próximo ano na educação e em outras áreas.

Ainda na questão ambiental, uma estratégica pensada pelo Banco é fazer um portfólio casado de infraestrutura com um ativo ambiental, atraindo ainda mais investimentos para fomentar a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que alavanca a modernização dos modais.

Ainda na programação da manhã da Paving Hybrid, a Marvitec apresentou seus produtos e seus equipamentos ao vivo durante a Live Arena, como os atenuadores de impacto, terminais absorvedores de energia, barreiras e defensas.

Já a Pavecryl promoveu o painel Tecnologia efetiva para estabilização de solos, com a participação de Dan Arruda, Regional Commercial Director for LAA Dow Construction Chemicals; Wellington Martins, Technical Director of ViaEncosta Engenharia; e Eduardo Cruz, Associate TS&D Scientist for LAA Dow Construction Chemicals, como moderação da Adalgisa Pires.

Na parte da tarde, a Paving Hybrid receberá às 16h00, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e terá como destaques: André Kuhn, diretor-presidente da Valec, que falará sobre os desafios da nova Lei de Licitações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar